Vivenciando “TURISMO DE EXPERIENCIAS” em todos os sentidos, - Santa Catarina te oferece mais.


O objetivo do turismo de experiência é estimular o envolvimento com as comunidades locais, o aprendizado de novas atividades através da arte de explorar os sentidos, como a produção de artesanato, praticas gastronômicas, realização de esportes, aventuras, brincarem com o folclore local e conhecer as praticas religiosas, assim como envolver o turista em atividades em que ele é o protagonista.
Esta modalidade de turismo ganha novos adeptos ano após ano, atraindo um público mais exigente onde procura praticar experiências, com isso criando-se oportunidades de negócios para pequenas empresas a desenvolverem a partir de suas histórias, hábitos e costumes em experiências únicas.
A experiência que mostramos aqui diferencia-se do turismo convencional, pois incorpora vivência e emoção, tornando memorável o próprio ato do consumo, dessa forma o turista não se limita apenas em ser um simples observador, ele participa e interage nas atividades, é o ator principal do turismo que escolheu. O novo turista deseja ser surpreendido e emocionado.
Estimular o envolvimento com as comunidades locais, o aprendizado de novas práticas com a exploração dos sentidos, a produção de artesanato, práticas gastronômicas e esportivas, aventuras e o folclore são os principais objetivos do projeto “Turismo de Experiência” desenvolvido pelo Sebrae /SC (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas).

Seja, - para fugir do estresse, estar mais próximo à natureza ampliando e constatando conhecimentos culturais, gastronômicos ou até mesmo para superar os próprios limites – quem planeja uma viagem voltada a novas experiências, dificilmente consegue parar e esquecer. No Brasil cerca de 70% dos pacotes vendidos é para o turismo de experiência, uma nova forma de ver e participar.
E por aqui em Florianópolis, encontramos esta novidade incrível que oferece o “Turismo de Experiência” para visitantes e moradores. Uma rede de operadores cobre ampla gama desse segmento diferenciado. Este produto que entregue ao mercado, foi desenvolvido em parceria com o Sebrae-SC.

O que precisamos saber e conhecer sobre este projeto: Através da vivencia do dia a dia de quem está trabalhando em prol do turismo e quer oferecer algo diferente, - como esculpir uma obra de arte num estúdio de uma olaria; alimentar e dar banho a tartarugas, descer corredeiras de rio, bombardeando as margens com sementes de espécies de flora da Mata Atlântica, experimentar o gingado da capoeira, mergulhar em águas cristalinas e, aprender técnicas de observação em ambientes submersos, como preparar sua própria caipirinha.

O que oferecem, quer saber: Acompanhar um tour de surdos, curtir a experiência lúdica de construir uma bonequinha com retalhos de pano, matar a saudade dos jogos de cartas, tabuleiros e acompanhar a lida de um pescador em sua pequena embarcação. Podemos ainda produzir um instrumento musical de barro, conhecer e degustar ostras com vinhos, comprar ingredientes no mercado público municipal e preparar o prato na cozinha de um restaurante.

Degustar e conhecer produtos orgânicos, sentir os sabores das plantas comestíveis não tradicionais, fazer city tour conhecendo a cidade a bordo de um ônibus com piso superior panorâmico, acompanhar um dia de trabalho de exploradores de uma reserva extrativista situada dentro da área urbana.

É que oferece o projeto que vai além das atrações turísticas, - é o Turismo de Experiência à disposição daqueles em que vem visitar e também para que a comunidade local saiba e vivencie a Grande e querida Florianópolis recortando seu de pura magia e descontração.

Objetivo:

“Turismo de Experiência” Produto de Experiência, - A inauguração prática e apresentação do projeto Turismo de Experiência ocorreram na semana passada, com a participação de jornalistas e blogueiros de todo o país. Em dois dias vivenciaram na prática o que o turista poderá experimentar todas as vezes que vier visitar Florianópolis-SC. O projeto serve de estímulo para que a comunidade, emigrantes e forasteiros que por aqui se aventuram, conheçam e vivenciem como forma totalmente prática adentrando o paraíso e desbravando o mosaico multiétnico que desenha a querida Florianópolis e seus arredores.
É em base a experiência que divulgamos e também aproveitamos para convidá-los a mergulhar nas indicações deste projeto sustentável que por sua vez trás experiência única, diferente para o individuo. E assim familiarizar-se com atrativos totalmente diferentes dos roteiros convencionais para integrar-se e explorar este universo paradisíaco que respira cultura.
O que segue é, - Sugestão, dicas e informação dos meios que te levará fazer contato, para conhecer:

A Magia do Barro, - Meninas da Terra.

Visita à Olaria Beira Mar, conhecendo a vida e formação do oleiro, técnicas de modelagem do barro e equipamentos necessários para o desenvolvimento da arte. Passeio pelo Centro Histórico da cidade de São José, com resgate da memória a partir da descrição dos casarões antigos ao redor da Praça Hercílio Luz. Apresentação das artesãs Meninas da Terra, acompanhada de café, sucos, bolos, biscoitos. 



Contato com as  "Meninas da Terra".
(48) 3244-6225
facebook.com/meninasdaterra


By Bus Turismo, - Tour das Experiências – Passeio interativo de ônibus panorâmico pela Ilha da Magia; 


Passeio interativo por diversos pontos da Ilha de Santa Catarina — também conhecida como Ilha da Magia. A bordo de um open top bus, o turista conhece atrativos turísticos da cidade de Florianópolis. Enquanto o veículo circula por avenidas, estradas e ruas, as narrativas de apresentação dos pontos de visitação vão sendo entremeadas por histórias e curiosidades da cultura local, e também por apresentações da criativa música nativa.

By Bus Turismo - (48) 3239-8966
www.floripabybus.com.br

Reserva Extrativista Marinha de Pirajubaé em Florianópolis-SC.

Experiência de preservação ambiental na Reserva Extrativista Marinha de Pirajubaé, na área urbana do Município de Florianópolis. Visita a um Racho de Pesca e passeio pelo mar da área protegida, conhecendo bancos de areia, manguezal e Rio Tavares, além de ida até às proximidades da Ponte Hercílio Luz. Oficina de manuseio dos apetrechos de pesca e degustação de um cardápio de delícias criado com peixes e moluscos típicos como o peixe Parati... Uma delicia!



Exoexperiências (48) 9138-0951
www.ecoexperiencias.com.br

Paladares da Décima Ilha,- Gastronomia, localizado no centro de Florianópolis-SC.



Roteiro no Centro Histórico de Florianópolis. Vivência no Mercado Público: box especializado em produtos orgânicos, loja de especiarias e banca de pescados. Visita à cozinha de restaurante, com oficina de preparo de prato típico da culinária açoriana. Degustação do alimento em piquenique na área de praça com vista para a Ponte Hercílio Luz, monumento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional — Ipham

Visita à cozinha de restaurante, com oficina de preparo de prato típico da culinária açoriana. Degustação do alimento em piquenique na área de praça com vista para a Ponte Hercílio Luz

Restaurante Conselheiro do Paladar- (48) 3225-6111
vwww.conselheirodopaladar.com.br

OstraXperience,-  Experiência enogastronômica, localizado no sul da Ilha.
Técnica com ostras nativas e exóticas numa tradicional fazenda de ostras no Ribeirão da Ilha. Visita a uma fazenda de criação de ostras na orla do Ribeirão da Ilha. Um maricultor apresentará todo o processo de produção deste apreciado marisco, detalhando sobre os materiais necessários para o cultivo e as etapas de desenvolvimento do molusco. Após esta explanação, degustação da iguaria in natura e preparada ao bafo, harmonizada com espumantes. Possibilidade de conhecer o artesanato local e uma doceria bem tradicional.



Floripa Xperience - (48) 3333-4684
www.floripaxperience.com.br

O Homem do Mar, - Uma experiência inesquecível a bordo de um barco de pescador, com saidas desde a Barra da Lagoa- Florianópolis-SC.




Um passeio inesquecível a bordo de simples barcos de pescadores, participando da pesca de espécies da época, nadando em cantos secretos das muitas baías ao redor das inúmeras ilhas compondo o rico colar do Arquipélago da Ilha de Santa Catarina ou simplesmente contemplando o pôr do Sol por detrás das montanhas do continente. Um roteiro sempre surpreso, pois é definida praticamente no momento de se lançar ao mar. 

Apino Turismo - (48) 3039-140
www.apino.com.brProjeto Tamar,-Em Florianópolis-SC.  Alimentação Interativa e Hora do Banho com Tartarugas – Experiência ambiental de preservação e interação com as Tartarugas Marinhas.


Alimentação e Banho Interativo com Tartarugas

O visitante participa do ritual de alimentação e do banho das tartarugas vivendo na base do Projeto Tamar no Município de Florianópolis. Exemplares das cinco espécies que desovam no litoral do Brasil, vivem em tanques, após salvas da morte por sufocamento no processo de eclosão dos ovos. Como todos os outros Centros de Visitantes do Tamar pelo País, trabalham conscientização e educação de comunidades, visitantes e pescadores.

Projeto Tamar Florianópolis - (48) 3236-2015

http://www.www.tamar.com.br


Faça Você sua Caipirinha,-
 Em Florianópolis- SC. Aprenda fazer e saborear a Caipirinha que nasceu como remédio para o corpo e atualmente é remédio para os males da alma. Interação com a caipirinha acontece nas dependências do Hotel Costa Norte, no Balneário de Ingleses.

Foto: Jefferson Severino
Experiência de Mergulho,- Localizado na Barra da Lagoa- Florianópolis-SC.  Mergulho com aula explicativa sobre espécies marinhas através de técnicas visuais em ambiente submerso. 

                                          Foto,- Ricardo Água Viva Mergulho

Mergulho e aula sobre espécies marinhas e técnicas visuais em ambiente submerso. Escola e operadora de mergulho autônomo com qualidade e segurança certificadas pela Professional Association of Diving Instructor — PADI, maior organização do segmento em todo o mundo. Credenciada pela Handicapped Scuba Association — HSA Brasil, sendo capacitada no atendimento de pessoas com qualquer tipo de necessidade especial. Mergulho e aula sobre espécies marinhas e técnicas visuais em ambiente submerso., em escola e operadora de mergulho autônomo com qualidade e segurança certificadas.

Água Viva Mergulho - (48) 3369-9003
www.aguavivamergulho.com.brial.


Jogos da Experiência, - No Balneario Ingleses- Florianópolis -SC.  Espante o mau tempo, divertimento garantido com brincadeiras e jogos entre família e grupo de amigos. Que tal trazer de volta a alegria infantil de retirar varetas de cima das outras sem mexer nas que estão empilhadas abaixo? Este divertimento de brincadeiras e jogos, entre a família e grupo de amigos, está de volta.


Pousada Favareto - (48) 3369-2003
www.pousadafavareto.com.br

Ecorafting em Santo Amaro da Imperatriz - SC,- Experiência na Serra do Tabuleiro descendo rio abaixo em botes apropriados para rafting interagindo com a natureza com a famosa semeadura através de bombas de sementes de plantas nativas jogadas nas margens dos rios durante o rafting. 



                                                               Divulgação Apuana
Tudo começa com oficinas sobre fauna e flora da região da Serra do Tabuleiro. Depois, o ritual de confecção das bombas de argila misturada a sementes de espécies nativas da Mata Atlântica.

A seguir, a emoção de descer as corredeiras do Rio Cubatão do Sul em barcos infláveis, passeio realizado com toda a segurança. Quase ao final do trajeto, parada estratégica, com todos bombardeando as margens desmatadas, usando estilingues, neles é lançada a esperança, reflorestamento que nos invade trazendo um único sentimento... O de que estamos fazemos parte da ideia.

Apuana Rafting  (48) — 3245-7602
www.apuanarafting.com.br

Oficina Chinelo de Dedo, - Olaria Beira Mar em São José-SC. Conhecer a cultura e praticar a arte da Olaria na roda de Oleiro e fazer instrumentos musicais de barro na Olaria Beira Mar, com oficina prática sobre a arte de moldar em barro, uma das expressões culturais mais fortes da região da grande Floripa. O participante tem a oportunidade de produzir duas peças, manipulando a tradicional roda de oleiro: uma de cerâmica utilitária e um instrumento musical. Ao final, um lanche reforçado, com água, café e sucos sendo degustados em louças de barro produzidas pelos alunos da escola.

Olaria Beira Mar - (48) 3241-4992
www.olariabeiramarsj.blogspot.com.br

Gingas e historias da capoeira, - Biguaçu- Grande Florianópolis-SC.
Oportunidade para se vivenciar um pouco das ancestralidades africana e brasileira, através da imersão nas artes da capoeira, arte marcial genuinamente brasileira, hoje Patrimônio Cultural da Humanidade. Ao final, degustação de uma deliciosa feijoada, prato com o qual eram alimentados os escravos nas senzalas das fazendas do Brasil. Tudo isso, acontecendo numa edificação construída pelas mãos de cativos negros. As apresentações de capoeira acontecem em espaço especial, montado no sótão do prédio que abriga o Museu Etnográfico da cidade de Biguaçu, edificação erguida com o trabalho dos escravos.

                                            Museu Etnográfico, localizado em Biguaçu-SC.

Associação Cultural Capoeira na Escola - (48) 9655-4991
www.capoeiranaescola.com.br

História para Todos, - Floripa Freetour.
  
Roteiro Cultural no Centro Histórico de São José e Florianópolis para surdos com experiências lúdicas de abayomis com Dona Regininha da Biblioteca, olarias e artesanatos. Souvenir com empresas capacitadas na confecção de brindes e souvenires típicos da cultura local e interativos. 




Feira da Freguesia, - Local de encontro dos moradores, atrações culturais, artesanato, antiguidades e gastronomia. A Feira da Freguesia acontece todo segundo domingo do mês, sendo montada ao redor da Praça Hercílio Luz, no Centro Histórico da cidade de São José. Dentre seus atrativos, podem ser listadas apresentações de dança, comércio de antiguidades, encenação de ofertas de sebo, peças teatrais, shows musicais e variados artesanatos, além das visitas guiadas tanto à Casa de Cultura Nésia Melo da Silveira quanto ao Museu Histórico. 


A Feira da Freguesia, acontece no município de São José -   todo segundo domingo do mês, sendo montada ao redor da Praça Hercílio Luz, no Centro Histórico da cidade de São José. Dentre seus atrativos, temos a apresentação de danças, comércio de antiguidades, encenação de ofertas de sebo, peças teatrais, shows musicais e variedade de artesanato.
Feira da Freguesia - (48) 3259-2368
facebook.com/culturaeturismosj

Jardim do Rancho, - Em Ratones - Florianópolis-SC
- Uma Experiência desde a Terra para o  Prato.


Um dia inteiro para recuperar ou aprimorar nossas capacidades de perceber elementos da natureza. Aromas da flora, sons dos animais, ruídos da água corrente. Coisas simples das quais nos afastamos devido à correria do dia a dia.

A proposta é visitar horta orgânica para escolher plantas alimentícias não convencionais que são conhecidas como PANCs. Degustação de delícias surpreendentes: canapés, tira-gostos, salgadinhos e sobremesas.

Jardim do Rancho - (48) 9972-3225
www.jardimdorancho.com.br


 Osteria do Dino em São José, variado cardápio de pastas, saladas e vinhos. Para quem desfruta das comidinhas italianas, provei Nhoque e amei!



Agora que conhece os atrativos e sua diversidade de opções para decidir o que fazer por aqui,- e conta com os contatos,- conheça o projeto “Turismo de Experiência: Santa Catarina em todos os sentidos” foi pensado, planejado, criado, pesquisado e desenvolvido a partir de uma inovadora parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e Turismo do Município de São José e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina — Sebrae-SC. Esta união teve o objetivo de buscar uma solução capaz de atender os seguintes objetivos específicos:

Ampliar a participação das famílias e comunidades em atividades geradores de renda - Divulgar costumes, cultura, folclore, gastronomia e manifestações religiosas locais - Engajar as famílias e comunidades em atividades criadoras de postos de trabalho - Incentivar o surgimento de pequenos negócios através do Turismo de Experiência - Desenvolver o turismo no seu todo na Região Metropolitana da Grande Florianópolis - Promover as sustentabilidades ambiental e econômica do Turismo de Experiência.

Esta matéria foi produzida a partir da participação no “Press Trip Turismo de Experiência” promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina - Sebrae-SC entre os dias 2 e 3 de dezembro de 2015 na capital Florianópolis e seus arredores. É assim que entendo, quando se vivencia culturas diferentes em sua total integração. 

Texto, fotos, adaptação e colaboração, - Jornalista Mariza Ortiz Carvalho.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC