Brasil e África do Sul trocarão experiências no Turismo

Ministros de ambos os países assinam memorando de entendimento de cooperação turística para intercâmbio de informações. Ministro do Turismo da África do Sul, Derek Hanekom, ministro do Turismo do Brasil, Vinicius Lages, e o secretário-adjunto de Turismo e Projetos Especiais do DF, Luis Otávio Neves.

Os governos brasileiro e sul-africano assinaram, nesta quarta-feira (24), um memorando de entendimento de cooperação turística. O documento prevê a troca de experiências bem sucedidas na atração de turistas e o incentivo à visitação mútua das populações envolvidas. A iniciativa também tem foco no esforço conjunto pelo combate à exploração sexual infantil no turismo.

O ministro do Turismo Vinícius Lages destacou que a África do Sul atraiu mais de nove milhões de visitantes estrangeiros em 2012, desta forma, trata-se de um país que pode contribuir com as metas brasileiras e aumentar a visitação internacional dentro do país.

“A ideia é que a gente construa um plano de trabalho para atuar em algumas áreas de interesse comum”, disse. “Temos muito que aprender dos modelos de negócios, de concessão, das práticas de conservação, de como atrair investimentos, da formação e envolvimento da comunidade local, da produção associada, do patrimônio natural associado ao patrimônio cultural”, pontuou o ministro.

O secretário-adjunto de Turismo e Projetos Especiais do Distrito Federal, Luis Otávio Neves, que acompanhou a assinatura do memorando em São Paulo, onde ocorre a 42ª edição da Expo Internacional de Turismo (ABAV), comemorou a iniciativa e afirmou que Brasília também tem muito a contribuir.

“A Capital Brasileira é destino de grandes eventos e podemos colaborar com essas experiências. Fomos, em pouco tempo, sede da Copa das Confederações, Copa do Mundo, Gymnasiade e ainda iremos receber Fórmula Indy, Fórum Mundial das Águas, Universiade e as Olimpíadas 2016 como subsede. Todos esses eventos são fruto de um esforço intenso de captação”, lembrou. “Estamos muito bem colocados em relação ao ranking nacional e em processo crescente de evolução no cenário internacional. Nossas boas práticas são, sem dúvidas, um importante case de sucesso”, salientou o secretário-adjunto.

Entre as ações previstas, está ainda a formulação de um Código de Ética Mundial no Turismo voltado a vinculação de outros países ao comprometimento com o combate a exploração sexual infantil e outras práticas que afetem a dignidade humana. O texto deve também incluir a troca de informações sobre projetos de promoção, treinamento e intercâmbio a nível mundial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC