Aconteceu nesta quarta-feira, 25/04, a cerimônia de abertura da 26º Encatho (Encontro Catarinense de Hoteleiros), promovida pela ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis de Santa Catarina), no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis. Com o tema “A hotelaria na era da informação”, o encontro visa debater as soluções tecnológicas que podem apoiar o mercado hoteleiro. 
         
Estiveram presentes na solenidade de abertura diversos representantes de entidades do setor. Entre os participantes o presidente da ABIH-SC, João Eduardo Moritz; Célio Spagnoli, vice-presidente da Fecomercio de Santa Catarina; Jair Meneguelli, presidente do Sesi; Alexandre Sampaio, presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação); Valdir R. Walendowsky, presidente da Santur; Jaime Tonello, presidente da Câmara Municipal de Florianópolis; Enrico Fermi Torquato, presidente da ABIH Nacional e Anita Pires vice-presidente do Conselho de Turismo da CNC.
 
No discurso de abertura, Moritz destacou a importância do evento para o mercado, que tem necessidade de buscar cada vez mais soluções criativas e inovadoras para a manutenção do trade. “A economia brasileira vive um momento sem precedentes e, com isso, surge uma classe nova e ávida por consumo, que se utiliza de ferramentas tecnológicas. Hoje, o empreendedor se vê impelido a adotar novas tecnologias ou sair do mercado”, declarou. “Estamos na era da corporação, onde precisamos ajudar uns aos outros, fornecendo trocas de experiências e soluções através das mídias eletrônicas”. Moritz ainda agradeceu a participação dos presentes, que não trocaram a abertura do evento pela apresentação de Paul MacCartney, que acontecia na cidade no mesmo horário. "Vocês realmente são do turismo, porque prefiriam prestigiar a Encatho, ao invés do show", concluiu.

Para o presidente da ABIH-Nacional, Enrico Fermi, dos 25 mil e 500 meios de hospedagem no país, 75% são de pequeno porte, com até 50 apartamentos, o que revela a importância desse tipo de empreendimento e o movimento do mercado, que, atualmente, busca atrair as classes C e D. Fermi ressaltou a necessidade de parcerias para a realização de projetos de capacitação, como o “Pequenos Notáveis”, em parceria com o Sebrae, e o “Cozinha Brasil”, em conjunto com o Sesi. O presidente também destacou a desoneração dos grandes meios de hospedagem e pediu empenho do trade para diminuir a sazonalidade e fomentar o turismo com projetos como o “Vale Hospedagem”, que vai para votação no Senado.

Em seguida, o presidente da Santur, Valdir R. Walendowsky, comentou o sucesso na prospecção de eventos em Santa Catarina, como o IGLTA e que, segundo dados do MTur, o estado é o 3º destino internacional do país, perdendo para São Paulo, (1º) e Rio de Janeiro (2º). Tratando-se de turismo de lazer, Santa Catarina ocupa a 2º posição na preferência dos visitantes, tendo o Rio de Janeiro na 1º colocação. “Queremos consolidar Santa Catarina como destino que pode abrigar vários eventos de porte mundial”, finalizou. Terminados os discursos das autoridades houve o corte da fita para abertura da 24º Exprotel e, em seguida, um coquetel.

Em entrevista exclusiva, o presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato, falou sobre o projeto “Vale Hospedagem”, que pretende afastar a sazonalidade da hotelaria nacional. Segundo Fermi, o vale, que permitirá ao trabalhador viajar em períodos de baixa temporada, não deve ser descontado do salário e aguarda aprovação para que os próximos passos sejam dados. Além disso, para o executivo, a hotelaria de luxo está agonizando, e que terá que se reciclar e readaptar, como fazem alguns resorts, que já eliminam serviços para baixarem a tarifa e atender às emergentes classes C e D - foco do mercado atual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC