Destino, - Florianópolis, chega mais verão!


A melhor maneira de circular pela ilha é de carro, embora na alta temporada os congestionamentos para as praias, que são afastadas, sejam constantes. A região é servida por transportes públicos, entretanto, os táxis circulam apenas na área central e os ônibus geralmente atrasam e ficam cheios... Então o jeito é solicitar este serviço a uma agencia de turismo.

Quem nunca sonhou passar as férias numa ilha paradisíaca, cercada de praias maravilhosas, vegetação exuberante, dunas que se movem com os ventos, cascatas, lagoas e riachos de águas límpidas? E ainda por cima não precisar abrir mão do conforto e das facilidades da vida moderna?

Este local responde carinhosamente pelo apelido de “Floripa”. Florianópolis, a capital dos catarinenses ou a Ilha da Magia como quer a propaganda oficial, é sinônimo de paraíso. Para se entender melhor Floripa é bom saber que mais da metade da cidade fica numa ilha oceânica, cujo nome oficial é Ilha de Santa Catarina. Está ligada à parte continental por três pontes, sendo uma delas, a Hercílio luz, verdadeiro patrimônio da humanidade. Inaugurada em 1926, é a única no gênero existente ainda no mundo, que está passando por processo de recuperação.

As melhores praias de Florianópolis, naturalmente, ficam na Ilha. Partindo do centro da cidade, todos os caminhos levam ao mar. Pela Avenida Beira Mar Norte, chega-se às praias do norte e do leste. Bem sinalizada, a via de acesso tem pista dupla até o trevo de Ingleses. As praias do norte possuem excelente infraestrutura turística e de lazer. São mais frequentadas por pessoas de classe média alta, famílias e turistas estrangeiros. Entre elas estão Jurerê, Jurerê Internacional, Canasvieiras, Ponta das Canas e Lagoinha. Nas baías calmas e protegidas dos ventos ancoram lanchas, veleiros e iates de todos os portes e procedências.

Na costa leste, praias como Lagoinha do Leste, Ingleses, Santinho e Brava, concentram o maior número de veranistas. Ingleses é praticamente uma cidade. Tem vida noturna própria com bares, restaurantes e danceterias sempre lotados. A praia do Santinho ficou conhecida pelo mega empreendimento Costão do Santinho, um dos maiores resortes do país.
Planejada com esmero arquitetônico, a Brava é reduto de “vips”, de ministros a artistas de televisão. É ali que o tenista Gustavo (Guga) Küerten costuma passar o verão e surfar.

Sul da Ilha:
Nesta banda, a Ilha revela a sua face açoriana mais autêntica e curiosidades como a passagem do escritor e aviador do correio francês, Antoine Saint Exupéry, que gostava de jogar conversa fora com os pescadores na praia do Campeche. Para os nativos, o escritor era apenas o “Zé Perri”.
Fora do circuito dos grandes hotéis, o sul da Ilha é compensado por dezenas de pousadas. Muitas apresentam decoração temática e oferecem cardápios alternativos. A praia de Pântano do Sul é referência para gente de todas as tribos. Um dos lugares mais exóticos é o restaurante do Arantes. Nas paredes da antiga casa açoriana estão fixadas milhares de mensagens deixadas por visitantes, encantados com a magia do lugar. Do Pântano do Sul parte uma trilha até a praia da Lagoinha do Leste. No trajeto, contato direto com a vegetação nativa, riachos, fauna, flora e a visão deslumbrante da praia selvagem. Com um pouco de sorte, dá até para ver as baleias francas nadando tranquilas na baía com seus filhotes.

No lado oposto, fica um dos lugares mais encantadores da Ilha: a “freguesia” do Ribeirão da Ilha, onde são cultivados as ostras e os mexilhões. Os restaurantes têm nomes sugestivos como Maria vai com as Ostras, Rancho Açoriano, Ostradamus.

Nos 30 km de estrada sinuosa, sempre costeando o mar, surgem o casario açoriano, igrejas do século 18, colônia de pescadores, fazendas de ostras e mexilhões e barcos coloridos que enfeitam toda a orla da Ilha. No final do percurso, o passeio só é possível através de trilhas ou barcos alugados dos pescadores. Mas a aventura é compensada pelo prazer de pisar nas areias finas e alvas da Praia dos Naufragados, tendo à frente a fortaleza de Araçatuba e várias ilhas menores.

Lagoa Encantada
No centro da Ilha fica uma das suas maiores joias: a Lagoa da Conceição. Ali rola de tudo. Dos esportes náuticos à pesca noturna do camarão. Da feirinha de artesanato aos shoppings centers e lojas de souvenires. Dos restaurantes de frutos do mar aos barzinhos para se curtir os finais de tardes. A Lagoa é também um dos points mais agitados da vida noturna da Ilha. Casas com música ao vivo, restaurantes e bares descontraídos, danceteria, e, sobretudo muita paquera, arrastam a diversão até o amanhecer.

Nas proximidades estão outros encantos, como a praia da Joaquina (dos surfistas) a praia Mole (dos corpos sarados) e a Barra da Lagoa com sua frequência popular, muito pagode nos bares à beira-mar.

Mas Florianópolis, mesmo no verão, não é só praia. Toda e qualquer modalidade de esportes radicais podem ser praticados na Ilha. Do voo livre ao sandboard nas imensas dunas da Joaquina e Santinho. Dos esportes náuticos às trilhas dentro da mata, sobre os costões, por vilas de pescadores, cachoeiras, inscrições rupestres e paradas para observação da flora e fauna nativas. Tem também passeios de barcos ou escunas em roteiros variados que incluem fortalezas do século 17 e as ilhas onde vivem aves e animais marinhos. Sem dúvida, deve-se reservar um tempo para passeios e visitas aos museus e centros históricos, localizados em sua maioria no centro da cidade.

Outra dica é aproveitar para conhecer os arredores da cidade, como as águas termais e o rafting, em Santo Amaro da Imperatriz; as primeiras colônias dos imigrantes alemães do sul do Brasil, em São Pedro de Alcântara, Angelina e São Bonifácio, comunidades que trazem a marca dos imigrantes alemães nas casas típicas estilo enxaimel ou alpino, na língua alemã falada no dia-a-dia e nos deliciosos cafés coloniais servidos nos finais de tardes.

Sugestões de passeio na Ilha:
• Admirar a Ponte Hercílio Luz do Forte Sant´Ana, na Avenida Beira-mar.
• Visita às fortalezas históricas.
• Passeio de escuna saindo do Centro ou de Canasvieiras, com destino à Ilha de Anhatomirim, Ratones Grande com passagem pela Baía dos Golfinhos.
• Passeio no Iate Casablanca.
• Caminhadas ecológicas na Lagoinha do Leste, Naufragados, Costa da Lagoa, Lagoa do Perí, Moçambique, Ingleses entre outras.
• Passeio de barco com almoço na Costa da Lagoa.
• Mergulho, caminhadas e visita às inscrições rupestres na ilha do Campeche.
• Visita ao casario colonial das localidades de Ribeirão da Ilha (Sul), Santo Antônio de Lisboa (Norte) e Lagoa da Conceição.
• Degustar ostras no Ribeirão da Ilha.
• Voo duplo de parapente sobre a Praia Mole.
• Sand board (surf na areia) nas dunas da Joaquina ou Ingleses.
• Inscrições rupestres na Praia do Santinho.
• Artesanato na Alfândega (Centro), Casa Açoriana (Santo Antônio de Lisboa) ou diretamente com as rendeiras de bilro, na Avenida das Rendeiras, Lagoa da Conceição.
• Passeio no Centro Histórico: Praça XV, Palácio Cruz e Sousa, Catedral Metropolitana.
• Mercado Público e Prédio da Alfândega.
• Museu de Arte de Santa Catarina e outros museus como a casa de Victor Meireles, no Centro.
• Vista panorâmica dos muitos mirantes da ilha: Ponto de Vista, na Lagoa da Conceição, Morro da Cruz (Centro), Morro das Pedras (Sul), Ingleses (Norte), Morro das Sete Voltas, Praia Mole e Lagoa da Conceição.

Entre algumas opções, temos aqui:

Para quem tem pouco tempo, o city tour oferecido pelo Floripa By Bus é boa opção. O ônibus de dois andares, com o segundo panorâmico, oferece quatro roteiros - sendo um noturno -que percorre as principais praias e atrativos da capital. Os tours duram entre duas e quatro horas.

Para outra região que está ao redor de Florianópolis: Minha sugestão vai para as:

• Águas termominerais em Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas.
• Rafting no Rio Cubatão, em Santo Amaro.
• Colônias alemãs de São Pedro de Alcântara e Santa Isabel.
• Praia da Guarda do Embaú, em Palhoça, onde há boas pousadas para pernoite.
• Centro Histórico de São José.
• Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
• Praias, contos e gastronomia de Governador Celso Ramos.
• Parques Aquáticos em Antônio Carlos
Não esqueça: De organizar seu passeio com operadoras de turismo, agencias de turismo, ou mesmo contrate acompanhamento profissional de um Guia de Turismo Credenciado. Com essa atitude você estará passeando seguramente tranquilo sem estresses, para desfrutar das maravilhas e belezas da Ilha.

O Guia de Turismo credenciado pelo Ministério do Turismo está pronto para atender suas expectativas, é profissional qualificado e responsável pelo bem estar do turista.

Do “Blog Turismo daqui para o Mundo” por Mariza Ortiz Carvalho - Jornalista Mtb/SC 3547




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC