Santa Catarina firma convênios com Governo da Catalunha

                           Colombo e o presidente da Catalunha. Foto: Antônio Carlos Mafalda/Secom

O governador Raimundo Colombo recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 8, uma comitiva do governo da Catalunha para assinatura de convênios de pesquisa científica envolvendo universidades catarinenses e a Universidade de Barcelona. Também foi assinado um acordo de parceria entre o Porto de Imbituba e o Porto de Barcelona, para troca de experiências. A comitiva visitante foi liderada pelo presidente do Estado da Catalunha, Artur Mas i Gavarró, e pelo Embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de la Cámara Hermoso. A reunião foi na Casa d'Agronômica, em Florianópolis. À tarde, a comitiva participa de encontro com empresários catarinenses na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

“Hoje damos um novo passo importante na nossa relação empresarial e científica. Essas coisas se desenvolvem a médio e longo prazo, mas não tenho dúvidas de que a relação de Santa Catarina com a Catalunha vai produzir efeitos muito positivos na área econômica e social”, afirmou o governador Raimundo Colombo, lembrando que o início do processo foi em 2011, com a visita de missão catarinense a Barcelona.

O acordo técnico e científico entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Universidade de Barcelona tem duração inicial de cinco anos, podendo ser renovável por novos períodos de cinco anos, e prevê o envio de especialistas catarinenses à Catalunha e a vinda de especialistas catalães a Santa Catarina; e a realização de visitas de estudo, estágios, treinamentos e eventos de formação, nas duas regiões, por parte de estudantes, professores e servidores das universidades envolvidas. O suporte financeiro para as ações definidas em comum acordo será de responsabilidade da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

O presidente da Fapesc, Sergio Luiz Gargioni, diz que o primeiro tema tratado será a biotecnologia, por meio da equipe de Lages da Udesc. “Biotecnologia já é uma área de competência da Udesc e, com a parceria com a Universidade de Barcelona, vai se agregar mais conhecimento e, especialmente, a transformação desse conhecimento em empresas”, destacou. Gargioni explicou que a cooperação é ampla e outros setores serão estudados, como design, turismo e tecnologia.

O presidente do Estado da Catalunha, Artur Mas, ressaltou as semelhanças entre Santa Catarina e a Catalunha. “O Brasil é um país muito grande se comparado com a Catalunha, por isso buscamos identificar aqueles estados brasileiros que podem ter mais semelhanças conosco e com os quais podemos trabalhar parcerias. E este é o caso de Santa Catarina, que tem uma boa base industrial, uma orientação para o comércio exterior e para o turismo. Santa Catarina pode ser uma grande porta de entrada para todo o Brasil e também para a América Latina”, afirmou.

A Catalunha é um estado autônomo da Espanha. A região, cuja capital é Barcelona, é o principal destino turístico da Espanha e tem uma indústria que se destaca em setores como tecnologia, têxtil e agronegócio. A população catalã é de 7,5 milhões de habitantes, cerca de 1 milhão a mais do que a população catarinense.

Entre os representantes do Governo Catarinense na reunião na Casa d'Agronômica, também estavam o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen; o presidente da Fapesc, Sergio Luiz Gargioni; o presidente da SC Parcerias, Paulo César da Costa; e o Secretário Executivo de Assuntos Internacionais, Filipe Mello; além do prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, e de representantes de universidades catarinenses.

Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação da Secom/SC no (48) 3665-3006 ou com o assessor Alexandre Lenzi, que acompanha o governador. O celular do assessor é (48) 8843-4350. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa.
As fotos também estão disponíveis na página Galeria de Fotos e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar no fotografia@secom.sc.gov.br ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013.

Estamos à disposição.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC