FERIAS E CONCIÊNCIA AMBIENTAL



Nessa época do ano cresce o numero de pessoas que viajam por todo o nosso país em busca de lazer e sossego. As merecidas férias! A quebra total da rotina de casa e do trabalho! Filhos na escola, enfim, o estresse dos compromissos de dia a dia gerado na sociedade contemporânea das pequenas e grandes cidades.
Então chegam as férias, porque não levar juntamente conosco a mesma conduta que temos em relação a nossa casa a de preservar e cuidar o nosso meio ambiente limpo e organizado?
Em algumas cidades que estão acostumados a receber o turista todos os anos vêem que ainda não despertaram para a necessidade de reeducar e conscientizar aqueles que vivem do turismo e também dos que aqui chegam para visitar. Algumas cidades não contam ainda com serviços básicos e fundamentais. Estes lugares precisam reavaliar o impacto e o suporte da demanda turística que vem se deleitar em nossos paraísos nos mais dos 8 mil km de praias Brasileiras. O turismo é um fenômeno que tanto constrói mais que também degrada muito. Se não tivermos a devida consciência e a responsabilidade de que é necessário controlar nossas ações reciclando o lixo, cuidando o consumo excessivo de água e que através dos meios de divulgação temos as ferramentas necessárias para que chegue a informação que irá formar esta consciência do reeducar, então não sei onde mais iremos veranear. O próprio turista reclama que não há lixeiras espalhadas nas praias, não há banheiros e duchas para os veranistas. Imaginem aonde vai parar tudo isso quando dá aquelas enxurradas? O que falta? O turista irá usar o mar como banheiro, deixará o lixo na praia, não se importará, pois não temos o exemplo e a fiscalização para aplicar. E nós enquanto comunidade, onde ficaremos? Fazemos parte desse canário turístico maravilhoso, mas precisamos evoluir para mudar, basta aplicar as leis que regulamentam e fiscalizam efetivamente o nosso, o meu e o seu meio ambiente..
Queremos que nosso litoral seja referencia e exemplo para todo o País! Podemos mudar, tomemos uma atitude. Já com o descaso estamos observando que a natureza vem mudando e fatalmente mostrando que se rebela contra o descaso.
Temos que enquanto sociedade fazer a nossa parte, preservar para poder regressar novamente. Proporcionar qualidade de vida para todos com comprometimento e responsabilidade do hoje para o amanhã.

ALGUMAS DICAS:

Horário para curtir o sol evitando insolação e queimaduras
07:00 ás 10:00 e após as 16:00 .

A praia não tem lixeira, então carregue consigo o lixo e o deposite na próxima lixeira que encontrar ou leve-a de volta para onde estiver hospedado. Lá evidentemente terá onde jogar os resíduos.

-Não deixe latas de cerveja e refrigerantes
-Não deixe bitucas de cigarros
-Não deixe Fraldas descartáveis
-Garrafas levem-as de volta depois das confraternizações de final de ano.
-Velas para sua oferenda, imaginem DEPOIS O QUE FICA PARA O MAR?
-Sacos plásticos como sacolas, plásticos duros como isqueiros e tampas de garrafas (pois alguns animais marinhos como aves, tartarugas e botos podem morrer por afogamento.)
-lixo mesmo que seja orgânico tem seu lugar para ficar.
-Não leve seu cachorro a praia, pois defecam e urinam na areia contaminando aonde você e seus filhos irão sentar.

A praia não tem banheiro? Volte a casa, pousada, hotel. Procure um restaurante em caso de uma emergência. No retorno, hora do almoço poderá novamente usar o banheiro de onde estiver hospedado.
-A praia não tem ducha, leve uma garrafa de água da torneira para retirar o excesso de sal. Existem garrafas de cinco litros. Leve a garrafa de volta, não a deixe na praia.

-Tomem muita água, estar hidratado lhe dará saúde para atravessar o forte calor.

-Cuide de suas crianças, usem protetor solar, não fique exposto em horário de meio dia.

-Não jogue bola quando a praia está lotada. O frescobol também incomoda quem quer descansar. Procure informar-se dos horários que é permitido jogarem na praia.

-Se sacudir a toalhas e ou a esteira de praia, faça longe das pessoas, com movimentos delicados e para baixo assim evitará entrar areia nos olhos dos outros.

-Filhos bem educados e que usam das palavras mágicas de educação colorem o nosso verão. Alegram os ouvidos de qualquer pessoa.

-Cuidem de suas crianças, observem - as no mar, ha um registro grande de afogamentos todos os dias. Procure estar junto aos postos de salvas-vidas. Exagerem no cuidado com protetor solar.

-Se levantar vento muito forte, feche seu guarda sol, você estará evitando que ele voe e machuque alguém na praia.

-Comer frutas no sol causa manchas na pele. Principalmente as frutas cítricas.

-Nos parques aquáticos também devemos tomar os mesmos cuidados. Serve também para os campings.

-Alimentem-se com comidas saudáveis, frutos do mar, peixes, verduras e saladas. Mas principalmente alimente se de boas ações de cordialidade, tolerância. Esteja de bem com a vida desfrutando suas férias juntamente com sua família.

Fale com os nativos, aproxime-se, valorize a comunidade, sua cultura, suas tradições, interajam em seu meio. É vivenciando o dia a dia da comunidade que você perceberá a riqueza espelhada em muitas formas de relação e da troca desses costumes. Valorize e cuide do lugar que você escolheu para tirar suas férias! Com base na responsabilidade sustentável, social, cultural e ambiental é que estaremos dando vida longa ao nosso patrimônio.

Espero que as dicas nos ajudem a refletir e a cuidar um pouco mais de nossa casa, nossa terra, nossa gente.

Agradeço aqui as dicas também de minha filha Sande Carvalho, estudante do quarto semestre de Gestão ambiental da UNISUL.

Um abraço a todos e um bom veraneio.
Mariza Carvalho- jornalista especializada –Registro Mtb/SC- 3547


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC