Atente-se ao que vai levar na bagagem de mão. Existem regras para isso!

Essa vai especialmente para as mulheres: não se preocupe em se manter cheirosa e com a pele hidratada durante as primeiras horas da sua viagem internacional. Se estiver com perfumes, creme hidratante ou qualquer outro líquido em embalagem superior a 100ml na bagagem de mão, vai ter que deixá-lo no aeroporto. Não importa se custou caro ou se é o seu preferido. Eles vão ficar retidos.

E isso vale para mais uma série de objetos, como xampu (líquido ou gel); cosméticos líquidos (de qualquer tipo); spray de cabelo; desodorantes (em aerosol, líquidos ou creme); objetos pontiagudos, como faca, canivete, estilete, etc; fósforos e isqueiros cujo combustível seja gás; e todos os tipos de bebida.

A determinação é dos governos e autoridades da aviação civil internacional, diante da ocorrência de ataques terroristas e ameaças feitas com explosivos líquidos, com o objetivo de manter a segurança e bem-estar de quem viaja e da população, de uma forma geral.

Aqui, quando falamos em bagagem de mão, nos referimos àquela que não passa pelo check in e vai junto com o passageiro dentro do avião. Ela também deve ter determinadas dimensões, sendo que a soma da altura, largura e comprimento não pode ser superior a 115 cm (23 x 40 x 55 cm), e ela também deve pesar no máximo 5 kg.

Vamos falar então do que é permitido levar consigo na cabine do avião. Eis alguns exemplos básicos: celular, câmera fotográfica, notebook, tablet e outros aparelhos eletrônicos; cobertor, guarda-chuva, livros, cadernos, jornal e revista.

Mas como toda regra tem a sua exceção, poderão embarcar com os passageiros itens como medicamentos, desde que acompanhados da receita médica com o nome do passageiro, ou então colírio ou soro fisiológico para lentes de contato, que não excedam 120m; insulina e líquidos (incluindo sucos especiais ou gel) para passageiros diabéticos acompanhados de prescrição médica, desde que não excedam 148 ml; cosméticos sólidos, como batons, protetor labial ou desodorante em bastão, etc; e alimentos para bebês e crianças que estiverem no voo.

É claro que você não vai deixar de viajar por estar com qualquer um destes objetos proibidos na bagagem de mão, mas se envolverá uma situação desagradável, e até constrangedora, dependendo do que tiver na mala, porque poderá ser submetido a revistas complementares antes de embarcar. E como a última coisa que quem viaja quer é ser surpreendido com más notícias, previna-se.

Documentos na hora do embarque
Os documentos do viajante são tão importantes quanto a bagagem. Por isso, fique atento ao seu documento de identificação com foto, que pode ser o RG ou carteira de habilitação, bem como ao seu visto e passaporte. Aliás, essa é uma das primeiras providências a tomar quando se planeja uma viagem internacional.
O ideal é que o viajante faça a solicitação do visto com pelo menos 45 dias de antecedência, prevendo qualquer tipo de contratempo, como a lentidão do processo até a falta de comprovações.

Especialistas da área contam que é muito comum haver a procura de pessoas que querem viajar, precisam do visto, mas a data do embarque está muito próxima. “Nestes casos, a pessoa precisa remarcar a passagem e replanejar toda a viagem, porque não há tempo hábil para fazer o requerimento do visto.”, explica Alexandre Luis Pedrosa, diretor da Infovistos, uma das cinco maiores empresas emissoras de vistos consulares do Brasil.
Por isso, não corra riscos! Para saber mais, acesse www.infovistos.com.br.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC