Frio ganha força e previsão é de temperatura negativa e neve em Santa Catarina

Videira. Foto: Luiz Carlos Ganzala
A madrugada desta sexta-feira, 10, teve as temperaturas mais baixas do ano em Santa Catarina. As mínimas na Serra catarinense chegaram a -7,2°C em Urupema e -6,1°C em Bom Jardim da Serra. Outras regiões também registraram temperaturas abaixo de zero, como Rio do Campo (-1,5°C), no Alto Vale do Itajaí. O frio favoreceu a formação de geada ampla em localidades do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí.

Conforme o setor de meteorologia da Epagri/Ciram, o frio vai continuar intenso no final de semana, com temperatura mínima próxima e abaixo de zero na madrugada e amanhecer em grande parte do Estado, ficando entre -4 ºC e -6 ºC nas áreas mais altas. O meteorologista Marcelo Martins informou que há condição de neve entre a noite desta sexta-feira, 10, e a madrugada de sábado, 11, nas áreas mais altas do Planalto Sul. Também há condição de geada generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto e isolada nas demais regiões, incluindo o Litoral. A condição se dá devido a uma massa de ar polar que atua sobre o Sul do Brasil.

No decorrer desta sexta-feira, há presença de sol na maior parte do dia em Santa Catarina. Durante a tarde, a nebulosidade aumenta, principalmente, do Meio-Oeste ao Litoral. O vento sopra de Sudoeste com intensidade fraca a moderada e rajadas no Litoral Sul.
Ressaca no mar

No final desta sexta-feira e no sábado, a altura das ondas aumenta no Litoral de Santa Catarina, com picos de 3m a 4m, mais intensos em áreas afastadas da costa. Há risco de ressaca no sábado. A condição adversa de mar está associada a um ciclone extratropical no oceano, na altura do Litoral do Uruguai e Rio Grande do Sul, e ao avanço de outra massa de ar polar pelo Sul do Brasil.

Florianópolis Litorânea
Antônio Carlos
2383-Antonio Carlos- MDA
2,5
Florianópolis
1006-Florianópolis - Automática
4,3
Florianópolis
2424-Florianópolis - Carijós - SDS
2,3
Santo Amaro da Imperatriz
2384-Santo Amaro da Imperatriz - MDA
4,8
São José
1501-São José-INMET
5,3
Tijucas
2385-Tijucas - MDA
3,5

 Fonte: Secon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC