Museu Etnográfico e a Capoeira

Museu Etnográfico Casa dos Açores: 
Situado no Balneário São Miguel, prédio foi feito entre séculos XVIII e XIX.
A Casa dos Açores, que abriga o Museu Etnográfico, é um dos registros materiais da passagem dos colonizadores açorianos pela localidade de São Miguel, nos séculos XVIII e XIX. O imóvel foi adquirido por Manoel Joaquim Madeira, que o reformou em 1865. Em 1978, após ter passado por vários proprietários, foi adquirido pelo Governo do Estado de Santa Catarina que o restaurou e o transformou em museu com objetivo de preservar e estudar a cultura açoriana.
Uma miniatura de um Engenho tradicional, produzida pelo artesão Bruno Manoel Lopes na década de 1980, reproduz todo o processo produtivo da farinha e derivados da cana-de-açúcar. Na parte externa, o público pode conferir um carro de boi em tamanho natural.

No lado externo está o Rancho das Canoas, com informações sobre a pesca artesanal, além de duas canoas usadas para a prática da atividade que durante décadas foi a principal forma de subsistência dos moradores da região. O espaço abriga, ainda, ossos de baleias, relembrando os anos em que o Balneário serviu como armação para a pesca do mamífero.
Durante os meses do verão, o museu atinge seu pico de visitação, chegando a receber um público de mil pessoas por mês. Além disso, até março estará no local a exposição 'Vivências', da artista plástica Salete de Oliveira, a Solí. São 19 quadros e oito esculturas que retratam os costumes e o folclore catarinense, principalmente do litoral. Estão presentes nas obras o boi de mamão, a renda de bilro, o pão-por-Deus, a pesca artesanal, a olaria, o terno de reis, a festa do divino, entre outros símbolos da cultura açoriana.
O que ver: Visitantes encontram móveis, roupas e outras peças dos imigrantes.

Como entrar o Museu Etnográfico Casa dos Açores

Endereço: BR-101, km 189 - Balneário São Miguel - Biguaçu/SC

de terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Entrada gratuita - Contato: (48) 3243-4166

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC