Facebook apresenta pesquisa inédita na ABAV Expo

Viagem é o tema mais discutido na rede social

Dividida em três partes, João Pastore e Marcio Freire, diretor e gerente de Negócios do Facebook, respectivamente, ministraram a palestra “Como o Facebook pode ajudar você a vender mais viagens”, no segundo dia da 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, realizada no Centro de Convenções do Anhembi.


Pastore iniciou a apresentação mostrando, em primeira mão na ABAV Expo, algumas informações da pesquisa realizada pela Sparkle, na qual detectou que o turista utiliza a plataforma em todos os estágios da viagem, por meio de cinco ciclos. O objetivo da pesquisa é identificar o comportamento dos viajantes, além de revelar que o tema “viagem” é o tópico mais discutido no Facebook.

Sonhar é o primeiro ciclo detectado pela pesquisa, revelando que 80% das pessoas se influenciam por fotos de amigos para realizar uma viagem e 42% acessam os álbuns para conhecer mais sobre aquele destino. O segundo ciclo é o de planejamento, apontando que 85% dos usuários da rede social ficam propensos a escolher um destino depois de conversar com os amigos que estiveram naquele local e 89% escolhem por indicação.

Comprar compõe o terceiro ciclo da pesquisa, indicando que os indecisos buscam referências nos amigos antes de tomarem qualquer tipo de decisão. Viver o momento se refere ao quarto ciclo, indicando que os usuários estão a todos os momentos conectados ao Facebook, apontando que 98% se conectam durante as férias e 92% acessam a rede social todos os dias da viagem, incluindo check-in em um determinado local, como aeroporto ou restaurante, por exemplo. Pastore apontou o quinto ciclo como o momento de relembrar a viagem, indicando que 93% compartilham o álbum da viagem ao chegar em casa e 38% compartilha ainda em trânsito.

Marcio Freire, especializado no segmento de Turismo no Facebook, apresentou as funcionalidades das ferramentas capazes de gerar lucros para os agentes de viagens que tem interesse em tornar a plataforma geradora de negócios. Freire apontou quatro elementos fundamentais para o sucesso. Criar a página e abastecê-la com informações relevantes, identificar e segmentar o público-alvo, segmentar a mensagem por público e promover a mensagem fazendo com que atinja as pessoas certas.

Freire mostrou aos participantes o Custon Audiences, uma ferramenta que detecta, por meio dos seus e-mails da base de dados, quem tem cadastro e se utiliza da rede social. O segundo é o Look Alike, que apresenta o que esse público gosta, permitindo a segmentação das postagens. Por exemplo, indicando que a agência tem uma determinada quantidade de pessoas que apreciam vinho, praia, etc.

O palestrante encerrou a apresentação divulgando um link para os iniciantes que queiram implementar o marketing da empresa no Facebook. Para acessar, basta clicar aqui.

Fonte: Amigo! Comunicação Integrada



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC