Entrevista com José Minguez, responsável da companhia em Portugal

Inicia-se hoje a nova ligação aérea para o Porto a partir de Madrid que a Air Europa vai passar a operar com seis frequências semanais.

À partida do Porto, a Air Europa fará quatro frequências de 2ª a 6ª – 07h30, 11h10, 15h40, 19h10 – e duas aos sábados e domingos – 11h10 e 19h50. De Madrid, os voos de 2ª a 6ª feira acontecem às 06h40, 10h20, 14h45 e 18h20, enquanto aos sábados e domingos o horário é às 06h40 e 14h40. A aeronave utilizada é um Embraer 145 com capacidade para 50 lugares.

Sobre a Air Europa, quarta companhia aérea a voar o Porto-Madrid, o Opção Turismo trocou algumas palavras com o responsável da companhia para Portugal, José Minguez, que nos começou por dizer que a a Air Europa é uma empresa do Grupo Globalia que tem como accionistas, o presidente Juan José Hidalgo, que detém 57% das acções, o Banco Popular (9.9%), Ibercaja (7%) e Abel Matutes (5%). As restantes acções, 21,1%, são propriedade da família Hidalgo.

Com sede em Palma de Maiorca, a Air Europa tem o seu principal hub em Madrid. Actualmente, refere o nosso entrevistado, a frota é constituída por 20 Boeing 737-800, 13 Airbus 330 e 11 Embraer 195.

- No entanto, a companhia voa com cinco ATR da frota da Swiftair e um Embraer da companhia Privilege Style.

- Está previsto, a curto ou médio prazo, o aumento da frota?

- Sim. Para já estão encomendadas oito unidades Boeing 737-800, da última geração para curto e médio curso e oito aeronaves B.787-Dreamliner, para o longo curso, que serão entregues a partir do ano 2016.

- Segundo recentes dados, a Air Europa aumentou de forma muito positiva o volume de tráfego na Europa? A que se deve este aumento?

- Deve-se sobre todo ao aumento de oferta de destinos do longo curso. Air Europa como linha aérea regular trabalha em rede. A principal finalidade é trazer passageiros ao nosso hub do longo curso.

- Neste primeiro semestre de 2014, quais as rotas mais rentáveis da Air Europa?

- Não existe só uma rota rentável! A rentabilidade é medida globalmente. O parâmetro que mede a rentabilidade duma companhia aérea é o RASK que em Air Europa é de 0,6 cêntimos de euro. Com este dado pode-se fazer comparações com os restantes concorrentes para se perceber a rentabilidade da Air Europa.

- Qual o número de passageiros que a Air Europa movimentou, à partida dos aeroportos portugueses No primeiro semestre de 2014?

- No primeiro semestre de 2014, o número de passageiros que a Air Europa, à partida dos aeroportos portugueses, movimentou foi de 62.560.

José Minguez depois de destacar as recentes aplicações móveis que a Air Europa lançou, salientou que as vendas a nível mundial através deste canal têm representado um grande sucesso e, nomeadamente em Portugal, as vendas através deste canal duplicaram.

A Air Europa, relativamente ao ano fiscal que vai terminar em 31 de Outubro, é a empresa do Grupo Globalia que mais facturou, prevendo-se uma facturação aproximada dos 1.800 milhões de euros. Algo relevante já que, na generalidade, o sector da aviação tem registado grandes prejuízos. Sobre este tema, o responsável pela Air Europa em Portugal, disse:

-Air Europa têm vindo a realizar, desde há alguns anos, uma importante reestruturação com uma redução da sua estrutura o que lhe permitiu conseguir lucros no ano 2013 e para o ano 2014, refere o nosso entrevistado, acrescentando que nesta conjuntura económica do sector, não é muito importante atingir altos volumes de vendas.

- O importante é, saber como são utilizados os recursos para atingir estes volumes de venda. Hoje predomina o controlo dos custos versus volume das vendas.

A terminar esta entrevista com José Minguez perguntámos se, face às recentes declarações do ministro da Economia de Portugal se a Air Europa é um dos interessados na compra da TAP

- Para além do que já informou o ministro, não tenho nenhuma declaração a fazer a esse respeito. Trata-se duma negociação directa com a Holding Globalia, à qual pertencemos como divisão aérea Air Europa.



Fonte: Luís de Magalhães



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC