Reunião de hoteleiros catarinenses trata de problemas do setor


Falta de mão de obra qualificada é um dos maiores dramas da hotelaria nacional

 A crise da mão de obra, as altas taxas de IPTU e ICMS que incidem sobre as despesas de água e energia elétrica dos empreendimentos hoteleiros, a necessidade de manter os hotéis atualizados e a sazonalidade, foram os principais itens tratados nesta quinta-feira (26), durante a “Momento Hoteleiro - Troca de Idéias”, dentro da programação do 26º Encatho que reuniu um grande número de associados da ABIH-SC.
 O encontro, coordenado por Volnei Koch, diretor de Eventos da entidade, contou com a ativa participação de associados, diretores, consultores e representantes de entidades do trade. Segundo Volnei, que defende a redução das taxas de IPTU e ICMS como uma das bandeiras da associação, hoje na prática uma empresa do setor trabalha quatro meses/ano apenas para pagar impostos.
Mas foi a crescente falta de mão de obra qualificada para trabalhar no setor, o tema que mais mobilizou a plateia com depoimentos dramáticos de hoteleiros e pousadeiros sobre a falta de trabalhadores para atender as necessidades da hotelaria. Algumas empresas estão adotando medidas radicais como importar trabalhadores do Nordeste para atender as suas necessidades.
 Mas a grande maioria tenta soluções locais. Segundo Talmir Duarte, pousadeiro e diretor de Pequenos Hotéis e Pousadas da ABIH-SC, a questão é educacional e a crise mostra a falta de investimento na formação de mão de obra. Mas sua tese foi contestada pela professora Fabíola Martins dos Santos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SC (IFSC). Segundo ela, a instituição disponibiliza gratuitamente diversos cursos como formação de camareiras, garçons e outros. Mas as vagas não são preenchidas por falta de candidatos. 
Uma das sugestões apresentadas foi a terceirização de mão de obra o que já vem sendo feito principalmente pelos hotéis de rede. Mas há dúvidas sobre a eficácia desta medida. Também foram citadas outras questões que impactam a relação das empresas com os empregados como as folgas semanais. Mas para alterar esses procedimento será necessário ocorrer alterações na atual legislação trabalhista que regulamenta a questão.
Também esteve em discussão a crescente necessidade de investimento na modernização dos meios de hospedagem, hoje uma exigência do hóspede, a gestão dos hotéis, entre outros assuntos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC