UNESCO destaca relevância das iniciativas de Florianópolis Cidade da Gastronomia


Foto: Luiza Barroso, Denise Bax e Eduardo Barroso

 “As propostas de criação do Observatório da Gastronomia e do Laboratório de Inovação Cultural foram muito elogiadas e servirão para colocar Florianópolis como uma das principais referências da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO”, da qual a capital catarinense é a única cidade brasileira na categoria Gastronomia. A afirmação é do diretor da Associação FloripAmanhã e consultor do Projeto, Eduardo Barroso, que participou de reunião na sede da entidade internacional, em Paris, na terça-feira (24/03), com a presença de Denise BAX, Especialista em Programas da Divisão de Expressões Culturais e Indústrias Criativas da UNESCO. 

“O pioneirismo das propostas os entusiasmou e será enviada uma correspondência da UNESCO visando fortalecer nossas solicitações de financiamento”, informa Barroso.

No encontro em Paris foi ratificada a importância de Florianópolis enviar um representante para a próxima reunião da Rede Mundial de Cidades Criativas, que será realizada em maio, no Japão. Também ficou combinada a vinda da representante da UNESCO, Denise Bax, para o workshop 
“Design+gastronomia+artesanato”, programado para junho, na capital catarinense.

A projeto Florianópolis Cidades UNESCO da Gastronomia tem um Grupo Gestor coordenado pela Associação FloripAmanhã, com participação da ABRASEL, Estácio/ASSESC, Floripa Convention, IFSC, SEBRAE, SETUR/PMF e SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis).

Observatório da Gastronomia

A criação do primeiro Observatório da Gastronomia no país já iniciou com a realização de duas oficinas nos últimos meses de 2014, quando representantes de diversas entidades ligadas ao setor discutiram os conceitos e definiram que perguntas o Observatório deve ajudar a responder de modo a contribuir na geração e gestão do conhecimento ligado à gastronomia local.
“Observatório são plataformas de cocriação, coparticipação, devem envolver toda a sociedade para buscar a solução de seus problemas e são uma tendência em todos os setores”, explica Neri do Santos, professor da UFSC que foi facilitador nas oficinas.

Laboratório de Inovação Cultural

O objetivo do Laboratório de Inovação Cultural – LabinFloripa é dar suporte executivo aos projetos e ações propostas junto à UNESCO relacionadas com o design, o artesanato e as artes digitais. As principais metas para 2015 incluem a realização de uma pesquisa sobre “Memórias Sensitivas de Florianópolis” para embasar os processos criativos, em especial aqueles relacionados com a gastronomia; além de outra pesquisa sobre “Culinária de tradição e de Inovação de Santa Catarina” e a realização de uma Oficina Criativa capaz de propor uma oferta diferenciada de objetos de suporte e valorização da gastronomia regional e do artesanato local.

Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia

Desde o dia dois de dezembro de 2014, Florianópolis integra um seleto grupo de 69 cidades da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que reconhecem e apoiam a criatividade como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais. O título Cidade Unesco da Gastronomia vai gerar visibilidade internacional e incrementar o setor turístico-gastronômico local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é comporta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia).

O Brasil possui apenas duas cidades na Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO. Além da capital catarinense, Curitiba integra a Rede na categoria Design.
Fonte: floripamanha.org





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC