Palestra do 18º Salão Paranaense de Turismo mostra o impacto da Copa do Mundo de 2014


Entre mito e realidade: palestrante faz balanço sobre benefícios trazidos à África do Sul durante a Copa de 2010

A realização da Copa do Mundo em 2014, no Brasil, vem gerando discussões sobre qual é o real legado que a realização desse tipo de evento pode trazer às cidades e ao país sede. Para falar sobre isso, a ABAV-PR convidou o turismólogo e especialista em África do Sul, Ricardo Velasco, para proferir a palestra principal do 18º Salão Paranaense de Turismo. Com o tema “África do Sul: atrativos turísticos e o legado da Copa do Mundo de 2010”, Velasco falou para 400 agentes de turismo sobre as potencialidades turísticas do país africano, além de fazer um balanço sobre o uso atual das estruturas criadas durante o evento na África.


“As pessoas superestimam a Copa do Mundo, colocando-a como algo muito maior”, disse Velasco. Segundo ele, isso pode decorrer do fato de que o Brasil é um país em que o futebol tem um papel importante enquanto esporte. “Existem benefícios sim, mas que serão sentidos de forma diferente de acordo com a realidade de cada uma das cidades, explica Velasco. “No caso de Curitiba, que já possui uma boa infraestrutura, essas mudanças terão um impacto menor. Acredito que em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, essas melhorias serão muito mais visíveis, principalmente em segmentos como transporte, aeroportos, comunicação e ensino de idiomas para classe média baixa.”

Grande conhecedor da África do Sul, Velasco viveu no país por mais de 12 anos e é enfático ao dizer que a Copa do Mundo de 2010 trouxe bons frutos para o país. Ainda que os estádios de futebol tenham se tornado um tipo de “elefante branco”, já que os sul-africanos tem preferência para o cricket e o rugby, o país lucrou com a melhoria nos aeroportos, o sistema hoteleiro e o transporte. Como destino turístico, a África do Sul pode mostrar toda sua potencialidade, firmando-se como um país que possui muito mais que safáris como entretenimento. “Jamais a África do Sul havia recebido um contingente tão grande de turistas. Durante os meses de junho e julho passaram pelo país mais de 400 mil pessoas”, explica Velasco.
Ricardo Valesco /Jornalista Mariza Ortiz Carvalho
Ricardo Velasco gerente de vendas e marketing da Akylanga Operadora na América Latina  e a diretora de capacitação da ABAV-PR Ana Paula Garcia. 


 O 18º Salão Paranaense está sendo realizado nos dias 2 e 3 de março, no Expo Unimed, em Curitiba (PR). Mais informações:www.salaoparanaense.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC