Viagem de negócios gera 58% da receita de turismo no País

Foto: Shutterstock/Especial para Terra

Segundo o IEVC, as viagens corporativas representaram 58% das receitas do turismo, que incluem transporte aéreo, locação de automóveis e hotéis

Bom momento da economia brasileira, mais pessoas na classe C, aumento da renda per capita e proximidade com grandes eventos esportivos ajudam a explicar o motivo de o segmento de turismo estar aquecido. Mas, dentro desse setor, há um nicho que se destaca: o de viagens corporativas. Segundo dados dos Indicadores Econômicos de Viagens Corporativas (IEVC), levantamento feito pela Associação Brasileira de Gestores de Viagens Corporativas (Abgev), em 2011 as viagens corporativas representaram 58% das receitas do turismo, que incluem transporte aéreo, locação de automóveis e hotéis. 


O valor movimentado pelas viagens e eventos corporativos foi de R$ 25 bilhões no ano passado segundo a Abgev, o que representa um crescimento de 18,6% se comparado com 2010. Para Aline Bueno, gerente geral da associação, o viajante a negócios, ao contrário daqueles que viajam por lazer, gera demanda para o setor sem o problema da concentração em datas específicas. "Não são apenas feriados ou férias. São viagens para participar de reuniões e de eventos o ano inteiro", explica Aline. Segundo ela, a Gol Linhas Aéreas, associada à Abgev, tem, no mínimo, 70% do volume anual pago por empresas. "O que sustenta o setor de turismo no Brasil são as empresas", garante.
 

Outro ponto é o investimento cada vez maior em eventos, feiras e convenções feito por organizações de todos os portes. "Até mesmo as micro e pequenas se deram conta de que esse tipo de ação ajuda a alavancar os negócios. Consequentemente, as viagens aumentam", afirma Daisy De Marco, diretora de novos negócios e relacionamento do Grupo Alatur - companhia especializada em eventos e viagens corporativas.
 

Com relação ao preço que as empresas pagam para agências de viagens corporativas, é errôneo achar que elas não "pechincham" como os turistas à lazer. "Na maioria dos casos, é o setor de compras quem organiza uma vigem de negócio. E eles estão acostumados a negociar, procurar preços justos, parcerias e a tentar reduzir custos desnecessários para que não saiam em desvantagem", aponta Aline.
 

Cuidados para atuar na área
 
A diretora do Grupo Alatur faz uma ressalva quanto à participação de pequenas e médias no setor. Segundo ela, cada vez mais o segmento de viagens corporativas é dominado por grandes grupos. "A consolidação de empresas e fusões é uma realidade que dificulta a entrada de novas organizações", afirma. Além disso, uma empresa de maior porte tem ganho em escala e consegue realizar mais negociações, o que beneficia o cliente.
 

De qualquer modo, há espaço para empresas que, de fato, apostem em rigor e técnica, esclarece a gerente geral da Abagev. "Quem está de férias não se importa muito quando o voo é cancelado. Mas o executivo pode perder a compra, o evento ou a negociação do ano por conta de imprevistos. A viagem dele precisa ser cercada de cuidados", diz.
 

Aline também acredita que as agências têm de tornar-se realmente parceiras dos clientes. "Qualquer um pode fazer reservas de passagens. O trabalho da agência precisa ir além disso, oferecendo uma verdadeira consultoria para o cliente", aponta. "Uma agência que trabalha com corporativo consegue atender ao público de lazer facilmente, mas o contrário não é verdadeiro." Isso acontece, afirma ela, justamente por conta das exigências de viajantes executivos.
 

Entre os diferenciais que uma empresa do setor pode oferecer estão a personalização e o atendimento focado no executivo. Uma ideia é tentar, sempre que possível, fechar parcerias com os hotéis preferidos pelos seus clientes, por exemplo. Daisy recomenda, também, criar programas de gestão de viagens customizados para cada cliente.
 

Cross Content
Especial para o Terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC