Exposição de Alfredo Andersen chega à Florianópolis pela 1ª vez


Entre as importantes obras do “pai do impressionismo brasileiro” está “Humboldtstrasse”, onde hoje fica a cidade de Corupá
 Ele foi responsável pela formação de uma geração de pintores brasileiros entre 1892 a 1935. Retratou com singularidade melancólica personalidades, paisagens e cenas do cotidiano local afetado pela luminosidade das terras tropicais. Não é a toa que é considerado o “pai do impressionismo brasileiro”.
Por tamanha contribuição, o artista norueguês Alfred Emil Andersen possui até um museu em sua homenagem na cidade de Curitiba, no Paraná. A partir do dia 14 de outubro, parte deste significativo legado poderá ser apreciado de perto pelo público catarinense com a exposição Andersen em Florianópolis,no Museu de Arte de Santa Catarina até 1º de dezembro.

Esta é a primeira vez que a capital de Santa Catarina recebe as obras do renomado pintor norueguês que observou com peculiaridade a natureza do estado e do povo brasileiro. “É uma oportunidade única para os catarinenses conhecerem a obra deste grande artista. É um orgulho para o estado receber esta exposição”, diz Beto Martins, Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. São 55 telas cedidas por seis colecionadores e oito instituições. Entre as obras, estão registros da passagem do pintor por Santa Catarina – é o caso de “Humboldtstrasse”, a fantástica paisagem serrana de Santa Catarina descrita pelo caminho de acesso para a antiga cidade de Humboldt, onde hoje fica a cidade de Corupá, a figura humana e o animal se integram em um cenário perfeito, que documenta a diversidade e a beleza do Sul do País. (imagem anexada).

A iniciativa da exposição Andersen em Florianópolis veio da Sociedade dos Amigos Alfredo Andersen, em parceria com o Consulado Geral da Noruega e o Museu Alfredo Andersen. A mostra tem a curadoria da artista plástica Amarílis Puppi, que ressalta a relevância do acervo. “Trata-se de um artista que nos legou obras que transcendem fronteiras. A exposição das obras de Andersen no MASC propicia a visão da importância desse artista para a formação da cultura estética pátria”.

Serviço
Exposição Andersen em Florianópolis
Local: Museu de Arte de Santa Catarina
Endereço: Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 Florianópolis
Período: 14 de outubro à 1º de dezembro
Custo: entrada franca.
Mais informações: (48) 3953-2322


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC