Roteiros de inverno,-Urubici(SC)


De cima dos 1822 metros de altura do ponto habitado mais alto de Santa Catarina, o Morro da Igreja, é possível enxergar uma das principais atrações de Urubici: a Pedra Furada, uma rocha esculpida naturalmente com um buraco de 30m de circunferência.

Em dias de céu limpo, mesmo a 100 km do litoral, a vista do mar contrasta com o vento frio que normalmente sopra no alto do morro. No inverno, a neve – que costuma cair por lá nessa estação ano – completa o clima em uma das cidades mais geladas do Brasil.

Famosa pelo frio – em junho de 1996 os termômetros teriam registrado -17,8ºC, temperatura negativa recorde no país –, Urubici se destaca, também, por possuir atrativos para os mais variados gostos. Conhecida pelo título de “Capital Catarinense de Tesouros Naturais”, a cidade apresenta uma grande diversidade de relevos.

Além do Morro da Igreja, outros morros, como, por exemplo, o do Campestre (1380m) e do Oderdeng (1400m), onde existe uma rampa para saltos de voo livre, formam a alta topografia da região, na qual localizam-se os famosos cânions.

A altitude do relevo faz de Urubici um paraíso para os amantes dos esportes de aventura. As quedas d'água, como a Cascata do Véu da Noiva, com 35m de altura, são um prato cheio para a prática do rapel. Outra opção para praticantes mais experientes é a Cachoeira do Avencal, que tem uma queda de 100m, ideal também para os adeptos da tirolesa.

Mesmo para quem não gosta de se aventurar, o visual das quedas faz valer a pena a caminhada nas trilhas, que, na maioria dos casos, são de fácil acesso. No caso do morro do Avencal, onde está a cachoeira de mesmo nome, a trilha ainda guarda um outro atrativo: inscrições rupestres feitas há, pelo menos, 4000 anos.

Outras opções

Os que dispensam emoções tão fortes – mas não abrem mão do contato com a natureza – podem visitar a Caverna Rio dos Bugres, formada por túneis onde antigamente moravam índios. Em outra gruta, a da Nossa Senhora de Lurdes, existe, desde 1944, uma imagem da Santa que dá nome à caverna. Lá, fiéis devotos à Santa deixam fotos e objetos como testemunhos das graças alcançadas e, em outubro, é realizada a Romaria da Penitência no local.

A religiosidade é, também, um dos atrativos de Urubici, onde se localiza uma das maiores igrejas do estado, a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, que abriga os restos mortais do padre com fama de santo José Alberto Espíndola. A construção chama atenção por sua arquitetura, em estilo gótico, com três entradas semelhantes à principal.


Além das atrações esportivas, naturais e religiosas, a vida no campo, com paisagens repletas de araucárias – como pinheiros –, é uma das razões que atraem os turistas. Passeios à cavalo e a gastronomia típica da região com produtos feitos artesanalmente na própria cidade, são a opção para quem só quer curtir o frio e fugir da rotina urbana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC