Abertura do FTN e SITMERCO ressalta a importância de um turismo integrado

O Fórum de Turismo de Negócios (FTN) e o Simpósio para Integração Turística do Mercosul (SITMERCO) foram abertos oficialmente ontem a noite, no hotel Jurerê Beach Village, com pronunciamentos do presidente da Santa Catarina Turismo (SANTUR) Valdir Walendovski, do presidente da União Parlamentar do Mercosul (UPM) Gilmar Knaesel e  da diretora do FTN e turismóloga Marta Lobo. A cerimônia foi seguida por um jantar de confraternização no restaurante do próprio hotel, Ze Perri. O FTN está em sua segunda edição e, com o objetivo de fomentar o turismo de negócios e lazer, conta com palestras, capacitações e uma feira de negócios com expositores nacionais e internacionais. O SITMERCO reune parlamentares do Mercosul e Chile para debater políticas públicas e estratégias que favoreçam o turismo no bloco.

Walendovisk, da Santur, citou em seu discurso a dificuldade de promover o turismo sem uma integração entre os países que cercam o Brasil, citando como ideal o exemplo da União Européia, em que não existem barreiras para o trânsito entre um país e outro. As barreiras, segundo ele, são um impedimento para transformar o Brasil em potência turística e eventos como o FTN e SITMERCO têm importante papel em eliminar tais barreiras. Por fim, Walendovisk agradeu os participantes, dizendo que “Santa Catarina recebe vocês de braços abertos”.
Knaesel, da UPM, complementou a fala do presidente da Santur citando a necessidade de uma parceria público-privado, da união do trade aos parlamentares. A criação de políticas públicas que facilitem o turismo é, para ele, o primeiro passo para uma verdadeira integração do Mercosul. Como deputado estadual de Santa Catarina por seis mandatos consecutivos, discorreu que parlamentares sentem as deficiências do turismo, sentem os avanços e retrocessos, e por esse motivo devem se unir em eventos como o SITMERCO para concretizar ações pelo trade.
Representando o FTN, Marta Lobo não se estendeu, agradecendo a todos os presentes, especialmente de outros estados dada a dificuldade de locomoção e, por acreditar no turismo de negócios, prometeu duas edições anuais do FTN a partir de 2013. Uma edição será sempre em Florianópolis e a outra será rotativa, estreando ano que vem na cidade de Brasília e em 2014 com possibilidades de ocupar o segundo maior centro de eventos da América Latina, no Ceará.
O FTN e o SITMERCO seguem até amanhã. A abertura da feira de negócios é a partir das 14h e a entrada é gratuita. Para as palestras e capacitações, o credenciamento abre as 9h. Clique aqui para ver a programação completa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC