Artista Jandira Lorenz cria cartaz do 32º Festival de Dança de Joinville


Obra homenageia balé russo de Diaghilev e é inspirada na bailarina Tamara Karsavina

Para a edição do 32º Festival de Dança de Joinville, que ocorre de 23/7 a 2/8, o cartaz oficial do evento traz a assinatura da artista plástica Jandira Lorenz (Florianópolis), reconhecido nome catarinense com grande parte de sua produção vinculada ao desenho. A obra homenageia os Ballets Russos de Diaghilev, que revelaram ao ocidente o esplendor do mundo oriental com seus temas, suas músicas, suas encenações suntuosas e seus magníficos bailarinos, revitalizando a dança da época. A figura central é inspirada na renomada bailarina russa Tamara Karsavina que teve, posteriormente, papel relevante na transmissão de sua arte e formação de grandes bailarinos no mundo ocidental.

O convite à Jandira se deve à valorização do talento de artistas catarinenses, bem como ao reconhecimento a uma característica peculiar de Lorenz, considerada uma das desenhistas mais importantes do Estado com técnica apurada nos detalhes. A iniciativa do Instituto Festival de Dança em prestigiar artes plásticas para criar os cartazes vem desde 2010. Já assinaram as obras Ricardo Kolb (2010: “Dance” – feita a partir da técnica que utiliza o carvão mineral, giz de cera e terra); Môa (2011: “Movimento – Espirais do Tempo", por meio da representação de pássaros); Juarez Machado (2012: cartaz "O Ontem e o Hoje"); e Elifas Andreato (2013: “Bailarina).

Jandira é nascida em Dom Feliciano (RS) e reside em Florianópolis há 38 anos. Formou-se na FAAP (São Paulo), fez mestrado na ECA (USP) e ministrou disciplinas de História da Arte e Desenho no Centro de Artes da UDESC desde a década de 70, até se aposentar. Em 1973, começou a participar de salões de arte, tendo recebido algumas premiações no país e no exterior. Também tem se dedicado desde a década de 70 à ilustração de revistas e livros infantis, com obras publicadas em editoras de vários países. Em 2011, o público pôde prestigiar a exposição das ilustrações para o livro O Soldadinho de Chumbo, Barca dos Livros (Florianópolis), e em 2012 a exposição itinerante “O Universo Onírico de Jandira Lorenz”, promovida pelo SESC e que percorreu o estado de Santa Catarina.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC