Deputados de Brasília aprovam projeto que garante o mínimo de 10% de publicidade para blogueiros

A Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF, aprovou a Proposta de Emenda à Lei Orgânica 51/2013, que destina, no mínimo, 10 % da verba publicitária dos Poderes Públicos locais para veículos de imprensa comunitária e blogs de Brasília.

“Sou blogueiro há 6 anos. A luta é incansável em busca do reconhecimento comercial do ‘Acontece Brasília’ e também pela valorização do jornalismo cultural, que tem sido esquecido e cada vez perde mais espaço. Por isso, essa lei vem colaborar com o trabalho de profissionais da mídia independente e nos fornecer o mínimo de sustentabilidade”, conta o jornalista e blogueiro – Eldo Gomes – que é coordenador geral do Movimento dos Blogueiros de Brasília – MBB.

O projeto teve maioria na CLDF. Dos 18 parlamentares presentes todos votaram pela aprovação do PELO 51 / 2013, que tem autoria da deputada distrital Luzia de Paula. O projeto é uma grande conquista dos profissionais que atuam nas mídias alternativa.

O Movimento dos Blogueiros de Brasília – MBB, tem a coordenação geral do jornalista e blogueiro ‘Eldo Gomes’, gestão das mulheres blogueiras de ‘Adriana Lima’ e coordenação legislativa do fotógrafo e blogueiro ‘Fernando Fidelis’.

Como surgiu o Movimento dos Blogueiros de Brasília?

Eldo:
 - Estou na blogosfera há 7 anos. E, no site Acontece Brasília desde 2007. Com o crescimento dos acessos surgiram vários parceiros e conheci muitos blogueiros. Com isso, começamos, em 2011, por iniciativa do amigo Fernando Fidelis, a realizar ‘Enkontro de Blogueiros’, eu cuidando da divulgação e ele da execução. Desde então fomos unindo estes trabalhadores da web de Brasília e ficando amigos.

Qual o objetivo principal do MBB?

Eldo: - Nosso principal objetivo é formar várias parcerias. Ter o grupo unido em prol de realização de projetos, seminários, palestras, eventos, talkshows, debates e outros. Além disso, claro, ter representatividade para conseguir benefícios para uma categoria de ‘micro empresários’ que lutam pela sustentabilidade da blogosfera independente.

A Lei Orgânica do DF exige o interstício de 10 dias entre um turno e outro, com isso a proposta das mídias comunitárias será votada em segundo turno em fevereiro de 2014. Com a aprovação deste projeto a população do Distrito Federal tem a garantia do ‘direito a informação’, que é previsto no artigo 5º - da Constituição Federal. Pois são os blogs e jornais comunitários que chegam com notícias em todas as instâncias e pontas.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC