O Internacional Festival de Filmes de Turismo o Tour Film Brazil premiou 45 filmes.

Foi realizada na noite de sábado do dia 8 de Maio de 2010, a cerimônia de premiação do Tour Film Brazil- Festival de filmes de turismo, na Assembléia Legislativa, em Florianópolis - SC.

O evento em sua primeira edição recebeu 280 inscrições, sendo que 72 delas são de procedência da Europa, América Latina e Estados Unidos. Os Países como Índia, Kênia, Jordânia, Moçambique, Tanzânia, Camboja, Birmânia e Uganda também teve sua participação no evento onde mostraram imagens turísticas lindíssimas do mundo.
Os vencedores foram anunciados e premiados com estatuetas - Araras de Ouro, Prata e Bronze, tudo organizado em uma cerimônia clássica. O grande vencedor e ganhador do premio Grand Prix Brasil recebeu a Arara Vermelha, estando assim, automaticamente classificado para concorrer, no Grand Prix do Ciffit, em Viena, na Áustria em novembro de 2010. Este então concorrerá ao premio de melhor filme de turismo do mundo.
O diretor do Tour Film Brasil – Jorge Antonio Oro, diz que a premiação, além de reconhecer o talento desses diretores e suas qualidades de filmes, faz do evento uma oportunidade de divulgação de conteúdos turísticos no âmbito internacional.
As categorias de destinos turísticos foram 125 filmes inscritos
Um júri internacional foi presidido pelo cineasta Frances Georges Pessis e formado por profissionais de renome de países como Áustria, Alemanha, Portugal, Uruguai e Suíça.
Concorreram categorias de filmes de destinos turísticos (125 filmes inscritos), pessoas e culturas (45 filmes) turismo de aventura (22) natureza e ecologia (19). A categoria animação 3/D teve sete filmes inscritos o que indica que a produção audiovisual segmentada para o turismo está ganhando espaço com o uso da tecnologia aplicada a produções cinematográficas.
Segundo Jorge Antonio Oro - O Brasil, além da promoção turística internacional, o festival representa uma oportunidade de intercambio na área de publicidade e propaganda e também de produção audiovisual.


Na categoria destinos turísticos: A arara de ouro foi para o filme Santiago é Grande (Espanha), que apresenta tudo o que a cidade de Santiago tem para oferecer aos visitantes.

Na categoria natureza e ecologia: A arara de ouro foi para o filme Aqüífero Guarani (Brasil), que abordou o principal manancial de água doce da America do Sul. A arara de prata foi para o filme Lust For Live (Holanda) e a arara de bronze foi para o filme Rio Uruguai das Nuvens ás Corredeiras (Brasil) que apresenta um levantamento da bacia do rio Uruguai, que retrata desde as nascentes entre as nuvens das Serra Geral até as corredeiras no extremo oeste catarinense.

Na categoria hoteleira: A arara de ouro foi para o filme 5000 nos de turismo (Brasil).

Na categoria gastronômica: A arara de ouro foi para o filme da ABRASEL Companhia e Sabor (Brasil).

Na categoria pessoas, culturas e tradições: A arara de ouro foi para o filme STURIS (Brasil) Um filme que mostra belas cenas da cidade de São Paulo. A arara de prata foi para o filme Chileno MAULLIN, EL VALLE DE LLUVAS COPIOSAS (Chile) Que conta a historia social e ambiental do Rio Maullin e suas margens. A arara de bronze ficou então com o filme Fio da história (Brasil) é um curta – documentário que resgata a historia das primeiras indústrias têxteis de estado de Santa Catarina e mostra a importância do papel da mulher para este setor.

Na categoria turismo religioso: A arara de ouro foi para o filme MY CROSS (Portugal), que tem como pano de fundo a Festa das Cruzes, realizada todos os anos em Barcelos, em Portugal, mas tem como objetivo promover o turismo religioso. A arara de prata foi para o filme Semana Santa em Ouro Preto (Brasil)

Na categoria parques temáticos: A arara de ouro foi para o filme Presente y Futuro Del Parque Nacional Del Chicamocha (Colômbia) e arara de prata para UNIPRAIAS (Brasil) e arara de bronze para Férias inesquecível (Brasil)

Na categoria Transportes para turismo: A arara de ouro foi para o filme Galápagos Odyssey Yacht (Equador) que apresenta os catamarans como melhor opção para visitar as Ilhas de Galápagos. E a arara de prata ficou com o filme Taxi Driver (Polônia)

Na categoria filme Animação3/D a arara de ouro ficou com o filme Minhocando pelo mundo (Brasil), produzido em Florianópolis.

Na categoria filmes sobro o Brasil: A arara de ouro foi para o filme O Encontro/O mergulho (Brasil) que apresenta Santa Catarina e sua historia com imagens incríveis da geografia do estado, relacionadas ao Costão do Santinho Resort. A arara de prata fica para o filme Campanha Prepare-se para vir ao Brasil (Brasil) e a arara de bronze ficou para o filme da Setur-Abav (Brasil).

Na categoria especial filmes sobre santa Catarina: A arara de ouro foi para o filme Serra Catarinense, um paraíso nas quatro estações do ano (Brasil, que mostra que a serra catarinense é um destino turístico que pode ser vivenciado nas quatro estações do ano.

A arara de prata esta com o filme Abraço (Brasil) que mostra diferentes segmentos econômicos do estado pedindo a vinda dos turistas há ao mesmo tempo com o gesto de abraço, agradecendo a solidariedade brasileira. A arara de bronze foi para o filme (WTTC) Brasil)

Na categoria turismo e aventura: A arara de ouro ficou com o filme Rio de Janeiro- Eventos de Sucesso (Brasil) Apresentam os pontos turísticos e infra-instrutora da cidade. A arara de prata foi para o filme Poland- New Dimensions of Business (Polônia) e a arara de bronze Jujuy congresos y Eventos (Argentina)


O grande vencedor que irá concorrer ao Grand Prix em Viena, na Áustria e ganhador da arara vermelha, foi o filme SATIAGO É GRANDE (Espanha) trata-se de um filme comercial que vem recebendo críticas positivas de todos os setores e que vem sendo utilizado para a divulgação da cidade de Santiago.

“O Brasil merece ter uma nova visão perante o mundo, Florianópolis merece um evento deste porte por estar inserida em nova cultura, em uma nova forma de pensar e demonstrar suas belezas e santa Catarina por ser um estado arrojado abraça o Tour Film Brazil mostrando que é possível pensar um turismo diferente” Afirmou Jorge Antonio Oro.

O secretário de turismo, Cultura e Esporte de santa Catarina, Valdir Walendowsky, em diversas oportunidades vem destacando e ressaltando a grandiosidade de um festival com este que reflete nas imagens maravilhosas exibidas nas telas do Tour Film Brazil. “O que podemos observar foi que cada vez mais cultura e turismo caminham lado a lado e não podem ser desassociadas. Esse evento constrói uma nova fase para o turismo no estado e até no País, impulsionando pelas produções exibidas”, afirma. “O Tour Film Brazil traz bagagem para aprendermos o que está sendo feito de melhor no mundo, e qualificando nossas produções, elevando cada vez mais o que é veículo não só sobre o que é feito em Santa Catarina, mas sim no Brasil”. Completou Walendowsky.

A segunda edição do Evento Tour Film Brazil, já está confirmada para maio de 2011 e também será em Florianópolis. O Tour Film Brazil foi realizado pelo ICEL- Instituto Catarinense da Educação e do Lazer, com o apoio do Governo do estado de Santa Catarina, Secretaria do Estado da Cultura, Esporte e Turismo e Futurismo. O evento contou com o apoio de dezenas de entidades ligadas ao turismo, no Brasil e no exterior.

Comentários

  1. Mariza,
    adicionei seu blog aos meus links.
    Qualquer dúvida é só entrar em contato.
    Ynajá

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Deixe seu comentário:

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC