MTur lança nova classificação hoteleira e prevê adesão de 60% até 2014


Ministro Pedro Novais assina a portaria que institui a nova classificação hoteleira (SBClass)


O ministro do Turismo, Pedro Novais, acaba de assinar oficialmente a nova classificação hoteleira, depois de meses de estudos em parceria com o Inmetro. A nova metodologia, chamada de Sistema Brasileiro de Classificação (SBClass), usará o símbolo da estrela e seu uso será facultativo. "Existem hoje entre 12 mil e 15 mil meios de hospedagem no Brasil que estão aptos a requerer a avaliação. Acreditamos que até 2014 cerca de 60% desses hoteleiros devem aderir ao modelo", afirmou o ministro.

Ele citou os três maiores benefícios da nova classificação: "Aqueles que optarem pela adesão vão aparecer no material de divulgação oficial da Embratur; terão mais credibilidade e poderão citar em sua publicidade os nomes do MTur e Embratur em seus selos e marcas", disse. As informações sobre o novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem já estão disponíveis na Internet  www.classificacao.turismo.gov.br.

Mário Moysés, presidente da Embratur, garantiu que o novo modelo terá impacto positivo na divulgação da entidade no exterior. "Fizemos um benchmarking utilizando os melhores exemplos e critérios internacionais, e isso dará mais credibilidade e segurança ao turista", ressaltou. De acordo com ele, as 240 mil agências internacionais cadastradas na Embratur receberão informações técnicas sobre a nova classificação. "Assim os agentes poderão trabalhar utilizando critérios claros", finalizou.

Entenda a SBClass - A nova classificação terá validade de 36 meses, podendo ser renovada após o período, e usará de uma a cinco estrelas para classificar os meios de hospedagem. O modelo brasileiro foi desenvolvido a partir de estudo feito em 24 países.

Serão objeto de classificação sete tipos de empreendimentos: hotel, resort, hotel-fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart hotel. A adesão dos meios de hospedagem é voluntária. O pré-requisito é constar do sistema de cadastramento de prestadores de serviços turísticos do MTur, o Cadastur.

Depois da análise e aprovação da documentação, é realizada uma inspeção para avaliar a conformidade com os requisitos previstos nas matrizes de classificação. As auditorias serão realizadas por técnicos do Inmetro.

Os secretários de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro; da Bahia, Domingos Leonelli; e o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, acompanharam o evento. Participaram também da cerimônia os presidentes do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, Roberto Rotter; da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), Enrico Fermi; da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio; e da Associação Brasileira de Resorts, Rubens Régis.
Para ver o vídeo apresentado na cerimônia de assinatura do SBClass, clique no link: http://www.youtube.com/watch?v=KRr0mQ79KDY.
Para ver o vídeo do Ministério do Turismo sobre Hotel Conceito, clique no link:http://www.youtube.com/watch?v=KRr0mQ79KDY


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC