II Simpósio Catarinense de Astronomia em Videira(SC)

foto/divulgação
Videira - A Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria deTurismo e Cultura e o Observatório Municipal Domingos Forlin em parceria com o Instituto Federal Catarinense - IFC campus Videira firmaram parceria para a realização do 2º Simpósio Catarinense de Astronomia (SCA) e o 42º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA Videira). Os eventos programados para acontecerem de 1º a 3 de agosto serão sediados no Campus do IFC Videira. “O IFC tem se tornado um excelente parceiro da Secretaria de Turismo e Cultura, tanto em áreas técnicas quanto na promoção de eventos com cunho educacional e turístico, como este, que estamos preparando para o mês de agosto”, explica o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt.

Segundo o diretor do Observatório Domingos Forlin, o astrônomo Fábio Herpich, o Simpósio Catarinense de Astronomia é o evento mais importante do Estado dentro da área. Durante o encontro, instituições, pesquisadores, alunos e professores que estão trabalhando em assuntos correlatos à Astronomia farão a apresentação dos estudos mais recentes sobre o tema. “Durante o evento também há intercâmbio entre os participantes e, para muitos, representa a oportunidade de trocar ideias com profissionais de grande destaque no cenário astronômico nacional”, diz Herpich ressaltando que o Simpósio contará com palestras com pesquisadores renomados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Os interessados em participar do 2º Simpósio Catarinense de Astronomia podem se inscrever no site http://eventos.videira.ifc.edu.br/sca2013/, onde também encontrarão outras informações sobre o evento, horários e os palestrantes. “ Para o SCA há duas formas possíveis de participação: como assistente, sem a necessidade de apresentar trabalho ou então como participante com trabalho, que poderá ser apresentado por meio de pôster ou apresentação oral”, esclarece Herpich.

EREA é destinado a professores
O Encontro Regional de Ensino de Astronomia, EREA é um projeto executado pelos organizadores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e tem foco na capacitação de professores no ensino de Astronomia. Acontece há vários anos em todo o Brasil. A edição de Videira será a 42ª, mas em Santa Catarina essa será apenas a segunda vez que o evento acontece. A primeira edição catarinense do EREA aconteceu em Jaraguá do Sul em 2011.

O diretor do Observatório explica que neste evento os professores terão acesso a palestras e oficinas com o objetivo de reforçar e esclarecer temas que serão tratados dentro da sala de aula, desde as fases de alfabetização até o ensino médio. Os palestrantes virão de instituições destacadas de São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, os professores que participarem do EREA e, que a escola em que trabalham, ainda não tenha participado da OBA, levarão para a escola uma galileoscópio e um livro.
Para se inscrever no EREA os professores deverão acessar o link: http://eventos.videira.ifc.edu.br/erea-videira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC