COPA DAS CONFEDERAÇÕES, O PRIMEIRO SALTO PARA O TURISMO

Da Rio+20, no ano passado, aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro em 2016, o Brasil percorrerá uma trilha luminosa de megaexposição do país em todo mundo. Trata-se de uma chance inédita na história do Brasil de projeção de seus atributos no mundo. Tardaremos gerações e gerações para conseguirmos um novo momento histórico deste, em que os principais megaeventos do mundo aconteçam em um intervalo de poucos anos em nosso país.


Flávio Dino, presidente da Embratur

Do ponto de vista do turismo, essa megaexposição que já estamos tendo é um diamante bruto. Bilhões de reportagens, fotos no Facebook, comentários no Twitter e conversas de mesa de bar no mundo todo sobre nosso país, nossos costumes, tradições, língua, enfim, nosso jeito de ser, nossa cultura. É esse burburinho que, muitas vezes, desperta no turista o desejo de conhecer um país. E é aí que atua a Embratur, onde tenho orgulho de trabalhar.

Nossa missão, como órgão de promoção do Brasil é mostrar a milhões de estrangeiros em todo o mundo que nosso país é um lugar sensacional para passar férias com a família e amigos ou mesmo para organizar um congresso ou convenção. Por isso, o momento de megaexposição do Brasil no exterior para a Embratur é algo tão importante. Traduzindo para a linguagem comercial: cria o ambiente para que vendamos o nosso produto.

Por isso, em minha gestão, criei o Goal to Brasil, uma forma inovadora de promover o Brasil. Em vez de disputar espaço nas feiras de turismo com outras dezenas de destinos, a Embratur passou a organizar eventos próprios, com cerca de 200 operadores de turismo cada, em que eles passavam por um dia de verdadeira imersão no Brasil. Informações sobre destinos turísticos, comidas típicas e cultura de cada região. Em 12 meses, foram cerca de 2.800 operadores contactados.

Para o período específico da Copa das Confederações, estamos realizando 15 press trips – visitas guiadas para jornalistas – com objetivo de mostrar os eventos que ocorrem no mês de junho em todo o país.

O objetivo é que, após essas viagens, vários veículos internacionais publiquem reportagens no exterior dando dicas sobre esses atrativos turísticos para que sejam conhecidos durante a Copa do Mundo do ano que vem. Com isso, queremos estimular o turista que virá ver os jogos de 2014 a conhecer o maior número possível de cidades brasileiras.

Na área das tecnologias e da comunicação virtual, estamos preparando um novo site de promoção do Brasil que auxiliará o turista a preparar sua viagem totalmente pela internet. Além disso, o viajante tem a possibilidade de conhecer virtualmente todos os estados e destinos turísticos brasileiros.
A Embratur também colocou à disposição dos turistas um aplicativo para smartphones, o Brasil Mobile que funciona como um guia turístico. O aplicativo tem informações sobre as cidades-sede da Copa e ainda ensina ao turista estrangeiro algumas frases básicas em português.

Mas, todo esse esforço de nada adiantará se não forem oferecidos preços competitivos ao turista que venha ao nosso país. Por esse motivo, esta semana que passou, encaminhei à Secretaria de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça os casos de aumentos abusivos em tarifas hoteleiras para a Copa do Mundo e Copa das Confederações.

Todo esse investimento público está sendo feito para garantir um ciclo duradouro de crescimento do fluxo turístico no Brasil. Esse esforço de toda a nação, que paga seus impostos, não pode ser jogado fora pela ganância de um punhado de empresários, que pretende obter lucro máximo no mínimo de tempo. Se o turista que vier para a Copa ficar com a imagem de um destino caro, essa marca pode durar décadas. É contra isso que estamos lutando na Embratur.


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