Sessão especial presta homenagem aos 25 anos da Abrajet

O trabalho da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) e a passagem dos 25 anos de fundação da entidade foram comemorados, na noite de ontem (29), em uma sessão especial, por proposição da Mesa da Assembleia Legislativa. Na ocasião, 12 personalidades ligadas à área foram homenageadas com a entrega de uma placa comemorativa, pelo presidente da Casa, deputado Jorginho Mello (PSDB), num reconhecimento do Parlamento catarinense aos profissionais que fortalecem e incentivam o turismo em Santa Catarina.
Em
nome dos homenageados, o presidente nacional da Abrajet, Carlos Magnavitta, destacou a importância de se lembrar de pessoas como Mauro Pires, já falecido, primeiro presidente da entidade, fundada em 1983. Pires, comentou o homenageado, desenvolveu um trabalho que se sobressaiu, realizado através de ações em prol do turismo que trouxeram credibilidade nacional.
Magnavitta disse ainda que, por “estar na Casa do Povo”, era um momento passível de reflexão sobre o papel da imprensa especializada, bem como a missão que a entidade presidida por ele se propõe. Por fim, destacou Santa Catarina como um case de sucesso no turismo. “Porque aqui existe vontade política”, resumiu.
Na mesma linha, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, comentou o grande apoio que tem recebido dos veículos de comunicação que divulgam o turismo em Santa Cararina, enfatizando que a Abrajet tem se mostrado uma grande parceira, assim como o trade turístico. Knaesel lembrou que duas das maiores iniciativas governamentais nesta área foram criadas por intermédio de leis aprovadas pela Assembleia Legislativa: o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e o Funturismo.
O atual presidente da Abrajet no estado, Valmir Grein, recordou a trajetória da entidade, que surgiu no Rio de Janeiro, tendo comemorado seu cinquentenário no ano passado e, posteriormente, a criação das seccionais em cada estado. Também fez referência de saudosismo a Mauro Pires e fez uma reflexão sobre o papel do jornalista de turismo. “Às vezes é preciso ser duro e mostrar os defeitos, advertir sobre a necessidade de melhorar a infraestrutura, a segurança e a preservação ambiental. Não é somente mostrar coisas boas de um lugar.”
Grein citou como exemplo o fato de na época das enchentes em novembro de 2008 membros da Abrajet estavam reunidos em Brasília no encontro nacional. Representantes de Santa Catarina esclareceram que os estragos foram pontuais, em determinadas regiões do estado, e que as praias estavam preparadas para receber os turistas, condição que permitiu que a temporada de verão e a economia não sofressem impacto tão negativo por uma informação mal colocada.
Também esteve presente à sessão especial o deputado federal Edinho Bez (PMDB-SC), membro da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. O parlamentar foi firme ao defender a importância em bem receber o turista pelo impacto que esta atividade tem na economia, agregando valores em diversos setores. “E é através da imprensa que se leva a outros lugares o potencial turístico do nosso estado. Por isso, é merecido o prestígio dado aos veículos de comunicação que divulgam o turismo”. (Scheila Dziedzic/Divulgação Alesc)

Homenageados
• Governador Luiz Henrique da Silveira, representado pelo secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel;
• Vice-governador Leonel Arcângelo Pavan, representado pelo presidente da Santur, Valdir Walendowsky;
• Presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, João Luiz dos Santos Moreira;
• Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel;
• Presidente da Santur, Valdir Walendowsky;
• Presidente nacional da Abrajet, Cláudio Magnavita;
• Presidente estadual da Abrajet, Valmir Grein;
• Presidente do Conselho Deliberativo Abrajet/SC, Moacir Benvenutti;
• Ex-presidentes da Abrajet-SC Zeni do Amaral Rates, Alberto Gonçalves de Souza e Manoel Timóteo de Oliveira;
• Primeiro presidente da Abrajet, Mauro Pires (in memoriam), representado por seu filho Guilherme Pires.
Fonte (Scheila Dziedzic/Divulgação Alesc)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC