20ª Festa do Milho Verde

Santo Amaro da Imperatriz, Grande Florianópolis, festeja cultivo do grão entre os dias 9 e 11 de março

Está chegando a hora do evento mais saboroso da Grande Florianópolis. Variadas receitas à base de milho verde poderão ser apreciadas entre os dias 9 e 11 de março na 20ª edição da Festa do Milho Verde de Santo Amaro da Imperatriz.
O evento, de caráter popular, é realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e é uma oportunidade para os agricultores da região, que podem expor seus trabalhos artesanais e demonstrar, com pratos típicos, um pouco da culinária Santo Amarense. Agrega lazer e cultura, envolvendo toda a família com gastronomia, música, parque de diversões, exposição e venda de orquídeas, feira de artesanato e produtos diversos, praça de alimentação, desfile para escolha de rainha e princesas e muito mais.
Os visitantes poderão apreciar diversos pratos à base de milho verde como estrogonofe, pudim, risoto, pastel, bolo, suco, maionese, polenta, sorvete, entre outros. A pamonha gigante está entre as grandes atrações. Tradicionalmente distribuída gratuitamente no último dia do evento, pesou, em 2011, 541 quilos e foi confeccionada por 12 pessoas com cerca de seis mil espigas de milho. O processo para fazer a pamonha levou mais de 40 horas, entretanto, o tempo de consumo da iguaria fica, em média, em uma hora.
Entre as atrações musicais destaca-se a dupla Eric e Matheus, que está nas paradas de sucesso das rádios com as músicas “Pó Pegá” e “Alô, tô num bar”.

Concurso
A cada edição há um desfile para a eleição da Corte que representa a festa por um ano. Meninas da Grande Florianópolis que sonham em se tornar Rainha, 1ª Princesa, 2ª Princesa e Garota Simpatia são avaliadas por uma comissão formada por autoridades e especialistas no assunto. A Corte tem como tarefa visitar autoridades, imprensa e participar de eventos para divulgar o município e a própria festa.
Neste ano o desfile será no dia 9 de março, no Parque de Exposições Prefeito Orlando Becker, em Santo Amaro da Imperatriz/SC.
As inscrições estão abertas até o dia 17 de fevereiro e as vagas são limitadas. Informações sobre o regulamento podem ser obtidas pelo e-mail strsai@brturbo.com.br, pelo telefone 3245-1127 ou no local da inscrição, no próprio Sindicato, situado à Rua Santana, 4770, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio dia e das 13h às 17h. Para a inscrição as candidatas devem ter mais de 14 anos e apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento.
A Corte 2011 é composta por Fabiane Carolina da Cunha, Rainha; Bianca Horstmann, 1ª Princesa; Thaynã Roberta Araújo, 2ª Princesa e Fabiola dos Santos Ribeiro, Garota Simpatia.

Lançamento da edição 2012
           O lançamento oficial da 20ª Festa do Milho Verde será realizado no dia 28 de fevereiro, com jantar no Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA. A organização fará uma prévia dos sabores e também do desfile de beleza. As candidatas à Corte do Milho Verde serão apresentadas à comunidade e à imprensa neste dia.
Parte da renda arrecadada com a venda de ingressos da festa é destinada à educação, saúde e assistência social dos agricultores rurais associados ao Sindicato, que hoje atende cerca de 350 famílias. A entidade oferece aos associados atendimento médico (clínico geral) e odontológico; execução do processo de previdência social; auxílio doença; aposentadoria por idade; pensão por morte; auxílio maternidade; declarações de renda e preenchimento de guias para atendimento médico em instituições conveniadas, entre outros benefícios.

Feira
           Os espaços para exposição de produtos ou serviços já estão à venda. Informações no (48) 3249-0825 e 8427-4185

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC