Nelson Mandela inspira novo mapa turístico da África do Sul

Guia ajuda a conhecer locais importantes da trajetória do ex-líder político

Seguir os passos de Nelson Mandela (1918-2013) pela África do Sul ficou mais fácil com o lançamento do “Madiba-inspired tourist attractions” (em tradução livre, "as atrações turísticas inspiradas na vida de Madiba", que era o apelido de Nelson Mandela). Trata-se na verdade de um mapa turístico que aponta todos os pontos relevantes na trajetória de Mandela, ex-presidente sul-africano e principal líder da luta contra o Apartheid, o regime político que durante 44 anos dividiu brancos e negros na África do Sul.  
 
A novidade foi anunciada nesse mês pelo ministro do turismo Marthinus van Schalkwyk, em lançamento promovido em Cape Town, último lugar em que Mandela esteve preso antes de ser libertado em 11 de fevereiro de 1990, depois 27 anos preso.
 
“A morte de Mandela, nosso primeiro presidente eleito democraticamente, comoveu o mundo inteiro e fez com que todos pudéssemos refletir sobre a vida desse homem fenomenal e comemorar todas as conquistas dele não apenas pela África do Sul, mas pela humanidade”, disse o ministro.
 
Para facilitar o acesso público aos locais que fizeram parte da história de Madiba foi então desenvolvido o “Madiba-inspired tourist attractions”, que traz um resumo dos locais chaves que fizeram parte da história dele.
 
Criado pela South African Tourism, o órgão de turismo de África do Sul, em parceria com a Nelson Mandela Foundation, o mapa destaca pontos turísticos de interesse geral nas quatro províncias sul-africanas que fizeram parte da vida de Mandela. 
 
Entre os locais incluídos no mapa estão Eastern Cape, onde ele nasceu, cresceu e estudou até chegar à Fort Hare University; Gauteng, onde militou como advogado de direitos humanos e se firmou como um dos membros proeminentes da política sul-africana; KwaZulu-Natal, onde foi preso; e Western Cape, onde ficou preso até ser libertado.

O mapa será distribuído no mundo inteiro através de operadoras e agências de viagem e também em versão online no site www.southafrica.net.

Museus ligados à história do Apartheid fazem parte do tour

Desde que Mandela foi libertado, em 1990, diversos museus e monumentos foram abertos para relembrar a trajetória dele e, ao mesmo tempo, facilitar o entendimento da história da África do Sul.
 
Entre as opções incluídas no mapa “Madiba-inspired tourist attractions” estão diversas atrações turísticas relacionadas à época do Apartheid e reconhecidas como patrimônio histórico da humanidade pela Unesco, como a  Ilha de Robben, onde Mandela ficou preso, e a casa de Mandela na Vilakazi Street, em Soweto (que fica na única rua do mundo onde já viveram dois ganhadores do prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela e o arcebispo Desmond Tutu).
 
Há ainda espaço para atrações menos conhecidas, como o museu ao ar livre de Kliptown, também em Soweto, e o museu dedicado à infância e juventude de Mandela na cidade de Qunu, onde o corpo do líder foi enterrado.


          Eleição de Mandela aqueceu a indústria de turismo sul-africana
 
“A integridade, a esperança, a reconciliação e o amor trazidos por Mandela afetaram milhões de vidas. Esse ano comemoramos 20 de democracia e de liberdade, e esperamos receber turistas de vários países para compartilhar a história da África do Sul e o legado de Mandela. Ele não foi apenas um homem e um líder incrível, mas um ícone global. Desde 1994 pessoas de todo o mundo têm visitado a África do Sul para conhecer lugares que fizeram parte da história de Madiba. Ele, sozinho, colocou a África do Sul no mapa e agora estamos retribuindo o favor”, disse Marthinus van Schalkwyk durante o pronunciamento.
 
Os dados sobre o crescimento do turismo na África do Sul durante as últimas duas décadas reforçam as palavras do ministro.  Em 1993, um ano antes de Mandela ser eleito, a África do Sul havia recebido 3,4 milhões de visitantes internacionais. Em 2012, o número saltou para 13,5 milhões de pessoas, das quais aproximadamente 9,2 milhões eram turistas (visitantes que passaram uma ou mais noites no destino).
 
“Mandela deixou uma grande legado para o nosso turismo, estimulando a pessoas de todos os países a visitarem o destino por conta própria. Foi graças à visão e aos princípios dele que nossa indústria do turismo se desenvolveu tanto. O legado dele também fez com que as pessoas enxergassem o país para além das belezas naturais e do excelente custo-benefício; hoje quem nos visita sabe que aqui vive o verdadeiro povo de Mandela, caloroso e hospitaleiro, e pode realmente sentir toda a magia de Madiba”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC