São Luís celebra 402 anos com agenda cultural

Cidade terá 10 dias de música e dança para comemorar mais de quatro séculos de história

A capital maranhense, São Luís, comemora 402 anos na próxima segunda-feira (8) e terá 10 dias de programação cultural a partir desta sexta-feira (5). Entre as atrações turísticas da cidade, destaca-se o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina. Outro ponto forte é a culinária local, que oferece pratos como o cuxá, o arroz de cuxá, o peixe frito e a torta de camarão.

A mistura de povos gerou em São Luís um rico conjunto de manifestações culturais, como o bumba-meu-boi, tambor de crioula, cacuriá e as tradicionais festas juninas. Além disso, a cidade tem forte influência da música jamaicana.

Conhecida como a capital brasileira do reggae, a cidade dá início aos festejos com um show que reúne cantores locais, grupos de dança, radiolas e DJs do ritmo jamaicano na Praça Maria Aragão, a partir das 19h.

No sábado (6) a cidade homenageia o Dia Municipal do Tambor de Crioula, com a apresentação de grupos regionais, procissão e ladainha. Já para domingo (7) estão previstos um show de músicas religiosas e a participação de bandas da região, na Praça Maria Aragão. Na segunda (8), aniversário da cidade, haverá outro show com músicos locais, também na Praça Maria Aragão.

História

A cidade foi fundada em 1612 por uma expedição francesa comandada por Daniel de La Touche, cujo objetivo era estabelecer uma colônia na região.  Com a expulsão dos franceses em 1615, São Luís passou ao domínio dos portugueses, mas em 1641 foi novamente invadida, dessa vez por holandeses que permaneceram no local até fevereiro de 1644.

Devido à localização favorável à atividade portuária, São Luís se tornou um importante centro de exportação de algodão e cana-de-açúcar durante o período colonial. Dessa época, a cidade conserva o centro histórico, tombado pela Unesco, repleto de sobrados e casarões, além de ruas e praças típicas dos séculos XVIII e XIV.

Programação

Sexta-feira (5)

"Vibrações Positivas" – Show em comemoração ao Dia Municipal do Regueiro, com participação de DJs, bandas de reggae, grupos de danças e radiolas. Local: Praça Maria Aragão. Horário: 19h.

Roda de conversa "Pungada da Ilha" – Roda de conversa com participação do Professor Ferreti (UFMA) e Neto de Azilê. Local: Galeria Trapiche (Praia Grande – Centro). Horário: das 15h às 18h.

Sábado (6)

Projeto "Pungada da Ilha" – Comemoração do Dia Municipal do Tambor de Crioula com apresentação de cinco grupos de tambores de crioula, procissão e ladainha. Local: Fábrica das Artes (Rua São Pantaleão – Madre Deus). Horário: das 17h às 0h.

"Imenso Amor" – Espetáculo artístico musical com o Padre João Carlos e participação da banda católica "Paresia". Local: Praça Maria Aragão. Horário: 19h.

Domingo (7)

"Glórias" – Show evangélico com a cantora gospel Bruna Karla, participação da banda local Marcados pela Promessa, e do Pastor Marcos Lins Gruvira. Local: Praça Maria Aragão. Horário: 19h.

Segunda-feira (8)

"Louvação a São Luís" – Show musical com participação da banda Pedeginja, Phill Veras lançando novo CD e DVD; Som do Mará, de Chiquinho França; e participação especial dos jovens talentos Brígida Andrade e Victor e Bruno. Local: Praça Maria Aragão. Horário: 19h.

Terça a domingo (9 a 14)

Festival Internacional de Folclore – Presença de grupos nacionais e internacionais, com representantes da Colômbia, México, Argentina, Chile, Estônia, entre outros convidados. O evento promove o patrimônio imaterial por meio da dança, da música, dos jogos, dos rituais e dos costumes. Local: Praça Maria Aragão. Horário: a partir das 19h.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Ascom/MTur
Telefone: (61) 2023-7029/7064
e-mail: imprensa@turismo.gov.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC