Natal - Terra Potiguar destino do Sol

Por Mariza Ortiz Carvalho

20/06/2011 Natal - Capital do Rio Grande do Norte, está Localizado ao extremo nordeste do Brasil, continente americano e situado bem próximo à Linha do Equador e a 31 metros do nível do mar. Na esquina do continente, banhada pelo Oceano Atlântico, ponto na América do Sul mais próximo da África e Europa. Natal também conhecida pela palavra Potiguar, que vem do Tupi Guarani e que significa Comedor de Camarão.

Foram poucos dias, mas com intensa programação, escolhida por nós, para conhecer de tudo um pouquinho, dessa terra maravilhosa e quente. Com temperaturas que oscilavam entre  27 e aos 29 graus. Lá estávamos em pleno junho, cobertos de protetor solar, chapéus e óculos de sol. Nossa viajem começou com atraso nos vôos, fomos parar em Brasília, onde ficamos cinco horas esperando o próximo vôo que nos levaria finalmente para Natal. Que bom! Até deu para ter uma prévia de como é Brasilia, terra vermelha, tudo muito plano.

Em fim chegamos, já à noitinha, loucos de fome. O hotel ótimo, reservas sem problemas e bem localizados no bairro chamado, Ponta Negra. Um lugar muito lindo sobre a praia e com ecelente infraestrutura, serviços,- desde restaurantes com comidinhas regionais, sorveterias, barzinhos, shoppings, farmácias, mercadinhos, artesanatos, caixas eletrônicas, lan house.

Dos restaurantes:
Logo em nossa chegada, comemos em um restaurante chamado O Profeta, comida regional, De dar água na boca. Tudo muito bem eleborado e extremamente aromático.

Vista para o Morro do Careca desde o hotel em Ponta Negra-  Natal
Dos hotéis:
O Hotel chamado de  Paradise Flat, está localizado em Ponta Negra, onde você encontra tudo muito perto e a praia está em frente com toda a infraestrutura edequada para o turista.Conta com serviços de praia, cadeirinhas, guarda sol e alguns serviços do restaurante sobre a orla.




Já à noite, uma ótima opção, é sair para caminhar  pelas calçadas e ruas bem iluminadas, tomar aquele sorvetinho de caju, despreocupadamente. Sendo que segundo as pessoas de lá, o índice de violência é bastante baixo, Natal tem fama de ser bem tranquilo.

Buscamos restaurantes pelas redondezas do hotel e deparamos que a noite está recém começando e o bairro onde estamos está regado de Pubs, restaurantes temáticos e em especial um Castelo de arquitetura medieval que funciona como um Hostel (Hospedaria) e que tem anexo um Pub. Conhecido como o point da cidade, a Taverna (Pub) que de conceituada, atraem frequentadores de Natal e de todas as partes do mundo, sendo um bar muito charmoso e de estilo medieval que está encravado no semi -subterrâneo do Castelo e que abre de segunda a sábado.

Com musica ao vivo e tocada por bandas no estilo blues, jazz pop, disco e rock and roll. A taverna é o Pub mais antigo tem em sua programação festas temáticas, onde os freqüentadores vestem-se de acordo com o tema sugerido.


Em seu entorno entre ruas arborizadas e simpáticos estabelecimentos, estão vários restaurantes, muito bem decorados de onde exalam o perfume e a variedade  gastronômica que vem dos restaurantes desse local.
Confira fotos:

No retorno para o Hotel, já providenciando o que fazer na amanhã seguinte, decidimos conhecer mais a cidade, e para que isso aconteça de forma planejada para não perder tempo e aproveitar o máximo, fica aqui a nossa dica para os viajantes: É fazer um city Tour, que pode ser solicitado desde a recepção do hotel, de onde você está hospedado, eles costumam ter varias parcerias com empresas de prestações de serviços no turismo, mas lembre-se, busque sempre agencia autorizada e credenciada pelo Ministério de Turismo. Isso faz com que seus direitos sejam respeitados.

Começamos nosso dia com um passeio pela cidade - City Tour! Durante a contemplação tivemos uma previa idéia da cidade, da história e de sua cultura, a Van que nos transportava, também carregavam outros turistas de outras localidades do Brasil, que me pareciam bem animados.

Monumentos históricos, casarios, igrejas, palácios, repartições públicas, praças, ruas, o transito e tudo o que envolvia a cidade de Natal, passavam por nossos olhos muito rápidamente.

Uma pequena parada para conhecer a Antiga Penitenciaria, que hoje transformado, em um Centro de Turismo, abriga lojas de artesanato, restaurante, bares, museu de mineralogia e uma galeria de arte. Tivemos o previlégio de comtemplar uma das mais belas vistas panorâmicas que dá para o  mar e para o Rio Potengi. Este lugar também serve de palco para shows e eventos, sendo as noites de 5ª feira reservadas ao Forro com Turista, evento tradicional que atrai tanto turistas quanto moradores locais atrás de boa festa.





Este é o centro de informações turísticas que conta com mostra e vendas dos produtos regionais, como roupas, artesanato e suvenir para levar de recordação e para presentear. Possui restaurante que serve um tradicional bolinho de macaxera (Mandioca, aipim) com recheios de carne seca e outro de camarão. Uma iguaria, uma delícia!





Este centro de informações turísticas, tem a construção em um ponto alto da cidade, então nossa dica é: Contemplar um por do sol potiguar maravilhoso, imperdível  desde esta localidade.

No mesmo passeio- City Tour- Conhecemos uma das relíquias e que tem como marco registro histórico de sua construção e que está entre as sete maravilhas do mundo, o Forte dos Reis Magos, uma construção datada no ano de 1598.  Teve este nome porque em virtude do início de sua construção ter sido no dia 6 de Janeiro, data que se comemora o dia de Reis.

Construído com cal e óleo de baleia pelos portugueses, esse belo monumento foi responsável pela proteção da cidade do Natal naquela época.
Localizada em um ponto estratégico, às margens do Rio Potengi e do Oceano Atlântico, esta Fortaleza já foi palco de grandes batalhas.
O seu formato de estrela permitia que abrigasse canhões em suas cinco pontas, facilitando assim, defender-se das ameaças que viessem de todas as direções.



Atualmente, a fortaleza dos Reis Magos funciona como um museu, onde o turista tem acesso ao marco do descobrimento do Brasil, além de poder conferir também os alojamentos, as prisões, os canhões e uma capela com poço de água doce, que foram utilizados tempos atrás pelas forças portuguesas. A visitação é acompanhada por um guia de turismo especializado.
Confira as fotos:


A noite é uma criança em Natal:

Passeando pelas as ruas de Natal, mais precisamente em Ponta Negra, saímos em busca de diversão, deparamos que não faltavam lugares, por entre ruas e avenidas,  encontravamos vários restaurantes  com musica ao vivo, barzinhos repletos de gente. E o melhor disso é que, todos são bem frequentados entre as vareadas opções de restaurantes com comida regional e internacional.

Das artes e do artesanato:

O Folclore do Rio Grande do Norte é bastante rico nas manifestações populares e nas danças.  A arte da dança, como o Côco, o Bumba-meu-boi, a Embolada, os Presépios e os Fandangos são alguns dos formadores da identidade cultural do Estado. Impossível falar do Folclore no Rio Grande do Norte sem falar de Câmara Cascudo, o maior folclorista do Brasil.

Homenagem ao folclorista Cascudo
Este  escritor potiguar, nasceu em 30 de Dezembro de 1898  e registrou a história das Danças Populares no RN desde a primeira apresentação oficial de uma dança folclórica em Natal, em 1812. Dentre suas obras, está o famoso Dicionário do Folclore Brasileiro, a maior obra sobre os personagens do imaginário popular brasileiro.

                                                         Artesanato e folclore:

 Igreja de Santo Antônio | Igreja do Galo


No City Tour podemos pretigiar no centro histórico e antigo o seu maior legado que é seu maior  patrimônios.A arquitetura em detalhes nos prédios na parte alta da cidade de Natal. Uma das mais importantes obras da cidade, principalmente devido à data da sua construção, em 1766. Em estilo barroco,é esta Igreja, que  é conhecida como Igreja do Galo, pois há um galo em metal no alto. A igreja abriga o Museu de Arte Sacra e está aberto a visitação.

                                                        Farol de Mãe Luiza

Localizado no bairro de Mãe Luiza, o farol marítimo, que recebe o mesmo nome da velha parteira que também deu nome ao bairro, foi inaugurado em 1951 e possui uma torre de 37 metros de altura com 150 degraus em espiral. Uma das mais belas vistas da cidade e das praias. A lanterna no alto da torre funciona com energia elétrica e o seu facho tem um alcance de 44 km, em caso de falta de energia o sistema alternativo de gás, operado manualmente, entra em funcionamento.O farol é administrado pela Capitania dos Portos e está aberto ao publico para visitação. Simplesmente lindo!

                                                     Rumo a  Genipabu  de Buggy


Dia seguinte, bem cedinho despertamos para seguir nossa aventura pela terra do sol, um dia lindo e perfeito,-prometendo temperaturas altas, 29 graus ás 9 h da manhã. Após o excelente café da manhã do hotel, vamos de encontro ao guia que nos aguarda na recepção do hotel, ele vem nos buscar para fazer o famoso passeio de  Buggy , iremos percorrer as areias brancas e desérticas das dunas de Genipabu. Aventura radical, eu adoro!
Na trajetória desse passeio o destino é ir rumo a Porto Mirim e Muriú, num percurso de cerca de 40 km ao norte de Natal.


Quem visita jamais esquece,- As areias claras e águas azuis das bonitas lagoas de Genipabu, Pitangui e Jacumã.É simplesmente impactante.


Passamos por varias praias, pretigiando sua panorâmica, entre palmeiras, dunas, coqueiros, entre elas algumas paisagens te fazem acreditar que estás em um Oásis. Suas lagoas com uma beleza exuberante. Adentrando entre praias e atrativos exóticos, nos chamou a atenção os passeios feito na garupa de camelos nas dunas. As aventuras radicas para quem curte pura adrenalina, lá nas dunas  eles oferecem  o famoso  "aerobunda" e o "esquibunda". Todos muito divertido.Vale apena conferir!

Cenário cinematográfico,- o guia nos mostrou locais de onde foram gravadas as cenas da novela o Clone e também cenas da novela Tieta do Agreste, todos realizados e produzidos pela rede globo de televisão.

Se você está pensando ir para Natal e não quer perder detalhes, fica aqui a minha dica: Entre em contato com a agencia de turismo e faça este passeio, é imperdível!
Este roteiro das Dunas,City tour e Praia da Pipa, tem saídas todos os dias, normalmente começa por volta das 9 horas, saindo desde Natal, retornando por volta das 17 horas.

                                                             Rumo a Praia da Pipa

Uma exelente opção, é alugar um carro em Ponta Negra e entregar no aeroporto. Alugamos um carro no mesmo hotel em Ponta Negra/Natal,  fizemos nosso Check-aut  e saímos a noitinha, o que não recomendamos, pois fica difícil a visibilidade para dirigir a noite, as estradas como a BR 101 estavam em plena obra, pois Natal esta dentro das cidades escolhidas para sediar a copa em 2014. Então, alguns trechos da rodovia estão sem sinalização e muito confusos. A praia de Pipa está a 95 km desde Natal rumo ao sul. Erramos por duas vezes a entrada, até chegar.



Já no  sul de Natal, muda o cenário, não sabemos mais o que é mais lindo, se norte onde estávamos em Genipabu, ou se é o sul onde está Pipa. De beleza em beleza, buscavamos a mais linda das praias, paradisíacas. O planeta é generoso com esta região, que nos encantou a cada dia queestivemso por alí.


A praia da Pipa é apontada como um dos dez lugares paradisíacos do Brasil. Pipa é a praia que concentra mais pessoas de todo o mundo, viajantes que se estalaram e fixaram residência, formaram família, já nos anos setenta haviam muitos surfistas e hippes, hoje é onde trabalham e mantém suas pousadas, restaurante e também o artesanato.

A praia de Pipa recebe ilustres visitantes, como a princesa de Stephanie de Mônaco, assim com nossa Gisele Bündchen, uma praia simples e chique ao mesmo tempo, lugar de praia preservada, falésias e reservas da mata atlântica.   À noite o point é caminhar pela rua principal e deixar-se seduzir e contagiar-se pela criatividade, iluminação encantadora dos restaurantes e casas de artesanatos e do comercio em geral.


Saimos de Pipa a tardinha, rumo ao aeroporto de Natal. A surpresa foi, quando já estavamos de retirada e enquanto meu marido dirigia, eu via através da janela do carro, muitos coloridos entre as casas e as igrejas em ruas de terra, entre pequenas comunidades ao longo do trajeto, já no retorno de nossa viagem.

                  No retorno passando por Tibau do Sul e a Lagoa de Guaraíras


Despedindo-se de Pipa e retornando pela estrada que contorna o litoral, indo rumo ao Aeroporto de Natal. Nesse percurso vínhamos contemplando o caminho que passa por algumas praias, e desfiladeiros, existentes do lugar, como pontos panorâmicos que estão distribuídos ao longo da estrada de onde se pode observar as Falésias e a Praia dos Amores. Para fotografar, a paisagem é magnífica! Verdadeiro cartão postal que se destaca na região.

Continuando nossa estrada e já em reta final para o aeroporto, passamos pela Lagoa de Guaraíras essa lagoa, que já teve suas águas doces, devidas, aos desígnios da natureza, foi aberta ao mar, hoje é uma das principais atrações de Tibau do Sul.

Além de servir de rota para a praia de Malembá e destinos mais distantes, como Natal (pela beira-mar), a lagoa é base de uma das mais importantes atividades econômicas do município, como a (criação de camarões). As águas da Guaraíras banham quatro municípios e a pesca artesanal, feita em canoas, contam pessoas da localidade, que é um show aparte para se assistir.






Alem de sua beleza a Lagoa de Guaraíras, também atraem o turismo para os passeios de barco, lanchas e canoa como a pesca esportiva e o banana-boat.
Ela possui vários portos e ancoradouros em toda a sua extensão e uma história de batalhas, tragédias e reconstrução, existindo até uma ilha histórica, a do Flamengo, com ruínas de um forte holandês. 

Confira este roteiro, deixo aqui algumas dicas:
Em Ponta Negra:
Hotel Paradise Ponta Negra Flat
Av. Roberto Freire, N° 9050, Cep: 59092.000
Praia de Ponta Negra- Natal / RN
Telefones: (55)84-3311.3111 Fax(55)84-3311.3111
www.paradisehoteis.com.br

Na Praia da Pipa
Hotel PipásBay
Av. Largo de São Sebastião, N° 19, Praia da Pipa/RN
Cep: 59.178.000
Telefones: (55) 84- 3246-2178
www.hotelpipasbay.com.br

Castelo - Lua Cheia Hostel e  Taverna Pub Medieval Bar
Endereço: Rua Dr. Manoel A. B de Araújo, N° 500 - Ponta Negra-Natal/RN

Restaurantes em Ponta Negra:

Casa do Camarão
O profeta
Piazzale - restaurante e pizzaria
Farafa d’água
Chic Pizzaria - Av. Estrela do Mar n° 2219 - ( em frente a rota do sol )
Fone (84) 3081-1777

Agencia de Turismo Marazul -  Aberto das 7:30 ás 22h
Rua Ver. Manoel Sátiro, n°  71-lj 01
Fone (84)3219-2221
Ponta Negra - Natal/RN
Passeios de Buggy

Aluguel de Autos:
Rent a car Pegasus
www.pegasusrentacar.com.br com Patrícia e ou Ricardo

Da redação:  Turismo daqui para o Mundo,- Posto aqui homenagem ao meu amigo Jornalista Hélio Cavalcante, do jornal  Destino do Sol, que mesmo gravemente doente, não deixou de prestar-me assessoria. Meu muito obrigada Hélio, que Deus esteja te cuidando! 

Lamentei profundamente, pois conheci Hélio, tão rapidamente, o jornalista que usava a expressão "noticias é como pão, só é bom quentinho"  mostrou-se uma pessoa cheia de boa vontade, sem mesmo conhecer minha pessoa e meu trabalho, se prontificou a ajudar-me, isso quando fui a Natal pela primeira vez. Falamos por telefone, já estava doente, eu dizia a ele que iria sarar, que tivesse confiança em Deus. Este contato, sem saber, foi a nossa despedida. Lamentavelmente.
Jornalista, Mariza Ortiz Carvalho

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC