Postagens

Mostrando postagens de Julho 3, 2011

Pesca da Tainha, um atrativo na baixa temporada.

Imagem
Florianópolis não se resume apenas às praias e belezas naturais. Também são atrações culturais o modo de falar do nativo, rápido e cantante, influencia dos colonizadores açorianos e a simplicidade de seus pescadores que em pleno século XXI ainda pescam artesanalmente. A pesca da Tainha é uma atração à parte.

A partir do dia 15 de maio, placas são fixadas nas praias informando a proibição da prática do surf em virtude da chegada dos cardumes de tainha. Vinda da Lagoa dos Patos, no estado do Rio Grande do Sul, a tainha sai em busca de águas mais quentes para desovar. De acordo com os pescadores locais, o horário que a tainha chega à costa é por volta das 4 horas da manhã. É também neste horário que os chamados olheiros ou vigias sobem os costões da praia para observar a chegada e informar aos pescadores que aguardam na praia.

Os olheiros geralmente acenam e apontam com um pano o local exato do cardume que se caracteriza por uma grande mancha vermelha. Em média, …

23º Festival do Turismo de Gramado Acessibilidade e inclusão social no Festuris

Imagem
A organização do 23º Festival de Turismo de Gramado (Festuris), preocupada com a acessibilidade e a inclusão social de portadores de necessidades especiais, está voltada para a correta estruturação do Serra Park, a exemplo de anos anteriores. O espaço será adequado para o deslocamento de cadeirantes e deficientes físicos.
Segundo o diretor do Festuris, Eduardo Zorzanello, os corredores do festival são amplos e há obrigatoriedade de colocação de rampas de acesso nos stands com tablado. “As instalações do Serra Park são excelentes e nos preocupamos em manter o máximo conforto para expositores, visitantes e colaboradores”, explica. Entre outros benefícios adotados, está o carrinho elétrico, com a finalidade de conduzir os participantes do estacionamento até a área interna do festival.
Zorzanello ainda destaca a postura adotada já em outras edições pelos organizadores do evento no que diz respeito à inclusão social de portadores de necessidades especiais, que são contratados entre os presta…
Imagem
Fórum de Entidades do Setor de Eventos reúne 12 instituições para articular defesa de interesses comuns


No próximo dia 12 de julho,das 8h30 às 13h30, na sede da Fecomércio, em São Paulo, 12 entidades do setor de eventos se encontrarão para debater seu papel estratégico-político e o impacto da cadeia de eventos nos negócios e na economia do país. Entre os objetivos, levantar os gargalos e necessidades do setor e definir ações junto ao mercado e aos governos federal, estadual e municipal.
O primeiro encontro do Fórum será exclusivo para dois representantes de cada uma das 12 entidades convidadas: Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), Academia Brasileira de Eventos, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Resorts (ABR), Associação Brasileira de Centro de Convenções e Feiras (ABRACCEF), Associação de Marketing Promocional (AMPRO), Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (CBC&VB), União Brasileira de Promotores de…

SERVICIOS TURISTICOS Y PUBLICOS DE LA CIUDAD DE BARILOCHE

Imagem
PARTE DEL ESTADO DE LOS SERVICIOS TURISTICOS Y PUBLICOS DE LA CIUDAD DE BARILOCHE 
5 de Julio 2011 
Novedades: Está en vigencia el programa de descuentos especiales del 30 % en alojamiento y servicios. La promoción incluye actividades de turismo de aventura, agencias de turismo, alquiler de autos, comercios en general y actividades en la montaña. El listado de empr5esas adheridas podrá consultarse en www.barilochepatagonia.info

SERVICIOS PÚBLICOS. Se prestan con total normalidad- Energía eléctrica, gas, agua potable, teléfono e internet. 

Primeira Baleia Franca chega ao litoral sul de Santa Catarina

Imagem
Uma baleia adulta da espécie Franca foi vista na manhã deste sábado, 2 de julho, na baía da Praia do Rosa (Imbituba/SC).
    Ao que tudo indica, a temporada 2011 das baleias francas no litoral sul de Santa Catarina - especialmente na região de Imbituba e Garopaba – está iniciando. Neste sábado, 2 de julho, um indivíduo adulto foi visto pela comunidade local. Na véspera, pescadores anunciaram a presença de um animal na Praia da Ferrugem, o que não se confirmou. Biólogos do Instituto Baleia Franca (IBF), entretanto, não avistaram os cetáceos nos monitoramentos realizados neste sábado.
    De acordo com o Presidente do IBF, Enrique Litman, é possível que nas próximas 48 horas outras baleias apareçam, confirmando a informação da comunidade. Com isso, a temporada 2011 de observação de baleias (whale watching) começa a decolar e a expectativa do Presidente do IBF é repetir o número expressivo de cetáceos presentes em águas catarinenses em 2008, já que costumam voltar para dar à luz três anos …