Porto Alegre,- A capital Gaúcha

 Foto / Ricardo André Franz

Cosmopolita, arborizada, agradabilíssima, diversificada, progressista e, essencialmente, moderna. Essa é Porto Alegre, uma terra de muitos elogios e adjetivos. Com 1.4 milhões de habitantes, a cidade ferve em todos os sentidos. Possui uma vida cultural e noturna intensa, além de uma estrutura excelente tanto para o turismo quanto para eventos.
Entre seus maiores destaques está a gastronomia, com seu tradicional churrasco de temperos e sabores exclusivos. É também o ponto de partida para muitos outros roteiros do estado, como a rotas de sol e de praia, cidades históricas, ecoturismo e turismo de aventura, cidades românticas na Serra... enfim, estar em Porto Alegre é, essencialmente, ter opções de lazer, turismo e eventos! 

Vejam aqui alguns desses atrativos:



Parque Farroupilha / Brique da Redenção
Tradicional ponto de encontro dos porto-alegrenses, o Parque Farroupilha, popularmente chamado de Redenção, é uma grande área verde próxima ao Centro. Tem minizôo, parque de diversões, quadras de esportes, áreas de caminhadas e lazer, lago e mercado. Aos domingos, das 9h às 17h, a Rua José Bonifácio, uma das vias que ladeiam o parque, abriga o tradicional Brique da Redenção, com feira de artesanato, antiguidades e produtos naturais. O local reúne todas as tribos, seja para compras ou para um bate-papo regado a chimarrão. Entre as avenidas Osvaldo Aranha e João Pessoa.

Mercado Público
Além da beleza da arquitetura do Século XIX, o Mercado Público é um centro de compras de alimentos em geral, produtos típicos, temperos, erva-mate para o tradicional chimarrão e de artesanato. Avenida Júlio de Castilhos / Avenida Borges de Medeiros / Largo Glênio Peres. Segunda a sexta, 7h30 às 19h30; sábado até 18h30. Acesso aos bares e restaurantes até as 24h.
Centro Histórico
O Centro de Porto Alegre reúne dezenas de prédios históricos, entre os quais se destacam o Mercado Público, o Chalé da Praça XV, a prefeitura (em cujo interior se encontram esculturas, quadros e vitrais vindos da França em 1869) e o conjunto arquitetônico em torno da Praça da Matriz – a Catedral Metropolitana, o Palácio Piratini (sede do governo estadual), o Museu Júlio de Castilhos, o Teatro São Pedro e o Solar da Câmara.
Usina do Gasômetro
Antiga usina localizada à beira do lago, transformada em centro cultural. Sua chaminé destaca-se em meio à paisagem moderna do Centro e integra os principais cartões postais da cidade. Abriga exposições, cinema, teatro, palestras e shows. Funciona como uma das sedes da Bienal do Mercosul e recebeu eventos do Fórum Social Mundial. O terraço oferece bela vista. Av. Presidente João Goulart, 551, às margens do Guaíba.
Passeio pelo Guaíba
Passear de barco pelo rio Guaíba é um ótimo jeito de conhecer a natureza gaúcha em plena cidade de Porto Alegre. O passeio pode ser feito de dia ou de noite e as saídas programadas em diversas opções de embarcações, oferecem toda infra-estrutura.
Casa de Cultura Mario Quintana
Além da belíssima arquitetura do prédio centenário em estilo neoclássico, onde funcionava o Hotel Majestic, última morada do poeta Mario Quintana, a Casa de Cultura abriga espaços de eventos, bibliotecas, teatros, salas de leitura, discoteca pública, auditórios, o quarto do poeta mantido como ele o deixou, galerias, museus, oficinas de arte e cafés. O Café Concerto, no 7º andar, proporciona uma bela vista da cidade com o Guaíba ao fundo. Endereço: Rua dos Andradas, 736 – Centro. Horário de funcionamento: de Terça a Sexta das 9h às 21h. Sábado e Domingo das 12h às 21h.
Caminho dos Antiquários
O Caminho dos Antiquários é um shopping a céu aberto. Um passeio cultural no berço da cidade e onde se concentram cerca de 20 lojas de antiguidades. A arquitetura no Caminho dos Antiquários é tipicamente do início do século passado e abriga, além dos antiquários, butiques, estacionamentos, cafés, serviços, lazer, bares e restaurantes.

Aqui mais informações:

Secretaria Estadual de Turismo
 (51) 3288-5450
www.turismo.rs.gov.br

Secretaria Municipal de Turismo
 (51) 3212-3464
www.portoalegre.rs.gov.br/turismo

Serviço de Atenção ao Turista – SAT
0800-517-686 - (51) 3333-1873


Clima:
O clima do Rio Grande do Sul é subtropical úmido (ou temperado), constituído por quatro estações razoavelmente bem definidas, com invernos moderadamente frios e verões quentes (amenos nas partes mais elevadas), separados por estações intermediárias com aproximadamente três meses de duração, e chuvas bem distribuídas ao longo do ano.

Acessos:
Por via rodoviária

As rodovias BR-101 e BR-116 ligam a cidade às principais capitais brasileiras.
Para Torres: BR-290 (Free way), BR-101 e RS-389 (Estrada do Mar).
Para Pelotas e Rio Grande: BR- 116 e BR-392.
Para São Miguel das Missões: BR- 386 e BR-285.

Por via aérea
Vôos regulares partem das principais cidades brasileiras e capitais do Mercosul. Para Pelotas: um vôo diário parte de Porto Alegre. Para São Miguel das Missões: um vôo diário parte de Porto Alegre para Santo Ângelo, que fica a 53 km.

Distâncias de Porto Alegre:
Brasília: 2.027 km
São Paulo: 1.109 km
Rio de Janeiro: 1.558 km
Curitiba: 770 km
Florianópolis: 498 km
Torres: 198 km
Rio Grande: 317 km
Pelotas: 250 km
São Miguel das Missões: 483 km

Melhores Épocas
A cidade pode ser visitada a qualquer época do a
no.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC