Vidal Ramos ganha o primeiro shopping a céu aberto da cidade

A Vidal Ramos tem 56 lojas.O projeto incluiu ainda a melhoria da iluminação, outro ponto trabalhado foi a valorização da história local. Foto: ACIF
O Centro Histórico de Florianópolis ganha o primeiro shopping a céu aberto da cidade. O projeto, resultado de uma parceria público-privada, que promoveu a revitalização da Rua Vidal Ramos, uma importante via de comércio da capital do estado. A iniciativa inclui ainda a participação de consultores do Sebrae em Santa Catarina, que orientam empresários sobre como impulsionar os negócios. A inauguração do novo espaço ocorreu nesta quinta-feira (15), às 11h.


Os resultados da mudança na Vidal Ramos ficaram visíveis nas novas fachadas das lojas, com pintura padronizada, toldos e placas de identificação. A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) garantiu também, a instalação do mobiliário - lixeiras, floreiras, bancos e totens - e a Secretaria Municipal de Obras realizou reformas na pavimentação e no sistema de água e esgoto.
Melhorias
O projeto incluiu ainda a melhoria da iluminação, com uso de lâmpadas de LED. Outro ponto trabalhado foi a valorização da história local. Em um totem instalado na esquina com a Rua Arcipreste Paiva, os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre o local, que nas décadas de 70 e 80 já recebia um grande número de pessoas. "Os resultados já aparecem e estão atraindo a atenção de outros comerciantes do centro da capital. No futuro, devem surgir mais projetos como esse", afirma o presidente da ACIF, Doreni Caramori Júnior.
Comércio
Segundo os lojistas locais, desde o início das obras de revitalização, houve um aumento no fluxo de pessoas, a rua já é conhecida como referencia para a cidade com a diversidade de lojas .
Coordenadora da Câmara de Lojistas da Rua Vidal Ramos, Rose Macedo Coelho, explica que o projeto se consolidou ao longo dos anos e que deve ter continuidade. "No início, um ou outro comerciante aparecia querendo participar. Hoje, 80% dos estabelecimentos comerciais integram o projeto", afirma.
A Vidal Ramos tem 56 lojas. Depois da inauguração, os parceiros iniciaram a segunda etapa do projeto de shopping a céu aberto. Com apoio do Sebrae em Santa Catarina e da Federação do Comércio de Bens, de Serviços e de Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), lojistas e colaboradores vão participar em conjunto de cursos de capacitação em vendas, marketing e gestão.
A intenção é melhorar o atendimento ao público, aumentar as vendas, aperfeiçoar as práticas de gestão dos estabelecimentos e ainda criar campanhas em datas comemorativas. "Ser responsável pela qualificação dos comerciantes e lojistas é uma grande responsabilidade que temos o privilégio de assumir", destaca Sérgio Fernandes Cardoso, diretor de Administração e Finanças do Sebrae no estado.
Programação
Para marcar a inauguração do novo espaço, haverá uma programação especial durante todo o dia, com a participação de artistas circenses e apresentações musicais em um palco montado entre as ruas Jerônimo Coelho e Marechal Deodoro, no centro da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC