Cultura e Arte movimentam o turismo de Bento Gonçalves (RS)

II Simpósio Internacional de Escultores, que segue até o próximo domingo (20/10), irá enriquecer o patrimônio artístico e cultural do Brasil

 
           Recentemente os municípios brasileiros elegeram o turismo cultural e o ecoturismo como os dois segmentos mais importantes para serem desenvolvidos e promovidos em suas localidades.  A cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, já conhecida internacionalmente pelo Roteiro Caminhos de Pedra e pelas premiadíssimas vinícolas, agora quer receber o título de capital das esculturas. “Hoje o Festival de Cinema de Gramado é uma referência quando se fala no assunto. Bento Gonçalves também será uma referência no país quando se falar em esculturas”, diz Angela Martins, diretora do Instituto Tarcísio Michelon (ITM), entidade que realiza o evento.
          

           Há onze dias dez renomados escultores – Park Chan-Kab - Coreia do Sul; Eric Verhelst – Bélgica; Constantina Iconomopulos – Argentina; Julio Londoño – Colômbia; Aquiles Jiménez - Costa Rica; Jean-Claude Lambert – França; Alceo Luiz Da Costa – Brasil; Tanya Preminger – Israel; Djordje Cpajak – Sérvia e Renato Brunello – Itália – estão trabalhando incansavelmente para transformarem, até o próximo domingo (20/10), um bloco de pedra basalto em uma belíssima escultura. Essas obras irão embelezar praças, parques e espaços públicos juntamente com as outras dez obras da primeira edição criadas por Tobel – Alemanha; Hermann Gschaider – Áustria; Jean-Claude Lambert – França; Thierry Ferreira – Portugal; Rath Geber Attila – Hungria; Alessandro Canu – Itália; Cristóbal Delgado – Espanha; Emiliano Sacco – Argentina; Liu Yang - China e Paulo Aguinsky - Brasil.

 



Turismo para apreciar obras de arte 

            Segundo o Ministério do Turismo, o turista cultural é geralmente atraído para usufruir os seguintes elementos culturais: Sítios históricos; Edificações especiais; Obras de arte; Espaços culturais, como museus e centros de cultura; Festas e celebrações locais; Gastronomia típica; Artesanato e produtos típicos; Música, dança, teatro, cinema; Feiras e mercados tradicionais; Saberes e fazeres locais; Realizações artísticas e ateliês; Eventos programados, como festivais e Roteiros com temática cultural.  

          A visitação segue aberta ao público até o próximo domingo (20/10), diariamente das 9h às 12h e das 14h às 17h, possibilitando à comunidade e turistas interagir com os artistas e conhecer cada uma das obras, além de trocar experiências, conhecimentos e técnicas com diferentes culturas. “Podemos dizer que este é um dos poucos eventos, se não for o único, do país que permite à comunidade apreciar as etapas do desenvolvimento de uma escultura, podendo observar o sentimento do artista sendo revelado em cada detalhe da obra”, comenta Angela Martins. “Se o turista é atraído pelo diferente, pelo novo, com certeza, ele irá adorar visitar e conhecer estas obras. É uma experiência inesquecível”, completa.




         
O II Simpósio Internacional de Escultures, que tem como curador o renomado escultor, João Bez Batti, foi viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) - Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. No último fim de semana, a conselheira estadual da Cultura, Maria Eunice Azambuja de Araujo esteve na cidade e acompanhou de perto as atividades e a repercussão do projeto junto à comunidade e turistas.

Serviço:
O que: II Simpósio Internacional de Escultores
Quando: até o dia 20 de outubro
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
Quanto: Gratuito – Aberto ao público
Onde: Rua Dr. Rolando Gudde (próximo à Casa das Artes)
Bairro Planalto - Bento Gonçalves - RS
Realização: Instituto Tarcísio Michelon
Programação: De 05 a 19/10 – Debates e troca de visão sobre arte,
 técnicas e vivências. Agende seu horário pelo fone
 (54) 9112-5328
ou pelo e-mail
 info@simposioescultoresbentogoncalves.com
Informações: www.simposioescultoresbentogoncalves.com
www.facebook.com/simposioescultoresbentogoncalves


Comentários

  1. O Blog...informa mais uma edição do turismo no sul do país com forte apelo voltada as artes e escultores de várias partes do país e fora dele. Parabéns por esse evento de grande valia para cultura do RS, nesse caso para Bento Gonçalves /RS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Deixe seu comentário:

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC