Cuba: Dedicam à Amazônia XX Festa da Cultura Ibero-americana

Uns 250 delegados de 20 países de Europa, América Latina e o Caribe confirmaram sua participação na XX Festa da Cultura Ibero-americana, que vai se celebrar em Holguín, Cuba entre os dias 24 e 30 de outubro.

Alanys Toranzo, especialista de Relações Públicas, explicou a Prensa Latina que esse evento constitui um fato cultural, comemorativo do encontro entre as culturas do Velho e o Novo Mundo, quando o Almirante Cristóbal Colón chegou à baia de Bariay, em 28 de outubro de 1492.

Até a data de hoje, ratificaram sua assistência intelectuais cubanos e de países como Espanha, Argentina, Venezuela, Costa Rica e Brasil, quem têm apresentado suas palestras ao evento.

Disse que a sustentabilidade ecológica e cultural dos nossos povos será o tema central desta XX edição do festival, dedicada à Amazônia.

É um espaço ideal para o diálogo, a troca cultural, a solidariedade e momento para reunir amigos, intelectuais e artistas nesta urbe cultural de Cuba, convocados todos pela Casa de Ibero-América, instituição que auspicia o evento, disse.

Mesmo assim, adiu que no contexto da Festa se convoca ao IX Congresso Ibero-americano de Pensamento, espaço de debate científico, no qual especialistas de diversos países reúnem-se para reflexionar em torno à significação e importância histórico-cultural da região ibero-americana.

Por sua vez, a especialista de Relações Internacionais da Casa, Diamela Torres, comentou que já confirmaram "Kaleidoscopio Danza" e "Elixir Teatro", ambos da Colômbia; "Danzas Purrufé" da Argentina; a Banda de Rock "Balkanski Plajiat", da Bósnia Herzegovina radicados na Canadá, e o duo de guitarristas croatas "Elena e Siki".

Estarão presentes também: o fotógrafo Rafael Cruz, o maestro concertista Avelino Vega Pérez, ambos do México; a cantante equatoriano-espanhola Elizabeth Pérez Parreño, a pesquisadora brasileira Marcela Liliana Caetano Popof e o teatrólogo argentino Diego Rafael Salva.

Desde o Equador estarão presentes os integrantes do Colectivo "Desde la Mirada", da mão de sua coordenadora Ghislaine Izaguirre; quanto da Argentina virá o realizador Sebastián Arias para apresentar o audiovisual "La voz de los sin voz", da Tumba Francesa de Bejuco.

Durante o evento terá lugar a Feira Iberoarte, com a participação de uns 50 artesãos de nove países, entre os que destacam o Peru, Colômbia, Itália, Equador, México e Panamá.

Prensa internacional



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC