Itá - Destino turístico para todas estações


Itá é uma cidade totalmente planejada, para que você possa desfrutar da tranquilidade e o aconchego do povo hospitaleiro e das belezas naturais que cercam o município. A cultura local, a culinária típica, o alto padrão da rede hoteleira e a diversidade de serviços, fazem de Itá um dos principais polos turísticos do estado Catarinense.

A Nova cidade de Itá é uma cidade totalmente planejada em virtude da construção da Usina Hidrelétrica de Itá. As curvas e o leito do Rio Uruguai, foram os responsáveis por esta grande mudança, mudança pela qual veio para criar novas oportunidades e abrir novos horizontes aos itaenses, transformando a pacata Itá em um dos maiores polos turísticos do nosso Estado.


Itá tem gravada na sua rica história os importantes registros do tempo onde os balseiros foram os principais responsáveis pelo desenvolvimento econômico do município, quando em 1919, fora implantada a Empresa Madeireira Luce Rosa & Cia Ltda.

No ano de 1929, além da água do Rio Uruguai, iniciava-se também o ciclo da cachaça, onde mais de 20 alambiques movimentavam o comércio da região. As águas além de servir como estrada aos balseiros e oferecer peixes para o sustento, começou a produzir e emanar mais luz aos itaenses, instalando no ano de 1947 a primeira usina, junto ao Rio Uva.



Em 1978 ocorreu a confirmação de que cidade iria desaparecer, devido à construção da Usina Hidrelétrica de Itá. Mais de 20 anos para que a obra fosse finalizada desviando o leito do Rio Uruguai e assim formando o Lago da UHE. Em dezembro de 1996 a Nova Itá foi inaugurada, do alto ruas amplas, planejadas, novas cores, sonhos e planos são embalados pelo futuro promissor aqui instalado. Da antiga cidade apenas o símbolo de luta e fé restou, denominadas as Torres da Antiga Igreja Matriz São Pedro de Itá.

A partir de então vislumbrou-se novos horizontes, da cidade bem estruturada ás belezas e encantos que cercam este município abençoado, o turismo surgiu e tornou-se a principal fonte de renda dos munícipes itaenses, transformando energia em turismo, um lugar que é admirado e encanta aos olhos de quem o usufrui.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC