Gestores públicos apontam esforço coletivo como caminho para melhorias no turismo

Autoridades municipais, conselheiros e o trade turístico participaram na tarde desta quarta-feira, 27, de uma reunião para avaliar a temporada de verão 2015/2016. O encontro, realizado na Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), em Florianópolis, foi liderado pelo secretário Filipe Mello, que apresentou números sobre a movimentação turística até o momento.

Dados como a ampliação da ocupação hoteleira no Litoral e no interior, do número de vôos, ônibus e a movimentação nas fronteiras atestam que Santa Catarina está tendo uma das melhores temporadas já registradas, apesar da atual realidade econômica. O secretário pontuou ainda a importância de considerar todo o Estado como um produto turístico e não apenas o Litoral. Piratuba e Itá, na região Vale do Contestado, por exemplo, registraram 100% de ocupação hoteleira nas primeiras semanas de 2016. “Vamos continuar investindo na promoção do Estado inteiro, que, com sua diversidade de atrativos, oferece opções para todos os gostos e públicos”, afirmou. O secretário também defendeu, junto aos prefeitos, a otimização dos recursos municipais para possibilitar mais investimentos em infraestrutura.

Em relação à balneabilidade das praias, que vem sendo destaque na mídia nas últimas semanas, o secretário frisou que é preciso fortalecer os investimentos em infraestrutura turística de forma sustentável. “Todos precisam cumprir suas responsabilidades, acima de tudo melhorar o que não está dando certo e aprimorar o que é positivo”.

Apesar do impacto negativo causado pelos pontos de coleta impróprios em alguns balneários, o presidente do Conselho Estadual de Turismo (CET), Ricardo Stodieck, comentou aspectos que continuam fazendo de SC um excelente estado: “A qualidade do turismo, aliada ao câmbio favorável para os estrangeiros, possibilitou que tivéssemos uma temporada extraordinária em diversas regiões”.

Prefeitos de cidades das regiões turísticas Grande Florianópolis, Costa Verde e Mar e Encantos do Sul, marcaram presença na reunião e destacaram os números da temporada. O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, reiterou o saldo positivo, ainda que parcial. Segundo ele, a movimentação financeira cresceu 30%, e o volume de resíduos sólidos coletados pela Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) aumentou 50%, o que é reflexo de um fluxo de pessoas maior em relação ao mesmo período da temporada passada. Cesar defendeu que Santa Catarina tenha um plano de investimento em infraestrutura turística, com aporte financeiro federal e estadual e que englobe, além da balneabilidade, questões cruciais como a mobilidade.

Palhoça também viu o movimento do turismo duplicar nesta temporada. Com mais investimentos para facilitar a vida dos banhistas (como chuveiros e iluminação), o prefeito Camilo Martins endossou a preocupação com a mobilidade. “Para nós este é o grande problema. Ou encontramos uma alternativa, ou o turista vai deixar de vir para cá porque não consegue chegar nas praias”, alertou.

Para a prefeita de Bombinhas, Ana Paula Silva, a atual temporada está se confirmando como a melhor dos últimos anos. Com a lotação dos meios de hospedagem formais e informais (aluguel de casas), há turistas pernoitando nos automóveis a espera de vagas e moradores estão alugando até quartos em suas residências para os visitantes, fato inédito na cidade, segundo ela.

Essa situação se repete em Itapema, afirmou o prefeito Rodrigo Bolinha. “Estamos com 100% dos meios de hospedagem ocupados”, disse. Para ele, a infraestrutura é maior desafio para o futuro, com destaque para as melhorias no aeroporto de Navegantes, que atende a região turística Costa Verde e Mar e o Vale do Itajaí.

O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito, também ressaltou o fluxo de visitantes nesta temporada e o impacto econômico que o município já sente. “A cidade está lotada. O comércio e os serviços estão com grande movimento. Estamos muito satisfeitos com a forte presença dos turistas”, destacou.

Estiveram ainda presentes o vice-prefeito de Porto Belo, Giovanni Paolo Voltolini, o prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Duarte e o prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos.
Fonte: Sol



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC