Um pedacinho de terra perdido no mar.




Florianópolis, Capital de Santa Catarina, conhecida como a terra da magia. Magia que está nos quatro cantos da ilha com suas praias, cultura, gastronomia, suas lendas e seus folclores, sem esquecer aqui de sua religiosidade e de sua história.
Tem como cartão postal a Ponte Hercílio Luz. A formosa Lagoa da Conceição, seu casario, museus, a Praça 15 de novembro, onde no núcleo central da praça esta a majestosa figueira centenária. Cidade cosmopolita com seus aproximadamente 400 mil habitantes. Com um palavreado próprio o maneseis. Porque que mais que nativo é manezinho da ilha. Pescadores, mulheres rendeiras, boi de mamão, festa do divino que é assistido pela a população e por visitantes que aqui chegam. Falar da diversidade é falar das lagoas, mangues e dunas que cercam e embelezam as mais de 40 praias. Das praias temos calmas que vão apontar para as mais fortes, onde nas ondas grandes os surfistas se deleitam. Nos mirantes e nos sobe e desce dos morros se contempla um visual sem igual. Do Martín pescador para o Curió e na mata atlântica o verde e amarelo simbolizando o Garapuvú, aquela árvore que se faz um barco de um pau só. E o aroma! Ele vem do mar, da pesca e dos acolhedores restaurantes que aqui nos servem, com suas iguarias, como a seqüência de camarão e um peixinho esperto e escalado. Pesculpe! Esqueci das Ostras, dizem que são afrodisíacas hum! E os mariscos? Temos também a beleza do nosso artesanato, a renda de bilro, a palha da bananeira, e miniaturas que simbolizam nosso casario.
Mas o mais rico de tudo está no povo que vive aqui e que carrega em sua cultura traços e raízes de descendência açoriana.
Esta canção em forma de poema é uma homenagem para a Ilha de Santa Catarina. Do poeta nativo Zininho
Composição: Cláudio Alvim Barbosa ( Zininho )
"Um pedacinho de terra,
perdido no mar!...
Num pedacinho de terra,
beleza sem par...
Jamais a natureza
reuniu tanta beleza
jamais algum poeta
teve tanto pra cantar!
Num pedacinho de terra
belezas sem par!
Ilha da moça faceira,
da velha rendeira tradicional
Ilha da velha figueira
onde em tarde fagueira
vou ler meu jornal.
Tua lagoa formosa
ternura de rosa
poema ao luar,
cristal onde a lua vaidosa
sestrosa, dengosa
vem se espelhar..."
Venha conhecer Florianópolis em Santa Catarina. Este estado tem tudo aquilo que você sonha encontrar.

Mariza- Guia de Turismo e Jornalista especializada
jmarizacarvalho@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC