FESTIVAL DIVULGARÁ CINEMA BRASILEIRO NO EXTERIOR

Embratur apoia Brazilian Film Festival, evento que terá edições em três continentes, exibindo filmes para divulgar a cultura brasileira. "A cultura é o principal cartão de visitas do turismo brasileiro", avalia Flávio Dino, presidente da Embratur

O cinema divulga a cultura de uma nação, as belezas de um país e gera no público a vontade de visitar os lugares apresentados na telona.  Por esta razão, os principais destinos turísticos internacionais também são os maiores produtores de conteúdo audiovisual. Tendo como cenário suas paisagens e como pano de fundo a cultura local, estimulam pessoas do mundo inteiro a visitá-los. “O cinema é uma poderosa ferramenta de promoção de um país. Basta olhar a reversão do sucesso dos filmes norte-americanos, franceses e até indianos na construção de imagem de um país e, portanto, no desejo de visitá-lo”, avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino.

Com base nessa experiência, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) decidiu investir no mercado audiovisual como uma das formas de atrair turistas para o Brasil e vai apoiar a realização do BRAFF (Brazilian Film Festival), em três países, Estados Unidos, Reino Unido e Uruguai. Entre 17 e 24 de agosto, acontece o 17º festival de Miami, uma das principais ações de promoção da cultura brasileira nos Estados Unidos. O BRAFF Miami se consolidou como uma importante vitrine e oportunidade de negócios com o mercado norte-americano.

Nesta edição, o BRAFF Miami vai acontecer no Colony Theatre e contará com uma programação voltada para o tema futebol. Durante três dias, o público poderá conhecer as histórias de vida de alguns ídolos do futebol brasileiro como Helenos de Freitas, Garrincha e Zico, imortalizados nas telas e na memória de milhões de torcedores. Além da mostra sobre futebol, filmes com outras temáticas também serão exibidos em Miami.

Os curadores do festival serão o diretor de fotografia Walter Carvalho, o cineasta e atual presidente da Associação Brasileira de Produtores Independentes de TV (ABPITV), Marco Altberg, a produtora executiva, Elisa Tolomelli, o gerente de marketing e de desenvolvimento de projetos do Canal Brasil, André Saddy e o cineasta, produtor e fundador da locadora Cavídeo, Cavi Borges.

No próximo mês, será a vez do público londrino apreciar as produções audiovisuais brasileiras durante a 5ª edição do BRAFF London que acontecerá entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro. A cerimônia de abertura da edição inglesa acontecerá no BAFTA – Academia Britânica de Filme, Televisão e Artes, onde acontece o “Oscar britânico”.

Em seguida, entre 04 e 10 de outubro, nossos vizinhos uruguaios poderão conhecer a produção cinematográfica brasileira durante a 4ª edição do Cine Fest Brasil Montevidéu. A inserção de Montevidéu no Circuito Inffinito, que promove o BRAFF, foi estratégica para a consolidação do intercambio do Brasil no mercado latino-americano.


Gastronomia - Paralelo às edições do Brazilian Film Festival, acontecerá também a promoção da gastronomia brasileira. Em cada cidade onde se realiza o BRAFF, serão escolhidos dez restaurantes, próximos aos cinemas, para elaboração de um prato especial da nossa cozinha. “A gastronomia é um dos aspectos mais importantes da cultura de um país, agrega valor ao destino turístico, além de ajudar a divulgar os aspectos regionais de cada destino”, afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC