Turismo lança projeto de qualificação internacional

O Secretário Executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, participou nesta terça-feira (23) do lançamento do Projeto de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade no Consulado Britânico do Rio de Janeiro. Esta é uma parceria do Ministério do Turismo com a Associação de Faculdades (AOC – Association of Colleges), do Reino Unido e cooperação técnica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes.

O Projeto tem por objetivo investir na qualificação profissional de estudantes brasileiros de Turismo e Hospitalidade que desejam aprimorar seus conhecimentos na área, além de aperfeiçoar a fluência em inglês. O evento teve a presença do Cônsul-Geral Britânico, Jonathan Dunn, e da gerente internacional da Associação de Faculdades do Reino Unido, Ayesha Williams.

De acordo com o Secretário Executivo, Alberto Alves, o Reino Unido é um país de excelência em turismo, tendo recebido 31,2 milhões de visitantes em 2013. “Nosso objetivo é ampliar o número de turistas por aqui também”, disse. O Cônsul-Geral Jonathan Dunn citou dois programas bem–sucedidos na área de educação que envolvem os dois países: o Ciência Sem Fronteiras e o Chevening. “Espero sinceramente que esse projeto seja um grande sucesso e que a parceria cresça e se fortaleça no futuro” disse.

Com duração aproximada de três meses, os cursos incluem disciplinas ligadas ao setor turístico, com destaque para temas como liderança, inovação, gestão da qualidade, marketing, hotelaria, eventos, gastronomia e idiomas. Também serão desenvolvidas atividades práticas em empresas do ramo, que darão aos alunos a oportunidade de enriquecer sua experiência internacional.

Da parceria com a AoC, o Ministério do Turismo escolheu cinco centros universitários britânicos de excelência para o curso de qualificação, sendo que quatro deles encaminharam seus representantes para o evento: Clarisse Almeida, da Newcastle College; Janette Donjon, da The Sheffield College; Anna Connors, da The Bournemouth and Poole College; e Rachel Iles, da Exeter College. Além das quatro universidades, compõe o grupo a Edinburgh College.

O resultado final com os nomes dos cinquenta estudantes classificados será conhecido nesta quinta-feira (25), por meio de publicação no Diário Oficial da União. As bolsas de estudo incluem seguro-saúde, auxílio deslocamento e pagamento das taxas escolares. O público-alvo do Projeto são estudantes que querem melhorar os seus conhecimentos na área de turismo e hospitalidade e, principalmente, o nível de inglês. Além do Reino Unido, o Governo Federal também fez parceria com a Fundación Universidad.es, da Espanha.

O projeto pioneiro de qualificação profissional aconteceu em Portugal, em 2013, com 50 estudantes brasileiros bolsistas, com aulas práticas e teóricas sobre diversos aspectos do turismo, além de curso de aperfeiçoamento em língua inglesa.]

Ouça aqui comentário do assessor especial de Relações Internacionais do MTur, Acir Madeira, sobre a qualificação de estudantes brasileiros no exterior.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC