Emoção em busca de observação dos gigantes mamíferos, a Baleia Franca no litoral de Santa Catarina


 divulgação
O litoral de Santa Catarina foi contemplado e escolhido para ser a maternidade e o berçário das baleias francas que oferecem verdadeiro espetáculo de celebração a vida em suas águas entre os meses de junho a novembro. Região privilegiada por concentrar grande diversidade ecológica, se destaca por receber esta ilustre visitante desde a década de 90. A  Baleia Franca foi declarado por decreto estadual como Monumento Natural do Estado de Santa Catarina.

IBF- Instituto Baleia Franca em Garopaba
Em Santa Catarina, os gigantes dos mares são avistados praticamente à beira-mar, em águas rasas, logo depois das ondas da arrebentação. A costa é bastante recortada, com promontórios elevados de granito emoldurando enseadas em forma de meia lua, onde as baleias se abrigam. Essas características permitem que a observação possa ser vista com a aproximação de barcos e também de quem esta em terra.
 A observação das baleias ocorre principalmente entre a capital Florianópolis e os municípios de Garopaba e Imbituba, região com aproximadamente 130 km de extensão, transformada em área de preservação ambiental. Trata-se de um refúgio natural que garante a perpetuação da segunda espécie de baleia mais ameaçada de extinção no planeta. Localizadas no centro geográfico da região entre antigas colônias açorianas que estão descobrindo aos poucos sua vocação turística. Ali ficam os melhores pontos de avistagem e os operadores especializados no turismo de observação de baleias. As duas cidades têm boas opções de hospedagem e gastronomia, praias espetaculares como a praia do Rosa.

Experiências vividas por guias de turismo do estado de Santa Catarina: 
Conferira algumas fotos:
              

























































































divulgação










Texto e fotojornalismo de Mariza Ortiz Carvalho
 Informações sobre o projeto Baleia Franca você encontro no site:
www.vidasolemar.com.br

Fotojornalismo de Mariza Ortiz Carvalho









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC