19ª Festa do Milho Verde de Santo Amaro da Imperatriz - ( SC )


Evento mais saboroso da região será entre 8 e 10 de abril e tem diversas atrações 
        Conhecida como o Verde Vale das Termas, Santo Amaro da Imperatriz é a primeira estância hidromineral do país. É rica em natureza, cenários e paisagens.  Com cerca de 21 mil habitantes, a cidade é calma e hospitaleira. As águas termais jorram da terra a uma temperatura de 41,5°C e suas propriedades terapêuticas têm fama internacional. Porém, apesar destes atrativos, a economia do município é baseada na agricultura, com o cultivo do tomate, da batata e principalmente do milho. A cidade é a maior produtora de milho verde in natura do Estado. Cerca de 40% da economia gira em torno desta produção, que chega a 35 milhões de espigas ao ano e abastece os litorais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
        É neste cenário que ocorre anualmente a Festa do Milho Verde, que já está em sua 19ª edição. O evento, que teve a visita de mais de 38 mil pessoas em 2010, será realizado entre os dias oito e dez de abril, no parque de exposições Prefeito Orlando Becker. A projeção para este ano é de que o público ultrapasse a margem de 40 mil pessoas. A cidade é beneficiada pela festa tanto em turismo como na economia, pois mostra o artesanato local, a gastronomia e o trabalho de um ano inteiro. A festa comemora a safra do grão que, além de ser o produto que gera emprego e renda é muito energético, pois traz em sua composição vitaminas A e do complexo B, proteínas, gorduras, carboidratos, cálcio, ferro, fósforo e amido.
O evento
        O evento, de caráter popular, é uma vitrine para expor o trabalho dos agricultores filiados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, promotor do evento. A festa reúne desde o artesanato, que é feito à base do milho, até a rica gastronomia, também produzida com o grão.  A pamonha gigante, tradicionalmente feita para distribuição gratuita teve, em 2010, mais de 500 quilos. A festa valoriza os produtos, a cultura, os agricultores, movimenta a economia e ainda projeta o município para o país e o mundo.
        A 19ª Festa do Milho Verde está repleta de atrações. O evento agrega lazer e cultura, envolvendo toda a família com gastronomia típica, música, parque de diversões, 3ª Exposição e venda de Orquídeas, feira multisetorial, feira de artesanato, praça de alimentação, desfile para escolha de rainha e princesas e muito mais. Os shows asseguram diversão para todos os gostos. Jeito Moleque e João Neto e Frederico são os shows nacionais. Já entre os regionais estão Rodrigo Barreto, Banda Fórum, Guto e Kaik, Junior e Alessandra, Grupo Fronteiras, entre outras atrações.
Gastronomia
        Os visitantes poderão apreciar mais de 30 pratos típicos à base de milho verde, dos mais variados e inusitados. Além da pamonha gigante, haverá estrogonofe, pudim, risoto, pastel, bolo, suco, maionese, polenta, sorvete, entre outros pratos. Só quem participar da festa poderá conhecer a grande diversidade de produtos que tem como principal ingrediente um dos alimentos mais nutritivos que existem. Ao contrário do trigo e o arroz, que são refinados durante seus processos de industrialização, o milho conserva sua casca, que é rica em fibras, fundamental para a eliminação das toxinas do organismo. Cada 100 gramas do alimento tem cerca de 360 Kcal, sendo 70% de glicídios, 10% de protídeos e 4,5% de lipídios.
        Toda a renda arrecadada com a venda de ingressos da festa é destinada à educação, saúde e assistência social dos agricultores rurais associados ao Sindicato, que hoje atende 350 famílias, totalizando 1200 pessoas. A entidade oferece aos associados atendimento médico (clínico geral); atendimento odontológico; execução do processo de previdência social; auxílio doença; aposentadoria por idade; pensão por morte; auxílio maternidade; declarações de renda aos agricultores e preenchimento de guias para atendimento médico em instituições conveniadas, entre outros benefícios.

Confira a programação aqui: 

PROGRAMAÇÃO DA 19ª. FESTA DO MILHO VERDE

Dia 08/04 – Sexta-feira
19h – Abertura dos portões
20h – Abertura oficial do evento
21h – Escolha da Rainha e Princesas da 19ª Festa do Milho Verde
22h30 – Show com Rodrigo Barreto
23h30 – Show com a Banda Fórum


Dia 09/04 – Sábado
11h – Abertura dos portões
11h30 – Almoço colonial com gastronomia típica e churrasco
13h – Atrações diversas como a 3ª Exposição e Venda de Orquídea, feira multisetorial, feira de artesanato, praça de alimentação, entre outros atrativos
17h – DJ
21h – Show Guto e Caique
22h30 – Junior e Alessandra
00h30 – Show nacional JEITO MOLEQUE


Dia 10/04 –Domingo
09h30 – Abertura dos portões
10h – Missa Campal
11h - Atrações diversas como a 3ª Exposição e Venda de Orquídea, feira multisetorial, feira de artesanato, praça de alimentação, entre outros atrativos
12h – Almoço típico à base de milho verde e churrasco
12h30 – Banda de Música de Santo Amaro da Imperatriz
13h – Início da Cobrança de Ingresso
15h – distribuição gratuita da PAMONHA GIGANTE
16h – Show com Grupo Fronteiras
19h30 – Show nacional JOÃO NETO E FREDERICO e encerramento da 19ª Festa do Milho Verde.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC