A viagem ao Chile,- Região dos Lagos


Fico pensando quantos lugares lindos existem por ai, nesse mundão... Afinal temos cinco continentes para descobrir, porém para uma Brasileira (o) a América dos Sul, está bem aqui, oferecendo um mundo de cenários espetaculares, para quem quiser conhecer.

Fui ao Chile no mês de Dezembro, como jornalista e escritora, estive percorrendo essa região por dez dias. O que se vê se traduz em termos de cultura. Sua gente e a sua forma de tratar. É característico do Chileno o bem atender, preserva boa fama pelo mundo. Eles sabem receber, sabem atender ao turista. 

Chile se encontra dentro do Chile! Diferente e igual, entre regiões que sinalizam e que falam por si só. Costumes, tradições, dialetos e muita gastronomia. Um Chile cosmopolita, um Chile urbano, Um Chile de raízes, um Chile rural. A mistura que compõem o país é, sem duvida, o seu maior legado e o seu grande atrativo.

A Região dos Lagos, sobretudo se diferencia das demais por ser um lugar que dá espaço a visualização do verde, da natureza das montanhas, dos vulcões, dos lagos e das culturas que vem de seus ancestrais. Conforto por lá tem muito... Chile está preparado para receber o visitante: Grandes hotéis, excelentes restaurantes e algumas atrações, entre museus, teatros. A cultura sempre presente.

Se você pensar em conhecer o Chile, vai para a Região dos Lagos, conheça Chiloé, um arquipélago incrível. Lá você encontrará muitas opções de passeios e alojamentos de primeira classe. Existem muitas opções de passeios como observação de pássaros, avistar os pinguins, cruzar vários rios de uma ilha a outra, em barcos e balsas, andar a cavalo e outros esportes radicais, pesca, participar de um Curanto, comidinhas típicas Chilota e indígena, interagir com as pessoas do lugar que habitam e conversar. 

O artesanato e as tradicionais casas e igrejas, fazem da cultura, sua identidade local. Reconhece-se pela forma das construções que consideradas patrimônio mundial, preservadas mundialmente. As famosas "Tejuelas de Alerces" são os cortes de madeira que vem de uma árvore que se chama Alerce. Os diferentes cortes, tanto para paredes como telhados, são trabalhados de forma artesanal, dando asas à imaginação. Todas as madeiras são trabalhadas para elaboração e construção de casas e das igrejas, com a mesma técnica.

Região com influência Alemã nota-se pelo carinho que cuidam de seus jardins, casas e de sua culinária. Nas escolas que são conhecidas e de referência, as crianças aprendem vários idiomas, porém, o inglês é fundamental.

Osorno, o município não é somente conhecido pelo Vulcão, também chamado de comuna, Osorno é uma cidade que faz parte do sul de Chile e que está na região dos lagos. Conta com 145.475 mil habitantes. E está na direção da estrada internacional 215 que leva ao país vizinho-Argentina para Bariloche. Osorno é uma cidade simpática, atrativos turísticos não falta, como a Igreja metropolitana, a praça central com um enorme touro e seu mercado público municipal, onde ha grande oferta de artigos e também dos artesanatos do local.

Falar de Puerto Varas e Puerto Montt é, falar da magia entre lugares conectados e bem sinalizados. A informação chaga através das placas ao londo das rodovias e trechos. São bem visíveis as estradas que nos levam mais ao sul. Puerto Varas e Puerto Montt são lugares bem preparados para receber o turista, contam com importante infraestutura dentro da atmosfera romântica, que desenham as cidades. Hotéis rústicos, elegantemente construídos de madeira. Lobby com lareiras, vinhos, queijo, flores e muitos jardins acompanhados de boa musica. Veja em Puerto Varas, o acervo de seu casario, praças e suas igrejas.

Sem esquecer que Frutillar reconhecido pela cidade da musica, ela encanta por si própria, por ser linda, pequena, limpa e organizada. Suas casas são de muito bom gosto, com fechadas muito bem decoradas. Suas casas e jardins chamam a atenção de quem pela rua passa. No dia em que a visitei fazia muito calor, as pessoas estavam na praia com a família, desfrutando do sol e fazendo preguiça em um dia de domingo.

Desse roteiro tem mais por ai... Estarei esporadicamente pontuando alguns detalhes como os lagos de Peulla mais ao sul, os Saltos de Petrohue e outras lugares pequenos por onde tivemos o prazer de viajar. Postarei mais fotos dos destinos. Conhecido como destino familiar, assim é o sul de Chile, melhor, a Região dos Lagos.

Por: Mariza Ortiz Carvalho- Jornalista - Mtb3547






Comentários

  1. Parabéns pela excelente matéria sobre a visita ao Chile, país que tive a felicidade de conhecer.Bjos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada colega!
    O Chile é um País bela diversidade étnico cultural, suas paisagens são estonteantes... Tenho muito ainda à explorar, quero conhecer Torres del Paine!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Deixe seu comentário:

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC