VINÍCIUS LUMMERTZ REASSUME COMANDO DA EMBRATUR COM PROPOSTA DE NOVO AMBIENTE PARA O TURISMO

Vinícius Lummertz durante solenidade de posse, nesta quinta-feira (14), na Embratur, em Brasília
Gestão buscará destravar gargalos históricos do setor, atraindo turistas e investimentos estrangeiros para o Brasil

A cerimônia de posse de Vinícius Lummertz como presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) foi marcada pela proposição de um conjunto de medidas que irá romper barreiras burocráticas e alavancar o turismo brasileiro, impulsionando a promoção internacional do País. A 22 dias da Olimpíada e Paralimpíada do Rio de Janeiro, momento inédito no Brasil, o catarinense demonstrou otimismo com os Jogos, durante solenidade realizada nesta quinta-feira (14), na sede do Instituto, em Brasília, que contou com a presença de parlamentares, autoridades e empresários do setor.
A proposta de Lummertz é seguir as diretrizes do Plano Nacional de Turismo (PNT) e das defesas no âmbito do Conselho Nacional de Turismo. Entre elas, ele pontuou a busca por investimentos privados nacionais e internacionais em PPPs e concessões, o esforço para destravar obstáculos na criação de marinas e portos turísticos, na abertura de parques naturais, no desenvolvimento de parques temáticos, resorts, cassinos e cruzeiros, além da flexibilidade de investimentos nas cidades históricas.

“O turismo quer e pode fazer muito mais pelo Brasil! Precisamos adotar um conjunto de medidas que transforme oportunidades e potenciais nacionais em efetivos atrativos turísticos. Podemos tirar os empecilhos e abrir caminhos para deixar o Turismo passar e desenvolver o País de forma sustentável e responsável. Esse movimento ajudará a enriquecer a população deste País e a prover nossos jovens de um universo infinito de oportunidades, gerar emprego e renda”, defendeu Vinícius.

Após a posse, o ministro interino do Turismo, Alberto Alves, elogiou o novo presidente: “Ninguém é mais preparado que o Lummertz para assumir o cargo de presidente da Embratur, basta observar a expressão de satisfação dos representantes que estiveram aqui hoje. Vivemos num momento especial para o turismo brasileiro com a chegada dos Jogos Olímpicos, em que 5 bilhões de pessoas voltarão as atenções para os nossos destinos e atrativos. Nesse aspecto, estou seguro quanto ao excelente e exemplar trabalho que ele vai executar na promoção do País no exterior”.

Na ocasião, Lummertz agradeceu a confiança do presidente Michel Temer, reiterando que retribuirá a nomeação com lealdade, criatividade e trabalho. O novo presidente reconheceu a bancada de deputados federais de Santa Catarina, em especial a Mauro Mariani, e aos senadores Dario Berger e Dalirio Beber, pela confiança em seu trabalho. Os parlamentares e representantes do trade turístico também receberam destaque, por terem mobilizado importantes instituições em seu suporte e apoio.
“O governo já deu um grande passo com a criação do órgão de parcerias e concessões. Mas ainda precisamos desenvolver as Áreas Especiais de Interesse Turístico, legislação que está na Casa Civil, além de apoiar novas posturas para Ibama, ICMBIO, SPU e Iphan”, sugeriu Lummertz, agradecendo ainda o empenho dos diretores, gerentes, servidores e colaboradores da Embratur.

O novo presidente também se mostrou entusiasmado com a Rio 2016: “Participamos de mais de uma centena de Olimpíadas, agora chegou a nossa vez! Estão de parabéns a cidade e o estado do Rio de Janeiro. Estamos de parabéns, todos nós, brasileiros. Teremos uma trégua emocional e de valores, o mundo precisa deste momento. Fizemos uma bela Copa do Mundo, faremos uma extraordinária Olimpíada!”.

Alavanca de crescimento

Lummertz defendeu que somente o turismo pode repetir o impulso que a agricultura e o agribusiness propiciaram à economia brasileira. “Queremos um Brasil que funcione melhor e esta é uma especialidade do turismo. Não desenvolveremos um País continente sem liberar o povo para trabalhar, empreender e progredir. E as dimensões econômicas do setor são gigantescas, podem fazer o que impostos e gastos governamentais não podem”, destacou.

O maior empecilho, segundo ele, ainda é a falta de consenso sobre a força do turismo na esfera pública, nas normas, legislações, programas e ações conflitantes em todos os níveis, que não enxergam o turismo como aliado. Para Lummertz, tudo isso criar um ambiente difícil tanto para investidores nacionais como para os estrangeiros.

Embratur forte

Segundo Lummertz, para superar os atuais desafios do setor, é necessário ter uma “Embratur forte” e pronta para honrar sua tradição de 50 anos. Ele criticou o atual orçamento da autarquia, comparando-o ao dos competidores, incluídos os vizinhos latino-americanos, que investem muito mais, e às reais necessidades do Brasil.
“Podemos trazer mais turistas e investimentos para o País, o que precisa ser feito por meio de uma Embratur forte na disputa da competição internacional. Esta realidade somente será alcançada com um novo ambiente de negócios, que passa por um conjunto de leis, decretos e portarias que desburocratize e incentive o setor. Já fizemos isso uma vez com a Lei Geral do Turismo”, descreveu.

Depoimentos de convidados

“A sintonia do Congresso Nacional com a Embratur é essencial e estamos à disposição na Comissão, e na Câmara, para produzir projetos que beneficiem o turismo brasileiro. Ficamos muito felizes de ver que o presidente Michel Temer já está acertando nomeando o Vinícius Lummertz”, Deputado federal Herculano Passos (PSD/SP), presidente da Comissão de Turismo na Câmara.

“A emenda da Comissão do Turismo será para a Embratur e que o turismo possa ser encarado de forma permanente para a geração de emprego e renda. A presença do Vinícius é motivo de orgulho e honra para nós. Ele tem conhecimento e experiência para ajudar o Brasil”, Deputado federal Mauro Mariani (PMDB/SC).

“O turismo exerce papel estratégico para desenvolver o País em um dos vetores mais importantes para o Brasil. Santa Catarina, como um dos principais e mais desejados destinos do Brasil, torna evidente a importância de um representante do estado em uma função extremamente estratégica, tanto para nós como para o País”, Senador Dário Berger (PMDB/SC).

“O segmento de parques é um dos que mais cresce no mundo, em mercados como Estados Unidos, Europa e Ásia, muito baseado no turismo de lazer. O Brasil ainda pode crescer mais e a presença de Lummertz à frente da Embratur é essencial, por ser ele um profundo conhecedor do setor”, Alan Baldarcci, conselheiro do Conselho Nacional do Turismo e representante do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat).

“Com a Olimpíada, o Rio de Janeiro está fazendo um trabalho extraordinário para o Brasil, mas precisamos dar continuidade à atração turística para o País e Vinícius Lummertz é a pessoa na qual depositamos confiança para alcançar esse objetivo”, Empresário Guilherme Paulus, representando o trade turístico e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Fonte: Mtur





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC