Foi  preciso trabalhar muito e por muitos anos  para construir uma carreira, que deixasse marcas e um legado! Aqui uma história baseada na convivência e no aprendizado!!!!

Foto da Jornalista e Guia de Turismo, Mariza Ortiz Carvalho.
As metáforas de viagem permeiam o imaginário das pessoas. Para alguns, por exemplo, viajar pode significar a quebra da rotina, uma fuga do estresse do trabalho e das grandes cidades. Para outros, é o próprio trabalho!

Independentemente do motivo e do destino, uma coisa é certa: sempre que se pensa em viajar, especialmente por longos períodos, logo vem à cabeça o desejo de registrar tudo.
O que aprendi das viagens desse processo de construção, entendendo nossos semelhantes, observando e identificando características diferentes, que vem de suas povoações, linguagem e de seus costumes e crenças.

Vi e senti o quanto nos falta evoluir, enquanto grupos, classes e ou mesmo individualmente! Tenha grande admiração pelos os povos indígenas, porque vejo sua organização, fora sua forma muito simples de viver, porém vejo de fato como deveria funcionar uma comunidade!
Receptivos são bastante, talvez seja imposto pelo o progresso do “Homem Branco” Aquele que não sabe trabalhar em grupos, que a ganância é seu lema maior, em uma época que mais vale ter, do ser. Eles também precisam se virar. Algumas tribos aprenderam conviver e dar a volta por cima inteligentemente.

“A cultura dos povos indígenas normalmente é passada ao homem branco utilizando o pretérito do passado como: os índios cultuavam os deuses, dançavam seus rituais. Isso não é real, os povos indígenas ainda cultuam os deuses e dançam seus rituais. Esse tipo de coisa faz com que as pessoas realmente não tenham a verdadeira noção do que são os povos indígenas, de que existem etnias em sua existência” e que precisam ser valorizadas.

Valorizar o passado respeitando o presente das civilizações indígenas, criando perspectiva de vida recheadas de culturas e conhecimentos. Diminuindo e inibindo essa busca pelo consumo e a ganância ao bem material provocados pelos centros urbanos acelerados. Quando aprendemos que valores também é, o que o outro conhece das pessoas e de suas experiências e vivencias, então estaremos amadurecendo!  Valorizar e nutrir esse respeito na  sociedade atual, então teremos aprendido alguma coisa!

Ética, - Me concentro no desejo de realizar na vida, mantendo com as outras relações justas e aceitáveis e também fundamentadas nas idéias do bem e da virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.
Disseminando a ideia de que, o turismo responsável é aquele capaz de respeitar suas características, - Povos e paisagens, sem transformar as comunidades visitadas, em satélites desgarrados da cultura urbana, impedindo a destruição da beleza da paisagem e da cultura onde elas estão instaladas.

Os impactos que o turismo produz, precisa ser visto de forma responsável e sustentável, porém praticando e intensificando a fiscalização. Assim criaremos um elo de forma organizada, como fazem determinadas tribos!

Valorizar a cultura do passado, projetar a cultura do futuro, construindo a ponte e educação do hoje.

Mariza Ortiz Carvalho



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC