Itamaraty cria serviço para atendimento a turistas estrangeiros

A três dias do início da Copa do Mundo no Brasil, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) já conta com 30 diplomatas trabalhando nos centros de Comando e Controle instalados nas 12 cidades-sede e também em Aracaju, Maceió e Vitória, usadas como base de treinamento por algumas seleções. A função desses diplomatas, que trabalharão em regime de plantão, é atuar como facilitadores para ajudar os governos estrangeiros na prestação de assistência consular a seus cidadãos. Os diplomatas brasileiros poderão, por exemplo, intermediar o contato entre os serviços consulares estrangeiros e autoridades brasileiras em casos que envolvam cidadãos estrangeiros. O Itamaraty pediu às embaixadas estrangeiras a lista de contatos e telefones de plantão durante a Copa.

Além disso, os países com seleção na Copa terão direito a agentes consulares dentro dos estádios nos jogos de suas seleções. Eles poderão auxiliar cidadãos que venham a ser atendidos pelos juizados de menores e penal instalados nas arenas da competição, no caso de envolvimento em brigas, algum menor perdido, entre outros casos, dando agilidade à solução.Sem representação diplomática nem consular no país, nem mesmo cônsules honorários, o governo da Bósnia e Hezergovina pediu e teve autorizada a abertura de um consulado temporário na capital fluminense, com agentes consulares para auxiliar seus nacionais. A seleção jogará na primeira fase contra a Argentina, a Nigéria e o Irã, no Rio de Janeiro, em Cuiabá e em Salvador, respectivamente.

Já o Chile pediu facilidades para instalação de agentes consulares em postos brasileiros na fronteira do país para apoio a chilenos em trânsito. Na primeira fase, o Chile enfrenta a Austrália, a Espanha e a Holanda em Cuiabá, Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente. O primeiro jogo da Copa do Mundo acontece nesta quinta-feira (12), na Arena Corinthians, o Itaquerão, em São Paulo. Brasil e Croácia se enfrentarão às 17h, após cerimônia de abertura. Mais de dez chefes de Estado já confirmaram presença no evento, além da presidenta Dilma Rousseff.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC