Abav-SC realiza evento de capacitação de agentes e guias


















Realizado neste final de Semana em Florianópolis, o treinamento, que deverá passar por outras cidades do Estado, tem como objetivo promover a venda do turismo interno.

Com o objetivo de capacitar os agentes de viagens catarinenses para a venda do turismo interno, a Abav-SC (Associação Brasileira das Agências de Viagens) realizou, neste final de semana, dias 26 e 27 de junho, em Florianópolis, o evento Capacitação do Profissional de Turismo. O projeto é destinado aos profissionais e empresas com cadastro no Cadastur e atende ao Programa Nacional de Regionalização do Turismo, também do Ministério do Turismo. “O destino Santa Catarina é um produto conhecido internacionalmente e de fácil venda, principalmente porque está tão próximo dos agentes do Estado. Devemos focar em vender para os catarinenses um produto que é nosso”, ressalta Eduardo Loch, presidente da Abav-SC.

Ely Ribeiro da Silveira, diretora geral da operadora Ceretur, conta que em uma pesquisa divulgada pelos hotéis de Florianópolis foi constatado que 60% da ocupação nos empreendimentos são dos próprios catarinenses. ”Isso mostra o potencial de vendas de Santa Catarina para os agentes do Estado”, destaca.

Capacitação

Na avaliação de Loch, a partir do momento em que as agências são capacitadas para a construção de roteiros, o catarinense poderá sair de sua casa com um roteiro pré-agendado e com custos mais interessantes. Queremos sensibilizar a rede hoteleira para se unir às agências, diminuindo, assim, a sazonalidade do turismo no Estado, destaca.

Participaram do evento 80 agentes de viagens e 20 guias de turismo, treinados separados. Dentro da programação, os profissionais reberam palestra de capacitação para conhecer a região de Florianópolis, suas potencialidades, pontos turísticos, infraestrutura, roteiros oferecidos, como encontrar e o que vender. Para que o agente possa vivenciar o que foi exposto durante a palestra, o projeto incluiu um City Tour pela Ilha de Santa Catarina. Os guias de turismo e agências de turismo receptivo da cidade participaram de palestra sobre como receber o turista, desde como se comportar até a importância de estar bem informado sobre o destino. “Nos eventos realizados pela Abav-SC focamos 100% na capacitação dos profissionais de turismo”, destaca Eduardo Loch.

Ely Ribeiro avalia que a realização de eventos como esse promovidos pela Abav-SC são de suma importância para fomentar o turismo no Estado. “Se o agente não se capacitar isso vai se reverter contra ele também. Quem não sabe geografia, por exemplo, não pode trabalhar no turismo. Aquele agente de viagens com pacote pronto já não existe mais", enfatizou.

Maria Alice Correa, guia de turismo de Florianópolis, questiona que ainda falta cursos de capacitações como os que são oferecidos pela Abav-SC. “O Guia de turismo tem que estar sempre se reciclando, porque o mercado exige isso. Avalio que falta treinamento teóricos sobre os destinos catarinense. O turista as vezes quer saber de tudo que se passa naquele destino, e por exemplo, se apega a uma flor, em pequenos detalhes, e quer saber toda a história”.
Guias catarinense podem ganhar núcleo e cadastro na Abav-SC    
                                                                                                    
 Ely Ribeiro - Diretora geral da Ceretur
Eduardo Loch - Presidente Abav-SC
Grupo de Agentes de Viagem

Texto: Jornalista Adoniran Peres, de Florianópolis
       Edição e Fotos: Jornalista Mariza Ortiz Carvalho, de Florianópolis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC