Galícia e sua Gastronomia

Galícia de um litoral exuberante e recortado por belezas entre montanhas, é daqui dessa região que sai os aromas,-Peixes e  frutos de mar considerados os melhores da Espanha, sendo apreciados por toda a Europa.



Parte inferior do formulárioO nome Galícia tem a mesma raiz celta de Galia (antiga França) e País de Gales (Grã-Bretanha). A região foi ocupada e colonizada pelos celtas no século 6 a.C. A cozinha dos galegos, gente muita hospitaleira e aventureira, é conhecida no mundo todo devido à forte emigração de seu povo.


Esse território autonomo da Espanha se situa ao noroeste da Península Ibérica, fazendo divisa com Portugal e sendo banhado pelo Oceano Atlântico. A Galícia é conhecida pelo seu litoral bem recortado, rochoso, com uma grande quantidade de peixes e frutos do mar, considerados os melhores da Espanha e muito apreciados em toda a Europa.
Fazem parte do arsenal de pescados nomes inusitados como percebes, angulas, bogavantes, lubinas, tamboril, cigalas e boi de mar. Bogavantes é o homard (tipo de lagosta), cigala é o lagostin, e boi de mar é um caranguejo gigante. Lubinas e tamboril são peixes locais. E não dá para sair da Galícia sem provar esses pescados e, principalmente, o famoso polvo galego, acompanhado de um bom vinho.
Em Rosende, na província de Lugo, fica o Pazo de Ribas. É um conjunto histórico em que está localizada a Fundação Belarmino Fernández Iglesias. Lá se encontra uma escola de hotelaria, fundada e administrada pelo patriarca da família Iglesias, fundador no Brasil da churrascaria Baby Beef Rubaiyat, e que nasceu e cresceu em Rosende.
Além de apreciar a excelente gastronomia regional, os turistas gourmets podem também fazer o caminho de Santiago de Compostela, que atrai peregrinos do mundo.
Pratos típicos de Galícia
Grelos: folhas do nabo pequeno, que acompanham carnes e batatas.

La quemada: a bebida mais popular da Galícia é feita de aguardente de orujo (destilado do bagaço das uvas), cascas de limão, açúcar e alguns grãos de café. Os ingredientes são colocados em um recipiente de barro levado ao fogo até queimar todo o álcool. É servida quente. Originária de um ritual de origem celta, acredita-se que a la quemada afasta os maus espíritos.

Pimentões de Pádron: são espécies de pimentões compridos e pequenos, feitos assados ou no vapor. Suculentos, esses inusitados pimentões têm uma característica curiosa: um em cada dez pimentões consumidos “picam” ou "ardem" fortemente.

Queijo de tetilla: tem um bico na forma de uma teta, daí o nome. Esse queijo é produzido nas terras de Arzuá e reconhecido em toda a Galícia pela sua textura cremosa e a suavidade no paladar. É feito de leite de vaca, maturando de quinze dias a quatro meses. Costuma ser consumido com o mel recolhido nas colméias deste município.

Vieira: símbolo do peregrino que faz o caminho de Santiago de Compostela, a concha da vieira é colocada na vestimenta dos viajantes e está por todo lado pela rota religiosa. Por ter em abundância na região, as vieiras fazem parte da gastronomia da Galícia, consumidas de várias formas, inclusive gratinada na própria concha ou com molho de tomate e brandy.

Vinhos: a região produtora de vinho mais importante da Galícia é Rías Baixas. Ela abriga outras sub-regiões como Val do Salnés, onde se encontram o melhor vinho feito da fresca e frutada uva branca albariño, de ótima acidez. Está entre os melhores brancos da Espanha.

Caldo galego: guisado de fabas (favas), verduras e carne, semelhante ao cozido espanhol. 


Empanadas: massa à base de farinha, recheada com carnes, bacalhau, atum ou mariscos, muito apreciada na região.


Polvo à galega: a cozinha galega baseia-se na qualidade dos seus produtos frescos, como o polvo à galega, típico das feiras e romarias. Ele é cortado em pedaços, cozido e temperado com azeite e pimentão. 


Lacón con grelo: é a perna dianteira do porco curada. É servida cozida com grelos, as folhas do nabo pequenas, e batatas.


Torta de Santiago: doce tradicional da cozinha galega originária de Santiago de Compostela, a capital. Tem como ingredientes principais amêndoa, ovos, canela e limão. Sobre ela se faz o desenho da cruz, símbolo da catedral da cidade.  

Por Mariza Ortiz Carvalho


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC