5ª edição da Maratona do Cinema do Estado de Santa Catarina começa em agosto



A Maratona do Cinema do Estado de Santa Catarina foi lançada em 2005, na cidade de Maravilha, no oeste catarinense. A primeira etapa da 5ª edição do evento acontecerá de 03 a 11 de agosto nos municípios da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Brusque, que abrange Botuverá, Canelinha, Guabiruba, Major Gercino, Nova Trento, São João Batista e Tijucas. A tela itinerante passará também pelas Secretarias de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira, São Lourenço do Oeste, Campos Novos e Curitibanos, somando 33 municípios.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com recursos do Fundo de Incentivo à Cultura, e realizado em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura, Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Cinemateca Catarinense, Museu da Imagem e do Som, Secretarias de Desenvolvimento Regional e prefeituras municipais. De acordo com o Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, o evento faz parte de uma política audiovisual que pretende democratizar o acesso à cultura. “A cada edição o projeto percorre novas cidades, para que catarinenses de todas as regiões tenham a oportunidade de assistir às projeções”, afirma.

As exibições acontecerão em clubes, pavilhões, praças, centros comunitários, cinemas, teatros, escolas públicas, salões paroquiais e ginásios esportivos. Na programação, longas nacionais e internacionais e curtas catarinenses. As sessões serão definidas por faixa etária. Pela manhã, filmes para crianças. À tarde, plateia formada por adolescentes. Jovens e comunidade em geral serão os espectadores das exibições noturnas.

O público infantil assistirá aos filmes exibidos na 9ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, realizada em junho deste ano sob a coordenação de Luiza Lins. As apresentações terminam em novembro e a expectativa é que 70 mil pessoas compareçam às exibições.

Em 2005, Nágela Fádel apresentou à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte a proposta de exibir filmes por todo o Estado, em circuito itinerante. “O objetivo do projeto é levar cinema gratuito a todas as partes do Estado para as pessoas que não tem acesso à sétima arte”, explica a coordenadora da Maratona do Cinema do Estado de Santa Catarina. O roteiro que a equipe organizadora percorrerá é inédito. Apenas a cidade de Brusque já recebeu projeções da Maratona. No ano passado, mais de 38 mil pessoas tiveram acesso ao projeto.


Confira o cronograma da 5ª Maratona do Cinema do Estado de Santa Catarina:

SDR Brusque - 03/08 a 11/08 (Botuverá, Canelinha, Guabiruba, Major Gercino, Nova Trento, São João Batista, Tijucas).

SDR Dionísio Cerqueira - 15/08 a 24/08 (Anchieta, Guarujá do Sul, São José do Cedro, Princesa, Palma Sola).

SDR São Lourenço do Oeste - 13/09 a 22/09 (Campo Erê, Coronel Martins, Galvão, Jupiá, Novo Horizonte, São Bernadino).

SDR Campos Novos - 18/10 a 28/10 (Abdon Batista, Celso Ramos, Ibiam, Monte Carlo, Vargem, Zortéia).

SDR Curitibanos - 08/11 a 12/11 (Frei Rogério, Ponte Alta do Norte, Santa Cecília, São Cristóvão do Sul).


Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
www.sol.sc.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC