30° Abrajet,- Palmas -Tocantins


Os jornalistas especializados em Turismo associados da Associação Brasileira de Turismo de Palmas, Capital do Tocantins, receberam seus colegas de todo o Brasil de 20 a 23 deste mês sediando o 30º Congresso Nacional da entidade.

Durante quatro dias, os participantes realizaram sessões plenárias, reunião do Conselho, Assembléia Geral e conheceram detalhes apresentados pelo presidente Rogério Almeida da Abrajet de João Pessoa, Capital da Paraíba, onde será realizado o 31º congresso com a eleição do novo presidente nacional. Sabe-se que três nomes foram citados: Alberto Gonçalves (SC), Belmiro Gregório (TO) e Rogério Almeida (PB).

Também puderem conhecer os atrativos e belezas de Palmas e Porto Nacional, além de contar com a hospitalidade e hospedagem no Girassol Plaza Hotel, o único credenciado pela FIFA para a Copa do Mundo de 2014.

No Jubileu de Prata do Tocantins, que completa 25 anos no dia cinco de outubro de 2013, a Abrajet (TO) recebe todos os turistas com muita alegria e festa, considerando-se “novo destino turístico do Brasil”.

O Festival do Turismo de Gramado teve um espaço durante a Assembléia Geral, usado pela
jornalista da Abrajet do Rio Grande do Sul Glaucia Nielsen, que fez o convite para a participação de todos, à 25ª edição de sete a dez de novembro 2013, quando ocorre 25 anos do conceituado evento.

Diante das manifestações em todo o Brasil, o local da abertura do congresso, que seria no Palácio Araguaia com a presença do Governador Siqueira Campos, foi transferida para o Salão Nobre do Girassol Plaza Hotel. Aconteceram violências e alguns vidros da fachada do Palácio foram quebrados, o que foi possível constatar quando da visita ao Governador.

No segundo dia, os jornalistas realizaram um city tour pela cidade, além da visita oficial ao Palácio, sede do Governo do Estado que ocupa uma área útil de 14 mil metros quadrados e os seus arcos lembram a Igreja De Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade, cidade histórica de Tocantins. Destaque para os dois painéis na entrada do Palácio relatando a história do Estado desde o período Brasil Colônia até a Constituição de 1988 quando foi criado o “Tocantins”.

Em seguida, os abrajetianos visitaram o Memorial Coluna Prestes, criado em homenagem a Luiz Carlos Prestes e sua coluna Invicta, de 1925 a 1927 e que percorreu 25 mil quilômetros e foi a maior marcha revolucionária da história moderna. A obra tem assinatura de Oscar Niemeyer e defronte se encontra a estátua “O Cavaleiro da Esperança”, de Maurício Bentes, retratando Prestes.

O city tour guiado foi encerrado no Palacínho da Cultura, hoje Museu Histórico do Tocantins, a primeira obra erguida na capital em 1989, tendo abrigado a sede do Poder Executivo até março de 1991. Os jornalistas foram recebidos pela Orquestra Sinfônica formada por jovens estudantes de sanfona e que muito agradou aos visitantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC