Florianópolis na escala do RAIDE LATÉCOÈRE



Pela primeira vez, o RAIDE LATÉCOÈRE passará pelo Brasil, contemplando, em sua 7ª edição, duas cidades: Rio de Janeiro e Florianópolis, de 6 a 8 de maio de 2013. A expedição, que tem por lema “Leve uma escola sob sua asa” refaz o percurso dos pioneiros franceses da aviação vinculados à Aéropostale nos anos 1920-1930, entre os quais Saint-Exupéry. Embora com o maior número de escalas à época, o Brasil ainda não havia sido visitado pelos aviadores reunidos em torno da memória do criador da chamada “Linha”: Pierre Georges Latécoère (1883-1943).

O Raide LATECOERE é organizado pelo Aeroclube Pierre-Georges LATECOERE desde 2007 e financiado pelos Fundos Latécoère para a Aeronáutica, cujo objetivo é fazer viver o patrimônio aeronáutico francês, principalmente o da Aéropostale, no contexto do século XXI, apoiando projetos humanitários centrados na Educação e ligados à Aeronáutica. Nesta, que é a 7ª edição, inclui-se a cidade de Florianópolis, onde oito aviadores franceses descerão em 6 de maio de 2013.
O Raide Latécoère revisita escalas e auxilia escolas
“Leve uma escola sob sua asa”

Ao longo das escalas, os pilotos levam ajuda a diferentes escolas. Seja para compra de móveis, material pedagógico ou co-financiamento, o Raide está presente. Desde 2007, são mais de 15 escolas, por volta de 7.000 alunos que beneficiaram do apoio do RAIDE LATECOERE, que também distribui anualmente e 500 kg anuais de material. A ajuda às escolas se adapta ao ciclo de desenvolvimento de cada projeto.


Em Florianópolis – de 6 a 8 de maio 

Despertado pelos projetos históricos e educacionais que se desenvolvem em Florianópolis, a saber, o restauro do antigo casarão de pilotos no Campeche (Fundação Franklin Cascaes) e os cursos de francês inaugurados pela Fundação Antoine de Saint-Exupéry na Escola Básica Brigadeiro Eduardo Gomes e exposições temáticas já realizadas na cidade, o Raide Latécoère inclui prioritariamente a capital catarinense em sua primeira escala no Brasil. Na agenda, participa da solenidade de comemoração dos 90 anos da Base Aérea na Assembleia Legislativa (6/5 às 20 horas), quando será lançado livro da história da mesma e visita os sítios históricos da aviação no Campeche (7/5, período da manhã): antigo aeródromo, casarão dos pilotos, praia do Campeche e a Escola Básica Municipal do Campeche, onde entregará, a cada aluno de francês, um exemplar do Pequeno Príncipe original. O Raide deseja conhecer as necessidades da escola para o curso de francês, com o qual pretende contribuir, e ainda conhecer com detalhes o projeto de restauro do casarão. Estão previstos encontros com autoridades locais. Os aviadores, em número de 8 (4 homens e 4 mulheres), serão recebidos em Florianópolis com o apoio da SANTUR e ficarão hospedados na Pousada NATUR CAMPECHE.

Informações: com a correspondente do Raide Latécoère no Brasil: Mônica Cristina Corrêa – monicris@uol.com.br/ Fone (48) 9629 5606.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC